Entrevista com a Kalango Analógico do Runicards

Hoje o mercado de jogos de tabuleiro brasileiro teve um boom e dentre vários lançamentos um se destacou: o Runicards da Kalango Analógico. O jogo simula uma aventura de RPG, personagens contras as criaturas até que se alcance o líder da Aventura e derrote o Chefão.

Uma expansão está sendo preparada, deixando o jogo ainda mais parecido com uma aventura de RPG, o Runicards Dungeon.

Entrevistamos Rovalde Banchieri, criador do Runicards e da Kalango Analógico para saber o que esperar de novidades até o fim do ano.

Rede – Olá, Rovalde Tudo bem?
Rovalde – Olá! Sempre na correria, mas assim que é legal!

Rede – O que seria o Runicards Dungeon e o que podemos esperar dele?
Rovalde – Dungeons é uma nova forma de jogar Runicards tendo como foco a exploração de salas. É uma expansão temática, com monstros, armadilhas e desafios usando uma região específica no Universo de Runicards, o Deserto dos Desmortos. Então podem esperar por múmias, morcegos de fogo, golens de areia e coisas do gênero para atormentar seus heróis.
dungeons_capaRede – Ok, como Runicarder tenho que perguntar. Alguma expansão com heróis e monstros a caminho? Sempre queremos novos heróis com novos meios de matar novos monstros…
Rovalde – Durante a produção de Runicards muitas idéias foram descartadas por falta de tempo e muita (muita coisa mesmo) foi sugerida pelos fãs que poderiam tornar o jogo mais interessante e divertido. Tudo isso será colocado em prática com o Dungeons. Estamos criando novos heróis, novos monstros e novas aventuras para acompanhar o lançamento desse produto e ainda não decidimos se tudo virá em uma mesma caixona independente (boa para iniciantes que teriam tudo que precisam pra começar a jogar Runicards) ou se virá tudo vendido separadamente (na forma de caixas de heróis, caixas de monstros, caixas de aventuras, etc). Isso será divulgado primeiramente em nosso grupo no Facebook. Se você gosta de Runicards e desse gênero de jogo não pode ficar de fora de nosso grupo, corre lá: https://www.facebook.com/groups/runicards/

Rede – Quais os projetos para até o fim do ano? Podemos esperar Steam Adventures, Spero ou Animus ainda para o fim do ano? Ou o financiamento deles?
Rovalde – Até o final do ano pretendemos colocar pelo menos mais 1 projeto a venda (se será por financiamento coletivo ou pré-venda ainda vai depender de alguns fatores). Steam Adventures deve ser o próximo jogo a sair depois de Runicards Dungeons e o playteste do Beta aberto do Steam deve começar nos próximos meses. Animus e Spero devem sair ano que vem.dungeons_1

Rede – O que você acha desta nova era de jogos modernos chegando ao Brasil?
Rovalde – Só posso dar parabéns para todo mundo que está no mercado! Para quem é fã/consumidor e para quem é produtor/importador nunca houve um tempo mais empolgante para ser um colecionador de jogos analógicos!dungeon_2

Rede – Alguma novidade para o ano que vem em Boards ou outras mídias?
Rovalde – Ano que vem ainda é uma promessa. Temos um cronograma na Kalango Analógico, mas ainda somos uma empresa pequena e ambiciosa. Por sermos pequenos temos que fazer planos muito cuidadosos. Por sermos ambiciosos temos que fazer planos a longo prazo. Mas isso é uma coisa difícil de conciliar com família, dois empregos (também faço parte de uma agência de propagandas) e com as adversidades do caminho. No momento meu dia começa com 2 horas de dedicação respondendo e-mails e comentários nas redes sociais, seguidos do dia comercial na agência de propagandas e no final do dia empolgado com os projetos da Kalango. As vezes queria mais tempo para entrar nos grupos e bater papo sobre as nerdisses aleatórias e menos focadas na Kalango, mas está complicado! Me arranjem um dia de 30 horas!

Entrevista feita por Evandro Campos Silva
da Equipe REDERPG

Share This Post
1 Comment
  1. Esse movimento dos board games é ótimo!

Leave a Reply