D&D Next: Localizando seus Monstros: Construindo Mundos via o “Monster Manual”

Na GenCon desse ano eu consegui uma cópia do Monster Manual. É um livro lindo, mas que eu abri nervosa. Eu nunca fui boa em usar livros de monstros. Os monstros lá parecem legais, mas eu sempre tive problemas em fazê-los funcionar juntos em um cenário de campanha. Essa tem sido a minha maior fraqueza ao planejar e desenrolar campanhas. Eu sou ótima em one-shots, mas nenhuma das minhas ideias de campanha chegou a decolar. Eu ainda sou uma Mestre de Jogo novata, especialmente no que diz respeito à criação de mundos.

Enquanto eu lia o mais novo Monster Manual, eu podia sentir os monstros se reunindo pelo mundo. Há conhecimento facilmente digerível para cada monstro na parte principal do livro, e cada fragmento de conhecimento tem algo em que o Mestre possa cravar seus dentes para transformar em um pedaço de uma aventura.

Na medida em que eu estava lendo, eu estava especialmente inspirada pelos efeitos no ambiente. Monstros lendários, como dragões e liches, afetam a área no entorno deles, às vezes por quilômetros. Isso envolve comportamento animal, padrões de tempo, ecologias, e mais. Alguns efeitos duram um tempo após um monstro morrer, e alguns efeitos serão permanentes.

Alguma coisa sobre todos esses efeitos monstruosos acionou um gatilho de construção de mapas na minha mente de uma maneira que não havia acontecido antes, e eu pude começar a ver monstros se encaixando como em um quebra-cabeças.

Efeitos ambientais fazem monstros lendários um “alvo” em um mapa. Situe seu dragão em um mundo e pense sobre quem se reuniria em torno dele. Adicionando grupos de monstros ao mundo e planejando como eles irradiam a partir de um cara grande e mau. Eu peguei um papel e experimentei isso, uma vez com um dragão verde e uma vez com um kraken, que havia tomado a torre de um mago no meio de um lago.

O kraken foi o monstro sobre o qual mais me diverti lendo. É um dos malvadões do Monster Manual e, diferente do que se espera de um monstro marinho, esse tem a habilidade de respirar ar e viajar sobre a terra (enquanto destrói tudo pelo caminho). Então, eu decidi mapear o recente interesse do kraken em uma torre mágica, e as repercussões decorrentes disso.

Os efeitos ambientais do kraken estão marcados no mapa, assim como seu caminho de destruição por onde ele caminhou do oceano até o lago. Após estabelecer o kraken, eu comecei a adicionar grupos de monstros ao mapa. Definitivamente, há espaço para mais lá, muito mais.

Eu adicionei alguns merfolk na costa, que poderiam estar buscando trazer o kraken de volta ao seu ecossistema natural. Alguns colonos kuo-toa estão se mudando para perto do lago, procurando tirar vantagem das ruínas e do solo úmido para escavar. Os outros grupos de monstros representam as comunidades existentes, das quais os personagens se originam e com as quais interagem.

Sobre as distâncias no mapa, é bem simples. O comprimento do parêntese, a distância do covil do monstro lendário, e a sobreposição com outros parênteses na página permitem comunicar o tamanho do grupo de monstros, localização e interação com outros monstros no mapa, respectivamente. Desse modo, você tem interações visualmente representadas, ao invés de ter que checar notas ou escrever uma história antes do tempo. Por exemplo, eu sei que alguma coisa vai acontecer envolvendo as cidades élficas e os vilarejos de pescadores, mas eu posso permitir que os PJs construam os detalhes desse relacionamento para mim.

Conforme vai construindo, você pode adicionar mais monstros lendários e irradiar deles seus grupos de monstros, construindo interações ricas e fazendo diagramas de Venn de monstros lendários – perfeitos para um cenário de guerra mágico.

Grande ou pequeno, eu estou olhando adiante para usar essa técnica rápida de cartografia de mundo e usá-la para adicionar profundidade aos relacionamentos e interações de grupo com as quais eu tenho lutado, tentando incorporá-las ao meu jogo.

Autora: Lyndsay Peters
Tradução: Eduardo Carvalho
Equipe REDERPG

Link para o artigo original: http://www.critical-hits.com/blog/2014/09/03/target-mapping-your-monsters-worldbuilding-via-the-monster-manual/

 

Share This Post

Leave a Reply