Conan – The Roleplaying Game (resenha)


Conan – The Roleplaying Game
foi o excelente RPG lançado pela Moongoose Publishing em 2004, que trazia o cenário do famoso bárbaro cimeriano para o sistema D20. A resenha a seguir foi feita pelo Luciano Giehl e publicada no antigo portal em 16 de dezembro de 2006, onde teve 3.437 leituras. Confiram a seguir.

* * *

“Saiba, ó Príncipe…”.

Com esta introdução, o escritor Robert E. Howard iniciava as crônicas de seu personagem mais famoso: Conan, o bárbaro. Um ladrão, guerreiro e saqueador, nascido na inóspita ciméria, destinado a viver de forma intensa e conquistar por seus méritos um reino, esmagando seus inimigos com a sua espada.

Howard não apenas criou um personagem e contos memoráveis, foi o precursor de um gênero: o Sword and Sorcery (Espada e Feitiçaria). Ele também construiu um complexo ambiente para abrigar as aventuras do herói. Um mundo pontuado de reinos exóticos, repletos de tramas política, intrigas, guerras e violência. Segundo a mitologia forjada por Howard, o Mundo Hiboriano era habitado por povos semelhantes ao de vários momentos de nossa história, que estariam destinados a formar as civilizações da Terra.Conan-the-Role-Playing-Game-1st-edition-2004

Violência, barbarismo e guerras sangrentas marcam a complexa Era Hiboriana. Luxúria, erotismo e uma dose de sordidez são elementos típicos dela. Heróis vivem e morrem pela espada. São eles guerreiros formidáveis: soldados, saqueadores e bárbaros que enfrentam os perigos de uma terra onde apenas os fortes sobrevivem. O sobrenatural fascina e aterroriza as “mentes primitivas” incapazes de compreendê-lo. Monstros e deuses obscuros de tempos imemoriais vagam por ruínas perdidas, porém o real oponente são bárbaros, nobres ardilosos e cruéis feiticeiros.

Os contos de Howard sempre foram material explorado em RPG. Conan inspirou uma versão para Gurps e dois sistemas próprios. Mas a melhor transposição foi feita pela Editora Mongoose. Conan, o Roleplaying Game é um livro que beira a perfeição. Visualmente ele é impecável: Capa dura, papel especial e diagramação primorosa em um livro inteiramente colorido. A arte interna acompanha o esplendoroso trabalho da capa e segue o mesmo estilo, apresentando ilustrações de alta qualidade ao longo de 350 páginas.

Os personagens pertencem a uma das etnias humanas que habitam o Continente Hiboriano. Eles são construídos conforme as regras do D20, sendo que fatores geográficos fornecem modificadores e características próprias. Os diferentes povos, permitem a criação de uma vasta gama de personagens cada qual com suas vantagens e desvantagens. No total, são 23 raças e sub-raças entre Cimérios, Kushitas, Pictos, Estígios e demais povos.

Os jogadores podem optar por oito classes: Bárbaro, Soldado, Nobre, Nômade, Pirata, Fronteiriço, Sábio e Ladrão. Cada uma das classes apresenta poderes e habilidades únicas dentro da proposta do cenário. Todas as classes são altamente maleáveis e permitem a construção de personagens multi-classes. O Bárbaro, uma das classes fundamentais, recebe várias habilidades e um número de talentos que o tornam uma máquina mortífera. O Soldado lembra muito o Guerreiro típico, mas conta com novas aplicações táticas. O Fronteiriço é uma espécie de Ranger mais versátil. O Nômade é o senhor dos vastos desertos e planícies e o pirata o temido predador dos mares e ilhas. Em geral, não cabe a Nobres e Sábios o papel de heróis, não é raro que sejam justamente os vilões. Contudo, essas classes foram tão bem construídas que se tornam igualmente atraentes. Nobres são líderes natos, com grande capacidade de comando. Já os sábios estudam as misteriosas artes místicas. Finalmente, temos o Ladrão. No mundo Hiboriano não há espaço para eufemismo, não se trata de um ladino, e sim de um dissimulado saqueador que tira proveito de várias habilidades e de um ataque furtivo mortal.

Conan RPG, é um livro que encerra as regras dentro de si mesmo, tudo que você precisa para dar início a essas fantásticas aventuras está no livro básico. Ele usa com maestria o OGL do sistema D20 e trás inovações de regras bastante ousadas para criar um jogo no melhor estilo Espada e Feitiçaria.

Um novo elemento do jogo são os Fate Points (Pontos de Destino) que tem diversos usos. Eles salvam a vida dos personagens quando a morte está próxima, permitem maximizar o dano de um ataque, anulam os efeitos corruptores da magia e podem com a anuência do GM ser usados para interferir na narrativa. Esse é um dos usos mais interessantes, através dele, o jogador pode inserir algum acontecimento que seja benéfico ao personagem como se a mão do destino o favorecesse.

Em Conan RPG, os personagens são via de regra anti-heróis, que agem de acordo com o momento e a situação. Não há tendência e sim códigos de honra que norteiam a conduta dos personagens, enquanto um sistema de aliança forma a pedra angular das relações sociais. Isso permite a interação entre os personagens e evita do jogo descambar em anarquia. Aventureiros bem sucedidos acabam gerando fama ao longo de sua carreira, e no mundo Hiboriano esta fama os precede. Assim como Conan dispunha de notoriedade, os PJ´s também podem se conerter em lendas.

A lista de talentos disponíveis é bastante extensa. Além dos talentos já conhecidos, há uma enxurrada de outros personalizados para a ambientação. Grande parte dos talentos enfatizam ousadas manobras de combate, mas há espaço para talentos regionais e talentos de feitiçaria, para os sábios ampliarem seus efeitos mágicos.

O capítulo sobre equipamentos, armas e armaduras é um dos grandes atrativos do livro. Numa ambientação com ênfase no barbarismo, não é de se estranhar a existência de tantas armas. Alabardas, machados e uma grande variedade de espadas são descritas em detalhes. A capacidade de dano das armas foi ampliada de maneira assustadora para representar a violência das batalhas e a mortalidade dos combates. Diante disso, armaduras tem um papel importante em Conan RPG; elas reduzem o dano causado ao invés de desviar os ataque. Portanto um personagem vestindo uma pesada cota de malha; não será mais difícil de ser atingido, porém a armadura reduzirá o dano sofrido. Escudos, elmos e capacetes são vitais, pois, estes sim, concedem um bônus para evitar os golpes. Fecha o capítulo de equipamento uma lista de custos por serviços, preços de roupas, comida, propriedades e mesmo de escravos.

O Combate traz as alterações mais profundas em relação às regras. A maior mudança diz respeito à Classe de Armadura. Em Conan RPG, temos dois tipos de defesa: aparar e esquivar. A primeira é a defesa com uma arma interposta diante do ataque. A segunda é a defesa de desvio, onde o que vale é evitar a trajetória do ataque. Cabe ao defensor escolher como vai se defender. Cada armadura concede ao invés de CA uma determinada Redução de Dano. Da mesma forma, as armas possuem penetração, ou seja a capacidade de atravessar a armadura e ferir quem a veste. Uma arma com grande penetração, manejada por alguém forte, tem mais chance de atravessar a armadura e ferir o defensor. Mas lutadores ágeis, podem usar de destreza ao invés de força para encontrar espaços desprotegidos em uma armadura e atacar no ponto fraco. O combate em Conan é brutal, rápido e letal. Há uma variedade de manobras de batalha, que qualquer personagem pode realizar desde que cumpra os requisitos, independente de classe ou raça. São manobras que elevam o grau de mortalidade do jogo e transformam combates em verdadeiras carnificinas.

Existe um agravante no que diz respeito ao combate nessa ambientação. Como não existe magia divina ou clérigos, por conseguinte não existe magia de cura. Se por um lado, os guerreiros hiborianos saram mais rapidamente seus ferimentos, por outro, não há como se recuperar em meio ao calor da batalha.

Realizar magias em Conan RPG não é tarefa tão simples quanto em outras ambientações. Magia é um elemento poderoso, porém seu uso pode trazer efeitos indesejáveis para o utilizador. Há um efeito nocivo chamado Corrupção que altera o corpo do mago e pode levá-lo à loucura. O sistema de magia é diferente: as magias são alimentadas por uma espécie de “combustível místico” chamado Pontos de Poder (PP). Cada magia consome uma parcela de PP e quando eles se esgotam, o mago se vê impedido de lançar magias. Para recuperar os PP o mago deve descansar, empregar extratos de lótus ou lançar mão de maneiras mais infames, como a realização de sacrifícios humanos em nome de algum deus obscuro. As magias são dividida em estilos que se assemelham a escolas, os sábios podem se especializar em diferentes estilos ou aprender um pouco de cada um.

Um dos grandes atrativos de Conan RPG é o respeito com o qual os autores tratam a obra de Howard. O trabalho de pesquisa foi cuidadoso e a Era Hiboriana é apresentada de modo quase didático ao leitor. Há um capítulo a respeito da formação do Continente Hiboriano e dos povos que o compõe, além de uma descrição de cada Reino, das principais cidades, dos Deuses mais influentes e da cosmologia. Além de um pequeno bestiário, onde alguns dos horrores desse mundo são apresentados.

Em suma, Conan RPG é um excelente livro. Uma ambientação primorosa que tem tudo para agradar jogadores em busca de um mundo cheio de ação e aventura.

Notas (de 1 a 6)
Layout/Arte:
6
Texto: 6
Conteúdo: 6
Nota Final: 6

conan-online-game

 

Share This Post

Leave a Reply