Dominion, o boardgame dos monarcas! (resenha)

“Você é um monarca, assim como seus pais antes de você, um governante de um pequeno e agradável reino, de rios e verdes campos. Diferentemente de seus pais, você tem sonhos e aspirações! Você quer um reino maior, mais encantador, com mais rios e uma quantidade ainda maior de diferentes árvores. Você quer um Dominion! Em todas as direções se veem campos, terras livres e feudos. Todas são pequenas porções de terra, controladas por pequenos senhores e à beira da anarquia. Você trará civilização a este povo, unindo-os sob seu estandarte.

Mas espere! Tem alguma coisa no ar; muitos outros monarcas tiveram a mesma ideia. Você deve correr e conquistar a maior quantidade de terras possível, defendendo-as sempre que necessário. Para isso você deverá contratar mercenários, construir edificações, fortificar seu castelo e abastecer seu tesouro. Seus pais não estariam orgulhosos, mas seus avós maternos estariam encantados.”

Com este pequeno texto do jogo você tem o clima de Dominion (quando ouvi pela primeira vez pensei em algo com cara de impérios galácticos não sei porquê), da Rio Grande Games lançado no Brasil pela Conclave em que você tem que fazer seu reino o maior possível para vencer. Mas estamos aqui falando de um Card Game, mas o jogo que impulsionou um tipo de mecânica conhecida como Deck Building ou Construção de Baralho. Diferente de jogos tipo Magic, que cada um tem seu baralho de cartas colecionáveis, todos começam com um deck básico igual e durante o jogo vão “comprando” novas cartas para seu baralho de pilhas de compra dispostos na mesa. E comprar é o que você tem que fazer, além de ter uma boa estratégia.dominion-em-portugues

Como construir um reino poderoso!

Em Dominion temos 3 tipos de cartas: Tesouros, que na versão básica do jogo tem valores de 1 a 3 que servem para comprarmos outras cartas (inclusive outras cartas de Tesouro). Cartas de Reino que tem efeitos (ação, ataque ou defesa) que podem ser usados em seu turno; e Cartas de Vitória que valem pontos no final do jogo (mas não fazem nada durante o jogo em si).

No inicio cada jogador começa com um deck simples com 7 cobres (Carta de Tesouro que vale 1 dinheiro) e 3 propriedades (carta de 1 ponto de vitória) e durante o jogo vai melhorando seu Dominion com Cartas de Reino, Vitória ou dinheiro. Cada carta tem um custo diferente, marcado abaixo, e você precisa deste valor em sua mão para comprá-la, mas como funciona isso?

A mesa fica estruturada com as cartas que você poderá comprar e sua estratégia pode mudar dependendo de quais cartas estão a disposição. Normalmente teremos 3 cartas de tesouro, 3 de pontos de vitória e 10 pilhas de cartas de reino (ação). Existem várias cartas de reino e normalmente apenas 10 são colocadas em jogo, e pelo seus efeitos o jogo muda por causa desta configuração, gerando sempre configurações diferentes.

Cada jogador compra 5 cartas de seu deck e em seu turno ele pode: fazer uma ação, usar um carta de reino e seus efeitos, e fazer uma compra (usar as cartas de tesouro em sua mão para comprar uma nova carta e colocá-la em sua pilha de descarte); e depois ele descarta as cartas em sua mão que não foram utilizadas e compra mais cinco cartas de seu deck. Uma coisa importante quando falamos em descarte em Dominion é que, diferente de alguns jogos, o descarte não é “perder” a carta. Quando seu deck fica sem cartas (depois de sacar cartas pelo fim do seu turno ou pelo efeito de saque de cartas) saque as cartas possíveis para sua mão, depois pegue o descarte embaralhe e ele vira seu deck. Aí você compra as cartas que faltam para completar a mão ou o efeito. Assim as cartas compradas agora fazem parte de seu deck. Temos uma área chamada de lixo, e quando uma carta vai para lá aí sim ela estará fora de jogo.dominion-em-portugus-23026-MLB7837301480_022015-O

As cartas de ação têm algumas ações que quebram as regras básicas, principalmente as de ter apenas 1 compra ou jogar uma carta de ação, e essas cartas são responsáveis pelos combos que deixam o jogo muito divertido. Alguns poderes são: +x ações, onde você pode jogar aquele número de ações extras de sua mão; +x cartas, onde você saca aquele número de cartas do seu deck para sua mão, ultrapassando as 5 que você compra (não há limite para o tamanho da mão neste momento); +x compras, onde você pode comprar mais de uma carta das reservas se tiver o dinheiro para isso; e +x dinheiro onde naquele turno você tem aquele valor a mais em suas moedas para comprar. Esses efeitos estão em várias cartas, mas existem várias cartas de efeito único no jogo, mas são bem descritas e o manual explica cada uma delas.

O jogo termina quando 3 pilhas da reserva acabarem ou a pilha de Pontos de Vitória chamada Província (6 pontos). Aí são contadas as cartas de ponto de vitória (as verdes) e quem tiver mais vence.

Algumas observações sobre um reino

As cartas de reino representam recursos dentro do seu reino como Adegas, Festivais, Sala do Trono ou mesmo mercenários, espiões e a terrível Bruxa. Dependendo das cartas de reino podemos ter um jogo que a interação entre jogadores é maior ou quase nula. O jogo se baseia principalmente entre equilibrar seu deck: se comprar muitas cartas de reino pode ter um deck poderoso e funcional, mas pode não ter pontos pra vencer, mas se ficar apenas comprando pontos, eles durante o jogo poluem sua mão, impedindo de comprar coisas melhores. O mesmo com dinheiro menor. Não tenha medo de efeitos que joguem tesouros menores no lixo para trocar por maiores e ficar comprando tesouros pequenos em alguns momentos pode começar a poluir seu deck e não conseguir comprar as cartas com maior valor. Mas sempre pense numa estratégia, pois algumas cartas são muito boas no começo de uma partida, mas depois elas se tornam um pouco ruins e isso muda conforme as cartas na reserva…

Cada jogo é um reino diferente

Existem várias formas de fazer o setup de um jogo em Dominion.

O manual traz algumas cartas recomendadas, na internet temos várias formações e o jogo fornece cartas avulsas de cada (fundo de outra cor para algumas pessoas que não sabiam o que eram) para fazer um jogo totalmente baseado na sorte ou num modo onde os jogadores podem escolher cada um quais recursos entram em jogo.

Nesse jogos baseados em sorteio posso recomendar duas maneiras: num modo mais calmo coloque os 3 tesouros e as três cartas de pontos e sorteie as dez restantes ou mantenha as cartas de Cobre (1 moeda) e as de Propriedade (1 ponto) e todas as outras 14 são sorteadas para um modo louco e caótico…
por esses fatores a rejogabilidade de Dominion é bem alta e isso sem falar em expansões…

Expandindo seu Dominion

Existem várias expansões de Dominion que mudam bem o funcionamento do jogo algumas com novas mecânicas. Algumas dessas expansões também são jogos Core, que podem ser jogadas independente de ter o Dominion original, mas elas podem ser mescladas ao jogo base para ter uma experiência única com poderes e habilidades diferentes. Foram lançadas pelo menos nove expansões lá fora, fora a big box para armazenar tudo. A Conclave anunciou que irá lançar a nova expansão Dominion: Adventures junto com a Rio Grandes num lançamento mundial, mas não tem previsão para outras expansões. A qualidade do jogo é excelente, produzido no mesmo local das versões internacionais mantendo a qualidade e mesmo as artes, possibilitando jogar com as expansões em outras línguas sem problemas, embora espero que elas comecem a sair logo por aqui.

E assim aguardamos, que nossos Dominions possam prosperar e crescer!dominionAdventures

Resenha de Evandro Campos Silva
Equipe REDE
RPG

Notas (de 1 a 6)
– Layout/Arte: 5
– Jogabilidade: 6
– Produção: 6
Nota Final: 6

 

Share This Post

Leave a Reply