D&D: Fraz-Urb’Luu: Príncipe da Enganação

Mesmo tendo uma longa história, Fraz-Urb’luu continua sendo um dos Lordes Demônios menos conhecidos de D&D.

No entanto, sua inclinação para a intriga e para a enganação faz dele um antagonista interessante, e sua aparição na saga Rage of Demons promete ser memorável.

ORIGENS ENGANOSAS

Fraz-Urb’luu foi um dos quatro lordes demônios a fazer sua estreia no apêndice “Monstros e Itens Mágicos” no módulo de aventura de AD&D de 1982 As Cavernas Perdidas de Tsojcanth. Lá, ele foi nomeado como “o Príncipe da Enganação” e governante de uma “plana e vazia” camada do Abismo. Ele também foi revelado ser um dos seres poderosos há muito aprisionados abaixo do Castelo Greyhawk – e que como resultado, almejava vingança contra os povos do mundo.

A história por trás do aprisionamento de Fraz-Urb’luu vem da campanha original Castelo Greyhawk de Gary Gygax e Rob Kuntz. Os aventureiros Primo de Erac (interpretado por Ernie Gygax) e Eylerach (interpretado por Mark Ratner) descobriram uma face de demônio em baixo relevo, nas profundezas do Castelo Greyhawk. Isso levou-os para “MundoDemoníaco” – a área de apoio para uma invasão demoníaca de Oerth – mas também como prisão para Fraz-urb’luu. Quando os aventureiros foram enganados a libertar o lorde demônio, ele mostrou sua gratidão levando-os para o Abismo! (Mais tarde eles voltaram, sem um par de espadas vorpais e uma vingadora sagrada.)

O Príncipe da Enganação foi mencionado erraticamente durante os últimos dias da primeira edição AD&D. O Monster Manual II (1983) continha praticamente as mesmas informações que As Cavernas Perdidas de Tsojcanth, enquanto o Manual of the Planes (1987) indicou que Fraz-Urb’luu ainda estava reconstruindo seu lar abissal após seu aprisionamento. Como a maioria dos Lordes Demônios da primeira edição, Fraz-Urb’luu então fez uma pequena aparição em O Trono da Pedra de Sangue (1988), mesmo a aventura adicionando pouco na sua história. Enquanto isso, Gary Gygax fez mais uso dele fora das publicações oficiais de D&D, renomeando-o como Var-Az-Hloo em Dança dos Demônios (1988) – o último romance de “Gord, o Ladino” que ele escreveu antes de sua partida da TSR.

Durante a era da segunda edição de AD&D, Fraz-Urb’luu foi tudo, menos esquecido. Sua aparição mais notável foi em Faces do Mal: Os Infernais (1997), que simplificou seu nome para “Fraz Urblu” e que finalmente nomeou seu domínio: Coração do Vazio, a 176ª camada do Abismo.

Capa do artigo da Dragon 333 (Julho de 2005)

Capa do artigo da Dragon 333 (Julho de 2005)

RESSURGÊNCIA MODERNA

Com o advento da terceira edição de D&D em 2000, Fraz-Urb’luu retornou ao holofote e colocou sua casa em ordem. Esse processo começou com a Dragon 333 (Julho 2005), na qual o artigo “Demonomicon de Iggwilv” apresentou uma descrição detalhada do lorde demônio e de Coração do Vazio, e cuja capa teve pela primeira vez um retrato em cores do Príncipe da Enganação.

Aquele artigo revelou também o arquiteto do aprisionamento de Fraz-Urb’luu: o mago Zagig. Essa narrativa foi solidificada na sua próxima aparição, no Fiendish Codex I: Hordes of the Abyss (2006), depois que a transição para a quarta edição de D&D revelou mais dessa história. Um artigo da Dragon 414 (Agosto de 2012) e outro da Dungeon 208 (Novembro de 2012) mostraram “o affair Iggwilv-Graz’zt”, detalhando como a rainha-bruxa Iggwilv tinha ajudado Zagig a aprisionar Fraz-Urb’luu – e como isso levou-a mais tarde ao aprisionamento do lorde demônio Graz’zt e tudo o que se desenvolveu como resultado desse ato.

Out of Abyss marca a segunda aparição de Fraz-Urb’luu em uma aventura, depois daqueles poucos parágrafos em O Trono da Pedra de Sangue. Como convém à sua longa história como Príncipe da Enganação, o lorde demônio assume naturalmente o papel do enganador na saga Rage of Demons. No entanto, sua cautela ao voltar para o Plano Material, depois de ficar tanto tempo aprisionado nele, também guia suas aparições em Out of Abyss – e pode dar a experientes aventureiros uma ideia de como superar o seu poder.

Sobre o Autor

Shannon Appelcline tem jogado RPG desde que seu pai o ensinou o Básico de D&D no início da década de 80. Ele é o editor-chefe da RPGnet e autor de Designers & Dragons, uma publicação de quatro volumes sobre a história da indústria do RPG, contando uma companhia por vez.

Tradução: Felipe Savino de Oliveira Dias
Equipe REDE
RPG

Link para o artigo original: dnd.wizards.com/articles/features/fraz-urb’luu-prince-deception

DnD_FrazUrbluu_header

Share This Post

Leave a Reply