D&D 5ª Edição: Conselho do Sábio: Dúvidas de Regras (Setembro de 2016)

Conselho do Sábio é uma coluna mensal que dá clarificações oficiais das regras de D&D. Ela também, às vezes, fornece documentos de referência para ajudar o seu jogo de D&D a funcionar sem problemas.

Este mês, nós mergulhamos nos arquivos do meu Twitter e adicionamos um monte de questões e respostas ao Compêndio do Conselho do Sábio.

Se você tiver perguntas para futuros artigos da nossa coluna, por favor, envie-as para sageadvice@wizards.com ou mande para o autor via o Twitter (@JeremyECrawford), onde o mesmo responde dúvidas entre as publicações dos artigos dessa coluna.

A Conselho do Sábio não se sobrepõe às decisões do Mestre de Jogo; as respostas e informações fornecidas aqui são destinadas a ajudar o Mestre a arbitrar o jogo.

CARACTERÍSTICAS DE CLASSE

Um bardo pode retreinar magias ganhas através dos Segredos Mágicos? Quando você ganha um nível de bardo, a característica de classe de lançamento de magias deixa você trocar uma magia de bardo que você sabe por outra magia de um nível apropriado. Uma magia aprendida através dos Segredos Mágicos conta como uma magia de bardo, portanto pode ser trocada quando ganhar um nível de bardo mais tarde. Mas deve ser trocada por uma magia de bardo, como dito na regra de lançamento de magias da classe.

A Forma Selvagem Elemental de um druida limita você a quatro criaturas listadas ou você pode se transformar em qualquer criatura com o tipo elemental? As criaturas listadas na Forma Selvagem Elemental – elementais de ar, terra, fogo e água – são criaturas específicas no Monster Manual, não tipos de criatura ou subtipos. A Forma Selvagem Elemental te permite transformar em uma dessas quatro criaturas.

Quando um monge usando Defletir Projéteis pega e arremessa um projétil, qual o dano do ataque? Um projétil conta como uma arma de monge se arremessada através de Defletir Projéteis; ele dá o dano do projétil ou o dano de artes marciais (escolha do monge).

Para o Ataque Furtivo, se o seu aliado estiver a 3 metros com uma arma de haste (que tem um alcance de 3 metros), ao invés de a 1,5 metro? Ainda é possível usar o ataque furtivo? A limitação de 1,5 metro do Ataque Furtivo não é afetada pelo alcance da arma do seu aliado. Seu aliado precisa criar uma distração a 1,5 metro, independente da arma em mãos.

Se você é um bruxo do Pacto da Lâmina, alguém mais pode empunhar sua arma do pacto? Sim, outra pessoa além do bruxo pode usar a arma do pacto antes da arma desaparecer.

TALENTOS

Se você tem o talento Especialista em Investida, você pode fazer o seu ataque de investida quando sua montaria fizer a ação de Correr? O talento Especialista em Investida depende de você fazer a ação Correr, não a sua montaria.

Com o talento Mestre de Armas Grandes, você tem que usar a ação bônus imediatamente ou poderia se mover e aí usar no mesmo turno? A ideia é que você pode se mover antes de usar a ação concedida pelo talento Mestre de Armas Grandes.

COMBATE

Se eu usar a ação Preparar para causar dano em alguém que está se movendo, eu nego ao alvo o restante de seu movimento? Causar dano em um alvo em movimento não impede que ele complete o movimento, a não ser que esse dano seja acompanhado de uma habilidade que pare o movimento. Coisas como o talento Sentinela dão esse tipo de habilidade. Reduzir uma criatura que está se movendo a 0 pontos de vida também é normalmente uma maneira eficaz de pará-la!

Se eu estou invisível e atiro uma flecha em um alvo, se esconder novamente é uma ação? Sem uma habilidade especial, se esconder em combate requisita a ação Esconder.

Se uma criatura está agarrada, ela ainda pode atacar e usar habilidades especiais? A condição de agarrado limita movimentos, e não ataques, lançamentos de magias e coisas do tipo. Dito isso, muitas habilidade de agarrar, como o ataque de tentáculo do constritor, que também deixa a condição de impedido como efeito.

LANÇAMENTO DE MAGIA

Usuários de magia podem não preparar magias de uma vez só, mas preparar magias em vários períodos do dia? Você prepara sua lista de magias só no fim de um descanso longo. Você não pode preparar algumas magias no fim do descanso e aí preparar outras mais tarde.

Você sempre sabe quando está sob o efeito de uma magia? Você fica ciente que uma magia está afetando você se ele tem um efeito perceptível ou se o texto da magia diz que você fica ciente (veja no Player’s Handbook, p. 204, em “Alvos”). A maioria das magias são óbvias. Por exemplo, bola de fogo queima você, curar ferimentos cura você, e comando força você a repentinamente fazer algo que você não pretendia. Algumas magias são muito mais sutis, mas ainda deixam você ciente dela no momento especificado pela descrição da magia. Enfeitiçar pessoas e detectar pensamentos são exemplos de magias assim.

Algumas magias são tão sutis que você pode nunca saber que esteve sob o efeito delas. Um excelente exemplo desse tipo de magia é sugestão. Assumindo que você não viu a magia sendo lançada, você pode simplesmente lembrar de quem lançou a magia falando, “O tesouro que você está procurando não está aqui. Vá procurar por ele na sala do topo da próxima torre.” Você falhou o teste de resistência e lá foi para a outra torre, achando que foi sua ideia ir lá. Você e seus companheiros podem deduzir que você foi enganado se uma evidência da magia for achada. No fim é o Mestre de Jogo que decide se você descobre ou não a presença da magia. Descobertas geralmente vêm através do uso de pericias como Arcanismo, Investigação, Intuição e Percepção ou através de magias como detectar magia.

MAGIAS ESPECÍFICAS

O dano dado por uma besta da magia conjurar animais é considerado magico? O bloco de estatísticas da criatura conjurada determina a natureza do dano da criatura, a não ser que a magia diga outra coisa.

O familiar que você conjura com a magia encontrar familiar pode usar a ação Ajudar para te dar vantagem em uma jogada de ataque? Um familiar não pode atacar, mas ele pode usar as ações que não são de ataque, incluindo a ação Ajudar. Como o texto da ação Ajudar indica (PHB, p. 192), a ação não requisita que você seja capaz de atacar; você simplesmente precisa ser capaz de prover algum tipo de distração.

O familiar de encontrar familiar conta como um aliado para efeito de um ataque furtivo? Um familiar é uma criatura aliada. A sua proximidade de um alvo permite o uso do ataque furtivo ou qualquer outra característica que precise da presença de um aliado.

A frase de sugestão na magia sugestão é o componente verbal da magia ou o componente verbal é separado? Componentes verbais são palavras místicas (PHB, p. 203), e não fala normal. A sugestão da magia é uma elocução inteligível separada do componente verbal.

Posso usar servo invisível para agir como um aliado para um ataque furtivo? Servo invisível cria “uma força invisível, não pensante e sem forma” (PHB, p. 284). Em combate, ele não age como uma criatura, um inimigo ou um aliado.

Toda vez que você lança desejo, você sempre tem 33% de chance de nunca lançar ele novamente? Se você lançar desejo para duplicar uma magia de nível 0-8, não há efeitos prejudiciais. Mas se você fizer qualquer outra coisa que não seja duplicar uma magia de nível 0-8, você sofre o estresse descrito no último paragrafo da magia. Se você sofrer esse estresse, tem 33% de chance de você nunca lançar desejo novamente.

MONSTROS

O Monster Manual diz que um mezzoloth exala gases tóxicos que podem sufocar e matar grupos inteiros de criaturas. Contudo, é névoa mortal que está listada no Lançamento de Magia Inato. Por causa disso, a Aura de Proteção do paladino resistiria esse efeito? Sim, por névoa mortal ser uma magia, Aura de Proteção seria capaz de fazer você e criaturas amigáveis a você num raio de 3 metros resistirem a isso.

ITENS MÁGICOS

Meu guerreiro ataca uma criatura com um arco longo mágico e flechas não magicas. O ataque é magico? Os ataques feitos por uma arma mágica de alcance são mágicos, mesmo se a munição não for mágica. Isso foi esclarecido na errata do Dungeon Master’s Guide.

Para o chapéu de disfarce, como eu determino a CD da magia transformação momentânea? O usuário precisa ser quem lança a magia? Use o seu modificador de lançamento de magia para definir a CD. Se você não tem um modificador de lançamento de magia, use seu bônus de proficiência para definir (ele é feito com a regra da página 141 do DMG, sob “Magias”).

SOBRE O AUTOR

Jeremy Crawford é o designer-chefe adjunto da 5ª edição de Dungeons & Dragons. Ele foi o designer-chefe do novo Livro do Jogador e um dos designers-chefes do Guia do Mestre. Ele já trabalhou em muitos outros livros de D&D desde que chegou à Wizards of the Coast em 2007. Você pode encontrá-lo no Twitter (@JeremyECrawford).

Tradução: Felipe Savino de Oliveira Dias
Equipe da REDE
RPG

Link para o artigo original: dnd.wizards.com/articles/features/rules-answers-september-2016

Article_DnD_BtS_Header

Share This Post

Leave a Reply