D&D 5ª Edição: Conselho do Sábio: Dúvidas de Regras (Outubro de 2016)

Conselho do Sábio é uma coluna mensal que dá clarificações oficiais das regras de D&D. Ela também, às vezes, fornece documentos de referência para ajudar o seu jogo de D&D a funcionar sem problemas.

Este mês, nós mergulhamos nos arquivos do meu Twitter e adicionamos um monte de questões e respostas ao Compêndio do Conselho do Sábio.

Se você tiver perguntas para futuros artigos da nossa coluna, por favor, envie-as para sageadvice@wizards.com ou mande para o autor via o Twitter (@JeremyECrawford), onde o mesmo responde dúvidas entre as publicações dos artigos dessa coluna.

A Conselho do Sábio não se sobrepõe às decisões do Mestre de Jogo; as respostas e informações fornecidas aqui são destinadas a ajudar o Mestre a arbitrar o jogo.

CARACTERÍSTICAS DE CLASSE

Quantos ataques adicionais o bárbaro pode fazer quando utiliza o Frenesi e o talento Mestre em Armas Grandes? Você ganha apenas uma ação bônus no seu turno, independente de quantos você ganha com o Frenesi, Mestre de Armas Grandes e outras características. Veja a seção “Ação Bônus” no Player’s Handbook (página 189) para ler mais sobre como ações bônus funcionam.

A armadura com espinhos pode ser usada como arma apenas pelos anões que seguem o caminho da Fúria da Batalha (Sword Coast Advernturer’s Guide)? Você pode realizar um ataque primário com isso ou apenas o ataque bônus? Em Forgotten RealmsOs Reinos Esquecidos, apenas aqueles que seguem o caminho da Fúria da Batalha são treinados para utilizar a armadura com espinhos efetivamente como uma arma e apenas ao utilizar essa característica de classe.

Com o Crítico Brutal e a espada grande, o bárbaro recebe uma jogada adicional de 1d6 ou de 2d6? Se você tem a característica Crítico Brutal e você realiza um acerto crítico com o seu ataque corpo a corpo, você ganha uma jogada de dado adicional do dado de dano da arma. É apenas um dado, não importa qual arma você está utilizando. Por exemplo, se sua arma normalmente inflige 1d8 de dano, você jogaria 3d8 (1d8 para a arma, 1d8 para o acerto crítico e 1d8 para o Crítico Brutal). Se a sua arma normalmente inflige 2d6 de dano, você jogaria 5d6 (2d6 para a arma, 2d6 para o crítico, e 1d6 para o Crítico Brutal).

O estilo de luta Duelo é aplicável ao ataque de armadura de espinhos dos que seguem o caminho da Fúria da Batalha? A característica de Duelo é apenas aplicável em armas de corpo a corpo seguradas em uma mão. A armadura de espinhos não entra nessa categoria já que o personagem a está vestindo e não empunhando.

A tradição arcana da Canção da Espada do Sword Coast Adventurer’s Guide seria compatível com lutar com duas armas? Sim, pois nada na característica Canção da Espada é incompatível com lutar com duas armas.

Você pode confirmar se o bônus de CA a partir da Inteligência do trovador da espada é acumulativo com outros bônus de CA? Um bônus sempre é adicionado a outro quando o jogo instrui para você adicionar, a menos que você já esteja recebendo o bônus de uma característica de jogo com o mesmo nome. Não confunda o bônus de CA (como o +2) com a conta do número total da CA (Classe de Armadura = 10 + seu modificador de Destreza + seu modificador de Constituição). Os cálculos de diferentes CAs não se acumulam entre si, no entanto cada bônus individual sim.

Você pode usar a magia de ação bônus no mesmo turno que a Transposição Benigna do mago ou essa característica é considerada como uma magia também? A característica do mago Transposição Benigna não é considerada como uma magia, então ela não é afetada pelas regras de invocação de magias com uma ação bônus (veja o Player’s Handbook, página 202).

MULTICLASSE

Se eu fizer uma multiclasse de guerreiro com patrulheiro, o bônus do estilo de luta Arquearia se acumula? Você não pode pegar o mesmo estilo de luta mais de uma vez.

COMBATE

Se eu ganhar resistência de múltiplas características, ela me garante imunidade? Múltiplas instâncias de uma resistência não se somam. Ou você tem a resistência para com uma instância de dano, ou você não tem (veja a página 197 do Player’s Handbook). Não importa quantas coisas diferentes te dão resistência para o dano que você está levando, você só pode aplicar a resistência do seu personagem para aquele dano em específico uma única vez. A vulnerabilidade também funciona dessa forma.

A ação de levantar-se da condição Derrubado é considerada como um movimento? Levantar-se custa movimento, mas não te move para lugar algum. Quando o jogo se referir a você se movendo, significa que você se deslocou por alguma distância. Ou seja, não significa que você está fazendo gestos ou se levantando no mesmo lugar. Para se mover enquanto está derrubado, você rasteja ou utiliza magia para isso (Player’s Handbook, página 191).

Você pode confirmar se um agarrão realizado como a ação Preparar em uma criatura também impede a mesma de realizar o movimento de seu turno? A condição Agarrado implica na redução da velocidade de movimento da criatura para zero, então sim.

O que acontece se uma criatura na condição Agarrado (ou aquela que o agarrou) teleporta-se via Transposição Benigna, Passo da Sombra ou qualquer outro efeito? A condição Agarrado é encerrada se um efeito remover a criatura agarrada do alcance de quem a está agarrando ela (Player’s Handbook, página 290).

Você ganha um turno após rolar um 20 no seu teste de resistência contra a morte ou o seu turno é encerrado após você estabilizar? Você realiza um teste de resistência contra a morte quando o seu turno é iniciado. Se você conseguir rodar 20 no dado, você ganha 1 ponto de vida e esse ponto permite que você realize o seu turno normalmente.

SOBRE O AUTOR

Jeremy Crawford é o designer-chefe adjunto da 5ª edição de Dungeons & Dragons. Ele foi o designer-chefe do novo Livro do Jogador e um dos designers-chefes do Guia do Mestre. Ele já trabalhou em muitos outros livros de D&D desde que chegou à Wizards of the Coast em 2007. Você pode encontrá-lo no Twitter (@JeremyECrawford).

Tradução: Gabriel Nascimento Novaes
Equipe da REDE
RPG

Link para o artigo original: dnd.wizards.com/articles/sage-advice/rules-answers-and-errata-october-2016

Article_DnD_BtS_Header

Share This Post

Leave a Reply