A Treta do Roll 20

É correto dizer que o Roll20 é o melhor VTT (Virtual Tabletop) dos dias de hoje. Ele tem inúmeros defeitos, é super contra-intuitivo (principalmente no início) e tem uma penca de bugs, mas ele quebra o nosso galho e permite que joguemos com amigos distantes, usemos uma tv como tabuleiro, ou até mesmo o usemos como gerenciador de campanha. Gostando ou não o Roll20 é o VTT de maior sucesso de todos os tempos.

Cory Owens era um cara que compartilhava da mesma opinião. Ele curtia a plataforma, rodava seus jogos por lá e, como manjava de programação, ele próprio chegou a desenvolver API’s e ferramentas que otimizassem sua experiência com o Roll20. Muitas ferramentas do Roll20 são desenvolvidas assim, a comunidade codifica ou elabora algumas coisas e os desenvolvedores aprimoram ou só anexam as ideias. É um canal que depende muito da comunidade para se desenvolver e de certa forma o faz relativamente bem.

O mesmo Cory Owens, num dado dia, resolveu elencar defeitos e coisas que ele mudaria no Roll20. Num post gigantesco no Reddit do Roll20 ele fez um dossiê que empilhava coisas que ele não gostava e sugestões de mudança ou melhoria. É interessante notar que Cory, que usava o nome de usuário /ApostleO, parece entender de programação e fez a lista de forma bem técnica e apontando elementos que otimizariam até mesmo a velocidade de processamento do site. Ele parecia bastante preocupado e afeiçoado à plataforma, e não era de menos, Cory era usuário pago há mais de 5 anos e já havia gasto centenas de dólares com a mesma (hoje isso deve dar mais de mil reais).

Cory Owens, ou /ApostleO foi banido do reddit do Roll20 por isso.

Banido e Puto

Estranhamente, na mensagem que notificava o ban, era citado que a conta alternativa /ApostleO também havia sido deletada (ninguém havia entendido essa parte, nem o próprio Cory).

Ao que parece inicialmente ele ficou triste, afinal é chato você ser banido de uma coisa que você gosta e quer fazer parte, mas segundo ele mesmo, não estava indignado. Até porque – segundo ele mesmo novamente – ele nem ligava para o reddit do Roll20, só havia comentado lá 2 vezes e o segundo post lhe rendeu um ban.

De toda forma, /ApostleO decidiu perguntar aos moderadores a razão do ban, que não tinha entendido nada do lance da “conta alternativa” e se podia ser readmitido no sub. A resposta da moderação foi deveras estranha, mas basicamente eles alegaram que /ApostleO tinha sim uma conta alternativa e que ele recorrentemente enchia o saco dos desenvolvedores.

Cory Owens descobriu que havia um /Apostleoftruth, outro usuário, outra pessoa, que arrumava tretas no sub do Roll20 no reddit. Metódico e meticuloso, Cory pesquisou em sites de estatísticas do reddit e descobriu que esse outro usuário nem era tretoso, era um usuário comum de qualquer fórum. Conseguiu ainda uma forma de provar que os IP’s eram distintos e que /ApostleO e /Apostleoftruh eram definitivamente pessoas diferentes.

Juntou tudo isso e enviou ao moderador e co-fundador do Roll20, /NolanT. Uma vez e sem resposta, duas vezes, sem resposta, mais uma vez, sem resposta. E quando foi respondido, a resposta veio basicamente alegando que, ok, beleza, /ApostleO estava certo, mas ele havia enchido o saco e por ter enchido o saco ele ia continuar banido.

Isso enfureceu Cory. Pode parecer frescura, chatice, mas vamos analisar direito: você gosta de um produto, paga por ele mensalidades há 5 anos. Gastou centenas de dólares em livros e produtos licenciados lá dentro. Gosta de compartilhar aplicações e ferramentas para o negócio, e, no principal canal de relacionamento que a plataforma tem na internet inteira, você é banido por provar que foi previamente banido por um equívoco da própria equipe.

Para Cory, a questão não era ser ou não membro da comunidade no Reddit, a comunidade era o de menos. O chato é ser rechaçado por um desenvolvedor da ferramenta que você se importa e gosta. É como se fosse “aí, estamos te banindo de dar opinião porque você gosta e se importa demais para com nosso produto”. Isso não era uma “briguinha” com os moderadores de um adolescente revoltado, era como se você ligasse na NET porque sua internet caiu e eles lhe mandassem calar a boca.

Cory prometeu que deletaria sua conta do Roll20 se a injustiça se mantivesse. A conta valia mais de mil pratas.

E sim, ele deletou. Juntou cada palavrinha e etapa por etapa. Um dossiê com todos os links de todas as conversas, prints e provas, mostrando que aquilo não era a versão dele, mas sim a verdade dos fatos. E postou isso em cada canto da internet que tivesse alguma relação com RPG.

Tribunal da Internet

A internet ainda não amadureceu no que diz respeito a julgar as pessoas. Enquanto a sociedade precisou de milênios de erros e injustiças para criar um Estado de Direito que concede a questão do contraditório, da metodologia de prova, enfim, tudo aquilo para te proteger de uma acusação injusta, esse tipo de coisa não amadureceu na internet. Na internet acusado é culpado até que se prove o contrário.

O co-fundador /NolanT testemunhou o post do usuário que ele baniu bater o recorde de upvotes no sub do D&D e explodir em inúmeros outros subs e fóruns. Pediram a cabeça de /NolanT. Para se ter uma ideia, acharam uma foto dele e criaram um post com a palavra Douchebag no arquivo da imagem dele para que a palavra Douchebag mostrasse a foto dele em buscas do google.

/NolanT provavelmente não merecia isso, mas ele vacilou feio. Vacilou por não ter reconhecido seu erro. Vacilou por postar um texto patético e super arrogante em que ele desdenha de um cliente super fidelizado. Acho que é o comentário com mais downvotes do ano no Reddit.

Mas acima de tudo, um erro grave de /NolanT foi o de ser co-fundador do Roll20 e ao mesmo tempo moderador do sub da plataforma no Reddit. Por que? Porque o Reddit tem em seu estatuto que você não pode ser profissionalmente relacionado, economicamente relacionado, ou ter qualquer coisa que leve você a ter um posicionamento individual com o tema do sub que você modera. O Reddit é sobre imparcialidade, o Reddit é sobre criticar, aprimorar e debater, o Reddit não é um canal de rede social para companhias, pelo contrário, o Reddit está mais para um “Reclame Aqui” do que para o grupo de Facebook de uma companhia. E /NolanT não era só um empregado, ou um freelancer do Roll20, ele É um dos sócios, um dos co-fundadores da plataforma. Na verdade, descobriu-se que a moderação do Reddit do Roll20 é toda montada por desenvolvedores do Roll20, e isso é contra a filosofia de existência daquele canal.

Em suma a moderação do sub abriu mão de se manter lá e já anunciou estar a procura de novos mods.

Beleza, mas e agora?

O Roll20 não vai quebrar. Mas com certeza haverá mudanças. O post de /ApostleO rodou a internet gringa inteira. O post ficou tão hypado que apareceu em primeiro lugar no /All (que é o sub do Reddit que mostra as coisas mais hypadas do bagulho inteiro). A equipe do Roll20 anunciou que vai acatar as manifestações e reclames, /NolanT deve se manter lá (o cara é co-fundador, não rola de demitir ele) e é bom que a excelente lista de reclamações que geraram o banimento de /ApostleO se popularizou.

O Roll20 se desenvolveu junto a comunidade, e fortalecer os laços dos desenvolvedores com a comunidade pode gerar frutos melhores (coisa que /NolanT disse discordar no seu texto repugnante). O senso de comunidade e de atividade do mundo RPGístico em fóruns é muito único e forte, esses laços são muito importantes no nicho.

Mas acima de tudo, fica a lição que um cara totalmente aleatório do /All comentou ao achar o post entre os mais comentados: “nunca trate mal seus clientes se o seu negócio é sobre um hobby que envolve tomar notas de forma agressiva e meticulosa”.

Roll20 não é barato, e eles não estão lhe fazendo um favor ao vendê-lo. Cavalo comprado se olha os dentes.

Por Eduardo Vieira
Equipe REDE
RPG

Share This Post

Leave a Reply