Lições RPG – Jogo Narrativo entre mundos em financiamento coletivo!

Aventure-se em mundos paralelos por meio do jogo narrativo (RPG) e do romance de Jorge Valpaços!

Lições – Histórias entre Mundos é um projeto de financiamento coletivo para a publicação de dois livros: um jogo narrativo e um romance sobre viagens para outros mundos, dramas e destino. As protagonistas são pessoas com dramas pessoais profundos que, por um acaso, descobrem que possuem o poder para acabar com uma crise iminente.

O manual de jogo, Lições: um jogo narrativo entre mundos, é adequado a jogadores iniciantes e possui tudo que você precisa para aprender a jogar, inclusive havendo uma expansão que torna possível jogar individualmente (RPG Solo) ou em grupo sem a necessidade de uma pessoa dedicada a ser o narrador ou mestre de jogo.

O manual terá 96 páginas, no formato 21 x 28 cm e capa dura, impresso em papel couchê 150 g. Para qualquer recompensa com o livro físico, você já garante nosso marcador de páginas!

RUBRO E ROXO

O romance Rubro & Roxo narra uma história de terror escolar sustentada por medos e pesadelos. Sabrina, Felipe, Anne e Lucas são quatro estudantes do ensino médio que se envolvem numa trama de agressões, ameaças e chantagens que domina o Colégio Estações. Será preciso investigar no outro mundo, na realidade criada durante os sonhos, as relações entre os traumas dos jovens e a nefasta rede da dor.

O livro terá aproximadamente 180 páginas, no formato 14 x 21 cm, preto e branco, impresso em papel pólen soft 80 g.

O projeto foi escrito pelo Jorge Valpaços, com edição do Artur Vecchi, revisão de Gabriela Coiradas e Diagramação por Vitor Coelho. As ilustrações são do Alexandre Richinitti e Erik James Paul.

Lições é um jogo narrativo. Por meio dele, você criará a História de uma personagem que descobre, após um Evento Caótico, que há um Outro Mundo além do nosso, e que há uma Crise entre eles. A partir de então, cada partida será um Capítulo de uma História criada por meio das regras e mecânicas apresentadas no manual de jogo.

Ao jogar com uma Protagonista você assume o papel de alguém que está um tanto perdida em sua vida. Entretanto, após a primeira experiência com o Outro Mundo, a personagem descobre que possui o Poder necessário para solucionar a Crise enquanto amadurece e se transforma. As capacidades da personagem são resumidas na Ficha de Protagonista e você é responsável por tomar atitudes, fazer escolhas e usar os recursos anotados nela. Por exemplo, possuindo o atributo Agilidade no nível d12 (o mais alto), você prefere fugir a resistir ao avanço de inimigos, pois não tem muito Vigor no momento (sua ficha indica d6 neste atributo, um nível baixo).

O objetivo o jogo é esgotar a Reserva de Drama, o combustível que gera os conflitos na História. Quando o Drama da História se esgota, a Crise entre os Mundos é superada. E isso só ocorre ao superar os Desafios, Capítulo a Capítulo. Durante o envolvimento com a Crise, sua Protagonista evolui, amadurece e vivencia importantes Lições.

SISTEMA L’AVENTURE

O Sistema L’Aventure é o motor que impulsiona a narrativa do jogo. Presente em outros títulos do autor como Arquivos Paranormais, Déloyal, Encantos, Ceifadores e Magos Lacunares da Torre Púrpura, ele é adequado a cada experiência de jogo. Em Lições, as mecânicas servem a impulsionar a disputa pelas Reservas de Energia, Experiência, Drama e Destino. Enquanto as primeiras são adquiridas pelas Protagonistas, as últimas servem à História, sendo manipuladas pelo Narrador. Cada uma destas Reservas confere manobras especiais, que retratam não apenas a superação de conflitos, mas ações que podem aumentar ou diminuir a Crise entre os Mundos. Por exemplo, uma personagem pode Gastar Energia para ativar um Poder que despertou no Outro Mundo ou para recuperar-se de um dano sofrido, enquanto o Narrador pode fazer uma Jogada de Destino para trazer um Antagonista inesperado à Cena ou Gastar Drama para criar uma Locação inexplorada no Outro Mundo. Todos estes recursos acionam gatilhos narrativos emergentes, condicionados a Jogadas e ações específicas, o que insere estratégia e gerenciamento de recursos enquanto componentes centrais na dinâmica de jogo.

A abordagem do sistema para Lições é baseada em: 1. Características dinâmicas, que fazem com que sua personagem mude a cada jogada, ou seja, após uma situação a protagonista poderá ficar mais confiante ou hesitante, e isso também muda na sua forma de jogar durante as partidas; 2. Desfechos climáticos, uma das principais mecânicas do sistema que orienta os jogadores à experiência e dá um gostinho de quero mais, pois todo final de partida gera “cenas do próximo episódio”; 3. Suporte aos jogadores, com fichas de apoio e muito material que gera mais ideias às partidas que soluções prontas; 4. Modularidade de regras, tornando simples a criação de Mundos de Terror, Ficção Científica, Fantasia, etc.; 5. Complexidade mecânica com fácil aprendizagem, sendo Lições o mais completo jogo que usa o Sistema L’Aventure, porém é rápido de ser compreendido

Para participar do financiamento, basta ir no link abaixo. Confira também o booktrailer logo a seguir!

catarse.me/licoes-rpg

 

 

Share This Post

Leave a Reply