Perdição Troiana, livro de LARP em financiamento coletivo!

Um jogo sobre desmedida, súplicas e profecias nos momentos finais da Guerra de Troia.

PERDIÇÃO TROIANA
No meio das ruínas da outrora gloriosa cidade de Troia, duas fogueiras acesas iluminam rostos e sentimentos conflitantes. De um lado, os triunfantes gregos embevecidos de poder discutem sobre como ocorrerá a divisão das prisioneiras. Na outra fogueira, as troianas contemplam a ruína daquilo que foi o seu lar e que agora só serve para despertar lembranças dolorosas.

A falta de ventos aprisiona os sobreviventes em Troia, quando um rei trácio chega com seu exército.

Na escuridão, uma divindade observa.

PROPOSTA DO LARP
Perdição Troiana é um LARP que busca repensar nossa relação com os temas clássicos e atualizá-los para as discussões cotidianas. É um jogo propositadamente assimétrico que ajudará a refletir sobre a cegueira do poder e a luta contra um destino que já parece traçado.

Um LARP é uma atividade na qual cada jogador interpretará uma personagem e tomará suas decisões: cada participante deverá falar e agir como sua personagem. Um organizador administra os limites e efeitos das ações.

Para melhor conhecer a linguagem dos LARPs, acesse o site larpbrasil.blogspot.com e conheça outros roteiros gratuitos.

ATENÇÃO
Este LARP aborda temas complexos e pode ser desagradável para muitas pessoas. Por ser baseado nas tragédias de Eurípides, o LARP visa refletir sobre a violência contra as mulheres e a assimetria do poder. Certifique-se que todos os presentes estejam cientes da temática e cuide do bem-estar de seus jogadores.

Temas maduros devem ser tratados de forma madura.

COMO JOGAR?
O livro traz todas as informações sobre a ambientação e uma situação que deve ser resolvida: como os gregos dividirão a riqueza conquistada. Entre a riqueza, a rainha e as princesas troianas. Um participante organizará o jogo, enquanto que os outros onze (11) jogadores interpretarão suas personagens.

Cabe ao organizador seguir o roteiro, interpretar alguns personagens secundários, definir a ação da divindade presente e introduzir os eventos durante a partida.

Aos jogadores cabe representar sua personagem e procurar o melhor desfecho da Guerra de Troia para sua personagem.

PRECISO SER UM ATOR?
Não. Todo ser humano tem capacidade para criar, imaginar e representar. O livro tem todas as informações necessárias para jogar. E lembre-se: não há plateia, pois todo mundo participa.

O LIVRO
O livro é em formato A5, com 80 páginas e apresenta todas as informações necessárias para se jogar. Nele você encontra:

1. O que é LARP;
2. A história da Grécia;
3. A história da Guerra de Troia;
4. O roteiro do LARP;
5. As personagens da história.

COMO E ONDE ORGANIZAR O LARP
A principal necessidade para se organizar Perdição Troiana é ter um espaço adequado e um número de jogadores que seja igual ao número de personagens disponíveis. O espaço deve ser seguro para os participantes. O organizador deve ler o manual e garantir que cada jogador tenha uma cópia da história de sua personagem.

ORIGEM DO PROJETO
Perdição Troiana nasceu do meu interesse em LARPs (live action) e tragédias gregas. Duas delas, do tragediógrafo Eurípides, chamaram minha atenção: As Troianas e Hécuba. A carga dramática e a intensidade das situações e decisões tomadas pelas personagens me inspiraram a formar o pano de fundo para um LARP.

Em diálogo com outras tragédias, criei Perdição Troiana, um LARP no qual cada participante interpretará uma personagem envolvida na Guerra de Troia.

TRAGÉDIA GREGA
Manifestação artística que se estabeleceu no século V a.C. em Atenas, sua sensibilidade inspirou autores de variadas épocas e países. O romano Sêneca, o francês Racine, o alemão Goethe e o brasileiro Chico Buarque se inspiraram em temas e personagens da tragédia grega e recriaram seus conflitos, modernizando as ideias e valores éticos.

LARP
Atividade lúdica, artística e política, o LARP ocorre quando os participantes interpretam personagens dentro de uma história organizada por eles ou com a ajuda de um roteiro já escrito. Entre um teatro sem plateia e um jogo com regras próprias, o LARP estimula a oralidade, a espontaneidade, a representação, a criatividade e a tomada de decisões.

Em um LARP, os participantes agirão como suas personagens dentro de regras pré-estabelecidas e um espaço delimitado. Durante o jogo, eles se depararão com questões sociais, pessoais e éticas que deverão ser resolvidas.

O jogo está em financiamento flexível, mas a meta básica já foi batida, de modo que sua produção está mais do que garantida.

Para garantir seu exemplar, basta ir no link abaixo. Confira também o vídeo do financiamento, logo a seguir:

catarse.me/larp_perdicao_troiana

 

 

Share This Post

Leave a Reply