Reia: Notas de Criação do Cenário X

Mais informações sobre o livro “Réia – Cenário de Campanha”

Saudações, heróis! No mês passado trouxemos o anúncio oficial do lançamento do Réia – Cenário de Campanha pela Caladwin Editora (www.caladwin.com). Este mês trazemos mais informações sobre o livro, atualizando algumas informações colocadas aqui anteriormente.

Infelizmente o Réia será lançado após o Encontro Internacional de RPG deste ano. Embora o texto já esteja sendo editorado, nosso grande artista Gláucio Marcos(*) estava com pouco prazo para finalizar as ilustrações (ele emendou o trabalho do Crônicas da 7ª Lua com o Réia) e a própria editora ficaria com pouco tempo hábil para fazer a parte de revisão final e de gráfica para poder lançá-lo a tempo do EIRPG, o que poderia prejudicar a qualidade do produto. Então decidimos adiar o lançamento, agora previsto para início de agosto.

No trabalho de diagramação, o Réia ficou menor que o previsto: ele será um livro de 48 páginas, capa colorida e interior em preto e branco. Com isso, o preço final para o jogador ficará menor, e o valor final será divulgado no release oficial, a ser publicado aqui na coluna, no primeiro domingo de agosto.

O livro teve mudanças em sua organização interna na fase de conclusão do texto, ficando assim em sua versão final:

  • – Apresentação: breve explicação sobre a criação de Réia.
  • – Introdução: ao cenário em si, uma visão geral sobre ele.
  • – Capítulo 1 – Personagens: as regras específicas da ambientação e as opções para criação de personagens, com as diferenças nas descrições e na mecânica em relação ao Livro do Jogador.
  • – Capítulo 2 – O Continente de Eurone: geografia, história e a descrição dos reinos do continente onde são ambientadas as aventuras em Réia, a versão alternativa da Europa Carolíngia.
  • – Capítulo 3 – Religiões: a descrição detalhada das principais religiões e divindades do cenário.

Haveria inicialmente mais dois capítulos: sobre a História de Eurone e sobre Campanhas em Réia. O capítulo sobre a história do continente ficou muito pequeno, por isso segui o padrão de outros livros de RPG e coloquei esta parte dentro do capítulo 2, que traz a descrição dos reinos e a geografia do continente.

Como muitas das informações do capítulo de campanhas já tinham sido citadas no capítulo 1, e o capítulo sobre campanhas também ficaria pequeno, optei por colocar todo o seu conteúdo no capítulo de personagens mesmo, ficando o Réia então com três capítulos.

Dentre as novidades do livro, teremos três classes de prestígio, sendo uma delas o cavaleiro, a visão definitiva sobre o herói de armadura da Cavalaria; e vários talentos, inclusive um novo tipo de item mágico, as tatuagens.

Por fim, quero dizer que esta é a última “Réia: Notas de Criação do Cenário”, porque o cenário está pronto! Continuarei com esta coluna mensal, mas agora ela será uma coluna de suporte, trazendo sempre novidades e tirando eventuais dúvidas.

Quero agradecer publicamente a todos que nos acompanharam até aqui, por suas contribuições e pelo apoio. Tenho certeza que continuaremos juntos nesta jornada e que outros irão se juntar a nós, agora que teremos o primeiro livro lançado.

E não deixem de conferir, na próxima coluna, a imagem da capa do Réia – Cenário de Campanha, com a magnífica arte de Gláucio Marcos. Até lá!

Réia é um cenário de fantasia medieval épica
criado por Marcelo Telles para o sistema D20.
Não percam, no primeiro domingo de cada mês, a coluna mensal
Réia: Notas de Criação do Cenário,
em que o autor fala do desenvolvimento desse novo cenário,
e participem no nosso fórum do tópico dedicado a Réia
https://www.rederpg.com.br/wp/forum/reia/
e da comunidade oficial do cenário no Orkut
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8782566
* Glaucio Marcos agora assina como Glaucio Costa

***

Share This Post

Leave a Reply