Física & HQs (V)

Uma das missões primordiais de um super herói é defender os injustiçados. Mas e se o próprio herói é o injustiçado da vez?  Fancisco Assis, no seu blog Física Pop, defende com barbatanas e guelras o porquê do Aquaman ser muito mais poderoso do que parece…

Ele não é nenhum “superman”

Juntos, Superman e Aquaman. Clique na imagem se a quiser como wallpaper (1024x768)

Gostaria de falar um pouco sobre um dos super-heróis mais injustiçados da DC Comics e tentar esclarecer um pouco do por que ele é (e sempre será) um dos meus personagens favoritos: o Aquaman.

Ridicularizado por muitas histórias banais que o tornaram merecedor do título de “limpador de aquários oficial” da Liga da Justiça,  recentemente o Rei da Atlântida teve sua origem recontada, seu papel na cronologia da DC remodelado até um visual bad-ass incrementado, tudo para tentar coloca-lo em seu papel de direito como um dos “grandes” da editora.

Sério, todo respeito ao gosto de cada um, mas essa versão “Capitão Gancho” do Aquaman me decepcionou profundamente… para mim, ele será sempre o bom moço com péssimo gosto para combinar cores em suas roupas, que utilizava bolinhas d´água em suas lutas e cavalgava cavalos marinhos.

E mesmo essa versão reformulada trouxe a continuidade do maior problema que um super-herói pode enfrentar: um autor que não faz a menor idéia de como seus poderes funcionam, o que é a chave para uma história decente! Muita gente reclama do Superman (e falarei sobre ele mais pra frente), mas as pessoas se esquecem do nível de poder do Aquaman.

Em um episodio de ” Liga da Justiça Sem Limites”, em que os heróis estão sendo atacados pelo exercito americano, um soldado tem a pachorra de dizer que ” ele é durão, mas não é um Super-homem” ao se referir aos poderes do Capitão Ganch..ops, ao Aquaman. Essa doeu fundo no meu coração: como assim ele”não é um Super-homem”? Cara-pálida, o sujeito consegue nadar do leito oceânico a superfície em 3 segundos e já salta direto para o combate – e estamos falando da plataforma oceanica a cerca de 200 metros de profundidade, um feito inimaginável para um ser humano devido ao bends ou  “doença da descompressão” como é chamada.

Trata-se de uma horrível ameaça à segurança dos mergulhadores, que devem fazer sempre paradas ocasionais durante sua subida à superfície. Todos ouvimos falar sobre descompressão e é comum vermos ” câmaras de descompressão” em filmes de ficção científica, e é para isso que elas servem: para evitar o bends.

No caso de um mergulhador, o que ocorre é que mesmo o surfista mais descontraído da praia está sob constante pressão: 1kg/cm², que é o que nós chamamos de ” uma atmosfera” (não confundir com “o um anel”, por favor) e significa a força, por unidade de área, exercida pela coluna de ar da atmosfera da terra em um determinado ponto ao nível médio do mar.

 

Aquaman: Sword of Atlantis. Clique na imagem se a desejar como wallpaper (1024 x 768)

Muita informação? Ok, indo por partes podemos dizer que este valor equivale ao “peso” da atmosfera sobre um quadradinho de 1 cm² que você desenha com o dedo na areia da praia.

Melhorou? Só não vá se esquecer que a unidade de medida correta para “peso” é o newton (N), mas não é sobre isso o que eu quero falar, mas sobre o que acontece quanto alguém mergulha: o peso da coluna d´água sobre ele  será acrescido  ao valor de 1 atmosfera, de forma que a uma profundidade de 10 metros o mergulhador estará sujeito a uma pressão equivalente a “duas atmosferas” ou 2kg/(m.s²) que é o equivalente a 2 Pascal (Pa) no Sistema internacional de Medidas.

De forma cumulativa, a cada 10 metros de profundidade devemos somar mais 1 pascal a esse valor e não é preciso que se desça mais do que isso para ter que emergir de forma lenta e gradual, evitando o surgimento de pequeniníssimas bolhas de nitrogênio que bloqueariam alguns terminais de vasos sanguineos, causando dores imensas por todo o corpo, principalmente nas juntas.

Além, é claro, de tonturas, paralisia temporária e convulsões, dependendo do caso. É o “mal dos mergulhadores” ou bends em ação.

Voltando ao Aquaman, 200 metros de profundidade equivalem a 21 Pa. Vencer essa distância em 3 segundos significa nadar a 66,6 m/s ou seja, quase 240 km/h! Para compararmos, o agulhão-vela (um peixe esquisitão com um grande bico em forma de espada) é considerado o animal aquático mais veloz do mundo por conseguir atingir 109 km/h em pequenas distâncias.

Agulhão-vela, o animal aquático mais veloz, consegue atingir 109 km/h em pequenas distâncias

De acordo com um ranking elaborado pelo especialista em peixes Aidan Martin, diretor do Centro ReefQuest de Pesquisa em Tubarão, dos Estados Unidos, o agulhão-vela é seguido de perto pelo peixe-espada, que nada a 96 km/h, e pelo marlim, que atinge por volta de 80 km/h.

O feito desses animais é excepcional, uma vez que a água é cerca de 750 vezes mais densa que o ar, o que exige dos peixes uma extraordinária força para se locomover. Dos outros animais marinhos, vale ressaltar a rapidez de golfinhos (cujo campeão em velocidade é a orca, com 55 km/h – ah, você também achava que a orca fosse uma baleia?) e tubarões, em que o mais rápido é o mako-cavala, com 50 km/h.

Aquaman, no traço inigualável de Alex Ross

Agora, estamos falando de uma cena específica em que o Aquaman estava a apenas 200 metros de profundidade – não sei a localização da Atlântida, mas um chute seguro seria dizer que o reino perdido se encontra em algum lugar da região chamada de Planície Abissal no oceano Atlântico (adivinhem só por que ele recebeu esse nome?), situado entre 2.000 a 6.000 metros de profundidade.

Sim, estamos falando de algum lugar a algo entre 200 a 600 Pa, e de um personagem capaz de se mover sob essa pressão com a mesma desenvoltura com que eu ou você nos movimentamos em nosso dia-a-dia. Vamos adotar um valor médio, 400 Pa, para imaginarmos um pouco da densidade muscular do Aquaman – e qual seria seu nível de força, sabendo que um homem em boa forma física é capaz de erguer 100kg com as duas mãos, sob o efeito de 1 Pa.

Sinta-se livre para multiplicar esse valor por 400, ignorando os efeitos da aceleração da gravidade e empuxo da água, para não cairmos no risco de contas desnecessárias e temos alguém capaz de erguer 40 toneladas sem muito esforço quando está fora da água, levando em conta que Aquaman é tão forte quanto qualquer atlante em boa forma física.

Nem vou entrar no quesito “velocidade”, mas se quiserem usar um ser humano como referencia para uma “regra de 3″, o atleta considerado como “o homem mais rápido do mundo” consegue correr a 36,8 km/h e o recorde mundial de natação equivale a uma velocidade de 9km/h.

Ele é no mínimo duas vezes mais rápido que o animal mais veloz dos oceanos, é capaz de erguer 20 toneladas com cada braço e é imune ao bends…e ainda assim “não é um super-homem”? O que o soldado queria, que ele vestisse a cueca por cima da calça?

Por Francisco de Assis Nascimento Júnior
Este texto foi publicado originalmente  no impulsohq .
Publicado anteriormente no blog Física Pop
Siga o autor no Twitter: @macassis
Para mais textos do autor aqui na REDERPG, clique aqui .

Não perca na próxima semana um novo artigo;
e traga seu kit de sobrevivência anti-zumbis…

***

Share This Post

Leave a Reply