Piratas do Caribe 4 – Navegando em Águas Nebulosas

Quem poderia imaginar que um brinquedo da Disney se transformaria em um dos maiores fenômenos do cinema. Piratas do Caribe chegou com muito marketing, mas sem grandes expectativas. O resultado foi um filme muito melhor que o esperado. Será que Piratas 4, o primeiro sem o casal Orlando Bloom e Keira linda, continuaria o sucesso?

Após deixar seus amigos de outras aventuras, Jack Sparrow decide seguir em uma nova busca: encontrar a Fonte da Juventude. Mas ele não é o único. Espanhóis e Ingleses disputam uma guerra fria pela descoberta da fonte. Jack acaba encontrando uma antiga companheira, amiga, amante; que coloca Jack em rota de colisão com o mais perigoso pirata dos sete mares: Barba Negra.

Levante a mão quem já ouviu uma trama similar. Levante a mão quem esperava um roteiro Kafkaniano de Piratas do Caribe? Quem levantou, toma uma aspirina que está na sintonia errada. Piratas é um filme de ação, aventura hollywoodiano, totalmente clichê e essa é parte de sua diversão. Não é pra pensar, é para sentar na cadeira pegar a pipoca e rir. Como capa e espada ele é um bom filme. Surpreendentemente (o palavra longa e feia) os diálogos são muito bons, Jack sempre tem uma boa resposta.

Orlando e Bloom e Keira Knightley fazem falta, por mais estranho que seja. Orlando é um péssimo ator. Keira é linda é sempre faz falta, mesmo que seu par romântico fosse tão maçante. Porém, a história paralela ajuda a andar com a história. Jack Sparrow como personagem principal é muito bom, mas os atores coadjuvantes não têm a mesma empatia, até os que participaram dos outros filmes. Tramas paralelas funcionam bem em filmes clichês e falta essa trama em Piratas 4. Ela existe, mas só começa na parte final do filme. Ninguém nem lembra o nome do personagem ao sair do cinema.

Ninguém sabe porque os espanhóis estão caçando a fonte (explicado no final), mas seu líder é mais um NPC sem stats, só um ficha sem nome. Faltam personagens interessantes.

Visualmente Piratas é mediano. Temos poucas imagens em paisagens caribenhas e muitas cenas noturnas em navios e nenhuma batalha naval. O filme tem cenas de ação escuras e pouca emoção. Uma fotografia mais detalhada e mais ação à luz do sol seria bem aceita. (as empresas usam o truque de filmar à noite porque é mais fácil esconder os efeitos).

A interpretação em Piratas está boa. Jack Sparrow como Jack Sparrow está ótimo como sempre. Johnny Depp está tão perfeito no papel que é difícil lembrá-lo sem as argolas piratas. Penélope Almodóvar Cruz faz um bom par romântico, mas seu personagem não tem um bom roteiro para trabalhar. Merecia uma caracterização mais marcante e decidida. Ian Mcshane não convence como o vilão. Barba Negra é comum, não parece os antigos capitães piratas de Hollywood. Geoffrey Rush faz um Barbossa Jack Sparrow. Não.

Piratas do Caribe, o original, foi lançado em um momento de hiato entre os filmes de ação. Os filmes de briga, luta, haviam dominado o mercado de ação e estavam caindo no ostracismo e ninguém sabia como salvar o gênero. Piratas devolveu a aventura, a ação. Não precisa ter sangue ou soco, só correria e diversão. Era divertido para toda família. Piratas 4 é um recomeço, com Jack como o grande capitão (Orlando Bloom deveria ser o mastro de Piratas, mas Johnny roubou seu posto). Porém, o filme peca por um ritmo lento em alguns momentos e história comum.

Piratas do Caribe Navegando em Águas Misteriosas é um bom filme em promoção, mas a série pode mais.

 

Roteiro: 3 – Clichê, comum, algumas vezes comum demais.

Produção: 5 – Nenhuma produção de Jerry B. pode receber menos que 5.

Direção: 3 – Pode ser 4. Os atores têm bons momentos e outros bem fracos.

Nota Final: 4 – Bom filme para a família, mas Jack Sparrow pode navegar mais.

Por Fabiano Silva

***

Share This Post
2 Comments
  1. Concordo com o Fabiano a respeito do filme. Acredito que se o filme for o início de uma nova trilogia, começou bem, e pode melhorar muito nas continuações. Como filme isolado, fica como nota final 4 de fato.

  2. Kevin McNally como Gibbs foi legal nesse filme, é um personagem pouco aproveitado mas Jack Sparrow sempre acaba colocando ele pra trabalhar em prol do plot.

Leave a Reply