Cacodemônios do Demonomicon

Quando um demônio particularmente poderoso sucumbe, sua alma persiste por um tempo como um cacodemônio. Assim como almas que perambulam pela Greta Sombria esperando por seu destino final, um cacodemônio existe por um tempo proporcional ao poder do demônio em vida.  Diferente de uma alma da Greta Sombria, um cacodemônio pode dar um basta em suas peregrinações ao possuir um corpo ou objeto.

Apesar de um cacodemônio ser a força vital de um demônio, ele se comporta como um perigo ou armadilha ao invés de um monstro. Na amostra de hoje do Draconomicon, vamos ver como isso ocorre.

Possuindo um Corpo Sem Alma

A maneira mais fácil de um cacodêmonio realizar uma possessão é através de corpos sem alma, abundantes no Abismo. Demônios sem alma representam o tipo mais comum de demônio, e poderosos exemplares de tais criaturas se tornam feno para espíritos maiores.

O risco envolvido na possessão de um corpo sem alma – particularmente um corpo que não seja de um demônio – é que enquanto o animus* do cacodemônio retém sua personalidade e experiências, é tão poderoso quanto o corpo que possui. Ao contrário de possessão de objetos (veja abaixo), uma vez que um cacodemônio possua um corpo sem alma, estará ligado aquele corpo até que o mesmo seja destruído. Ademais, se um demônio possuindo um corpo é derrotado, não existem garantias de que seu animus se tornará um cacodemônio novamente.

Objetos e Constructos

Cacodemônios podem também possuir objetos mágicos ou construtos, apesar de necessitarem ser coagidos a possuírem os últimos. Assim como com a possessão padrão, o demônio pode ver e ouvir através do objeto. Entretanto, sem alguma forma de locomoção, o objeto demoníaco não pode se mover sem um considerável dispêndio de vontade. Um cacodemônio pode possuir um objeto mágico na esperança de possuir o guardião ou portador do objeto mais tarde. Desta maneira, o cacodemônio ganha mobilidade enquanto espera por um hospedeiro melhor.

Possessão de um constructo possui os mesmos perigos da possessão de um corpo sem alma. Como resultado, poucos cacodemônios aceitam possuírem constructos. Demônios poderosos e demonologistas podem, às vezes, criar constructos possuídos ao enganar ou compelir um cacodemônio dentro do corpo do constructo. O lorde demônio Haagenti é um famoso construtor de constructos demoníacos, incluindo horrores mecânicos (Demonomicon, p.109).

Hospedeiros com Alma

Muito freqüentemente a vítima da possessão do cacodemônio sente a intrusão e luta para afastar o atacante. Como resultado, o cacodemônio tende a escolher vítimas mais fracas que ele sempre que possível. Se a tentativa do cacodemônio falha, ele tentará redirecioná-la para um objeto mágico, aprisionamento em um círculo mágico, ou arriscará diminuir a tal ponto que não mais poderá possuir corpos, esvaecendo ao nada. Assim como na possessão de um corpo sem alma, o cacodemônio não poderá se manifestar novamente como um cacodemônio se o hospedeiro vier a morrer.

Este tipo de possessão oferece a oportunidade de rápido ganho de poder. Mortais motivados podem atingir poderes próximos dos deuses em décadas ou anos, ao passo que ascender na escala de poder a partir dos demônios menos poderosos pode levar séculos. Ademais, enquanto o cacodemônio cultiva e aos poucos devora a alma de seu hospedeiro, ganha muito em poder, na mesma quantidade que ganharia por consumir quantidades impossivelmente vastas de larvas de alma.

Quando não há mais vestígios do corpo possuído original, o Abismo às vezes transforma o animus e o corpo em um demônio verdadeiro. Sábios e demonologistas acreditam que o gigante de gelo Kostchtchie (Demonomicon, p.122) se tornou um lorde demônio através de uma possessão por um cacodemônio.

Possessão do Cacodemônio
Perigo
Espreitador
XP de acordo com a forma prévia
Um cacodemônio pode tentar possuir uma criatura dentro da área em que assombra.
♦     Perigo: Um cacodemônio assombra uma área proporcional ao patamar de sua forma demoníaca prévia: 4 quadrados de lado para patamar heróico, 6 quadrados para patamar exemplar ou 8 quadrados para patamar épico.
Percepção
♦     Um cacodemônio não pode ser percebido até atacar ou tomar sua forma de névoa (veja “Névoa” abaixo), neste caso não sendo necessário um teste de Percepção para percebê-lo.
Perícia Adicional: Arcana (apenas treinado)
♦     CD difícil por nível: O personagem pode sentir a presença do cacodemônio.
Perícia Adicional: Arcana, Religião
♦     CD moderado por nível, após o cacodemônio ter atacado ou tornar-se nevoeiro: O personagem identifica o cacodemônio.
Iniciativa igual à da forma prévia do cacodemônio.
Gatilho
O cacodemônio rola iniciativa e ataca qualquer criatura que entra sua área assombrada.
Ataque
Ação padrão corpo-a-corpoAlvo: Uma criatura na área assombrada 

Ataque: Nível da forma prévia do cacodemônio +3 Vs. Vontade

Acerto: O alvo está dominado (TR anula). Primeiro TR perdido: o alvo ainda está dominado, mas não está mais pasmo como parte da condição. O cacodemônio escolhe todas as ações do alvo dominado. Segundo TR perdido: O cacodemônio possuí o alvo (veja “Possuído por Demônio” p.12). A possessão acaba quando o alvo morre ou o cacodemônio é exorcizado (veja “Contramedidas” abaixo).

Erro: O cacodemônio se manifesta como uma essência nevoenta em um quadrado adjacente ao alvo. Enquanto estiver nesta forma, o cacodemônio só pode atacar criaturas adjacentes a ela ou no seu quadrado. Qualquer criatura pode se mover pelo quadrado do cacodemônio livremente. O cacodemônio não pode se mover ou ser atacado ou receber dano. O perigo realiza um teste de resistência ao final de cada um dos seus turnos. Em um acerto, o efeito acaba.

Contramedidas
♦     Se o quadrado de um cacodemônio estiver dentro da área protegida por ritual de Proibição (veja Livro do Jogador, p. 312), o cacodemônio se torna inerte até o final do ritual. Se o nível da forma anterior do cacodemônio for maior do que o nível do realizador do ritual, o ritual de Proibição não surte efeito sobre o cacodemônio. 

♦     Um personagem pode exorcizar um cacodemônio possuindo uma criatura realizando um ritual de Remover Aflição (veja Livro do Jogador, p.312). O cacodemônio não pode atacar a criatura anteriormente possuída por um período de um ano e um dia. O nível da aflição é o nível da forma anterior do cacodemônio.

♦     Enquanto o cacodemônio estiver em sua forma de névoas, qualquer criatura adjacente a ele treinada em Arcana ou Religião pode realizar um teste com uma destas perícias (CD difícil do mesmo nível). Um sucesso força o cacodemônio em um constructo ou Círculo Mágico (veja no Livro do Jogador. p.302), ou em um item mágico dentro de 5 quadrados do cacodemônio. Veja “Cacodemônios e Possessão” acima.

* NT: animus é uma energia necrótica que permeia corpos inanimados;  demônios, construtos e demais criaturas cuja alma já partiu de seu corpo são movidas pelo animus. No livro Open Gravetm é exemplificado que o animus não é como uma energia vital; ele é uma infecção, que deturpa o corpo que habita; desta maneira, não pode ser confundido com a alma de uma criatura viva. No caso de mortos-vivos que parecem ter algum tipo de vontade própria, uma maior quantidade deste animus está contida no corpo, de maneira que o comportamento da criatura (desejo de destruição, por carne viva, etc…) é resultado desta maior presença, que pode inclusive acessar a memória do corpo e agir como se o mesmo tivesse ainda uma alma; o que é bem diferente no caso de lichs, cavaleiros da morte e vampiros, cuja alma é necromânticamente presa ao corpo (ou a um foco específico).

Tradução: Leo Gruber
Fonte: http://www.wizards.com/DnD/Article.aspx?x=dnd/4ex/20100614

***

“O artigo acima é uma tradução com o intuito de divulgação do D&D® 4ª Edição do material disponibilizado gratuitamente no site da Wizards of the Coast , e que é propriedade da Wizard of the Coast LLC e de sua representante oficial no Brasil, a Devir Livraria . Ele foi postado aqui sob a Wizards’ Fan Site Policy . Qualquer discrepância entre os termos aqui usados e os dos livros de D&D® 4ª Edição já lançados ou futuramente lançados em português, prevalecem sempre os termos oficiais estabelecidos pela Devir Livraria .”

Wizards of the Coast , Dungeons & Dragons® and their logos are trademarks of Wizards of the Coast LLC in the United States and other countries. © 2009 Wizards. All Rights Reserved.”

” REDE RPG is not affiliated with, endorsed, sponsored, or specifically approved by Wizards of the Coast LLC. REDE RPG may use the trademarks and other intellectual property of Wizards of the Coast LLC, which is permitted under Wizards’ Fan Site Policy . For example, DUNGEONS & DRAGONS®, D&D®, PLAYER’S HANDBOOK 2®, and DUNGEON MASTER’S GUIDE® are trademark [s] of Wizards of the Coast and D&D® core rules, game mechanics, characters and their distinctive likenesses are the property of the Wizards of the Coast . For more information about Wizards of the Coast or any of Wizards’ trademarks or other intellectual property, please visit their website at (www.wizards.com).”

***

Share This Post

Leave a Reply