Arquivo REDERPG: Adventure! (resenha)

Adventure! foi o terceiro da trilogia de RPGs do Trinity Universe da White Wolf, precedido por Trinity e Aberrant, respectivamente. Enquanto Trinity era o futuro e Aberrant o presente, Adventure! era o passado, ambientado na Era “Pulp” (a mesma de Rastro de Cthulhu). Nele os jogadores encarnam heróis a lá Indiana Jones, capazes de feitos extraordinários. Posteriormente, todo o Trinity Universe foi também lançado para o sistema d20. A resenha a seguir escrita pelo Tzimisce é sobre o jogo original, e foi publicada no antigo portal em 7 de outubro de 2003 (1.586 leituras). Tanto o livro original quanto sua versão d20 ainda são vendidos no formato .PDF.

 


 

Conheça Adventure!

Onde tudo começou…

O primeiro jogo da White Wolf após seu sucesso estrondoso com o Mundo das Trevas foi o RPG de ficção científica Trinity. A proposta de Trinity era, mesmo que a princípio meio batida, bem interessante. Num futuro próximo, 2120 na verdade, a humanidade se via as volta com um velho inimigo: os Aberrantes. Esses seres mutantes eram na verdade humanos exilados do planeta no século XXI devido às desgraças que causaram com seus poderes e a sua lenta degeneração em monstruosidades. Para deter essa ameaça a única esperança da raça humana eram os Psions, humanos dotados de poderes paranormais e treinados para combater os Aberrantes e proteger o Sistema Solar.

A grande sacada de Trinity foi que seus autores souberam como poucos desenvolver a história do cenário, que ia ficando cada vez mais empolgante e espetacular à medida que novos suplementos chegavam. Não deu outra, seguindo a premissa do primeiro jogo a White Wolf lançou um tempo depois Aberrant. O foco desse novo jogo eram as aberrações mutantes que no futuro seriam responsáveis por quase levar a raça humana à extinção. No entanto, para a surpresa do todos, no mundo de Aberrant (que se passa nas duas primeiras décadas do século XXI), esses mutantes ainda não tinham degenerado. Pelo contrário, os Novas (como os aberrantes eram chamados no início) eram verdadeiras heróis e ídolos, dotados de dons e poderes incríveis que levaram a raça humana a uma prosperidade praticamente desconhecida. Novamente aqui a linha de Aberrant trouxe uma apaixonante trama para manter os jogadores atraídos pela história, que tomava todo um tom de tragédia já que todos sabiam que no futuro os Novas se transformariam nos deformados e insanos Aberrantes invasores de Trinity. No final do livro de Aberrant havia uma pequena mas curiosa propaganda que falava de um terceiro jogo que fecharia o ciclo do chamado Aeon Continuum, o universo onde se passam as histórias dessa linha. Esse último jogo é Adventure!

Do que trata em especial Adventure! para ser um título tão esperado pelos fãs? Sua história se passa no passado, nos tumultuados anos 20. O grande destaque do jogo é que ele trata da misteriosa Aeon Society. O que é isso? Bem, digamos que esse misterioso grupo é a mesma organização internacional que reúne os Psions no futuro de Trinity e que durante o surgimento dos Novas se apresenta à ONU propondo maneiras de incorporar os super-humanos na sociedade. Quem já leu outros livros do Aeon Continuum fica morto de curiosidade para saber o que é a Aeon Society, quais seus objetivos e como surgiu. Bem, Adventure! vem para responder a essas perguntas (e criar outras!).

Esperança!

Todo jogo da série Aeon Continuum meio que pega uma época famosa para os quadrinhos ou histórias de super-heróis e não é diferente com Adventure! (ou simplesmente A! como é chamado pelos fãs). O cenário aqui é nosso mundo logo após a Primeira Guerra Mundial. A humanidade, ainda traumatizada com os horrores criados pelo homem e com a destruição e morte que varreram o planeta, procura mais do que nunca por ícones, por pessoas que possam tornar o mundo um lugar melhor. A idéia de esperança, de que a “Guerra para terminar com todas as Guerras” já passou, preenche a sociedade. A ciência e o homem, cada vez indo mais longe, revelando milagres e lugares fantásticos antes desconhecidos enchem de fascínio o mundo. No entanto, nem tudo é perfeito. Muitos tentam se aproveitar desse mundo assustado e a procura de paz, desde vis gangsters e inventores inescrupulosos até ditadores e dominadores insanos! Os dois grandes diferenciais de A! em relação ao nosso mundo no entanto são dois eventos muito importantes: a criação da Aeon Society e bizarro e misterioso Evento Hammersmith.

Maxwell Anderson Mercer, ou Max Mercer como é chamado pelos amigos, é um milionário que ficou chocado pelos horrores da guerra e dedicou sua vida ao melhoramento da humanidade. Uma pessoa que viveu toda sua infância e adolescência lendo sobre feitos e pessoas notáveis, Mercer era um exemplo clássico de herói no sentido mais puro da palavra. Sua fortuna, voltada para obras e pesquisas beneficentes, não tirava o fato de que Mercer era ele mesmo um eterno aventureiro, fazendo o que fosse possível com as próprias mãos para seguir seu sonho, como quando resgatou Whitley Styles de uma seita da morte indiana. Whitley era filho de velhos conhecidos seus, e passou a respeitar Max e a ajudá-lo como um leal escudeiro. No futuro virou um dos principais suportes da Aeon Society.

Mas mesmo para uma pessoa com uma vida como a de Max não podia esperar pelo que o futuro reservara. Quando convidado por seu velho amigo, o cientista Sir Calvin Hammersmith, para ver um novo experimento que lidava com a chamada energia telúrica (uma energia existente nos espaços vazios dos cosmos e inesgotável), Max presenciou uma explosão causada por alguma falha. Hammersmith morreu, mas graças a seus últimos atos, Max e seus companheiros presentes conseguiram sair milagrosamente intactos da explosão. No entanto Max desapareceu após o acontecimento sem deixar traços. Enquanto isso o mundo via um aumento na agitação de seus eventos. Não só o surgimento de indivíduos notáveis e igualmente perigosos como o misterioso Ubiquitous Dragon com seu cartel sombrio e o temível Dr. Zorbo com sua letal armada aérea, como esses homens agora vinham com muito mais persistência e poder. Por sua vez Max Mercer surge alguns meses depois e reunindo seus mais leais companheiros funda a chamada Aeon Society for Gentlemen (Sociedade Aeon para Cavalheiros). Com o objetivo de ajudar a humanidade a descobrir seu verdadeiro potencial e a alcançar um futuro promissor, a Aeon também procura impedir qualquer um de controlar o destino do mundo ou de usar da força e manipulação para dominar ou causar destruição. Em especial daqueles que aprenderam a usar a misteriosa energia telúrica descoberta e libertada pelo Dr. Hammersmith para criar inventos malignos. Mas eles não eram os únicos problemas: homens com poderes misteriosos sobre a mente, com habilidades únicas ou até mesmo sobre-humanas também surgiam com seus planos próprios. Havia ainda aqueles que usavam de suas habilidades humanas, mas em níveis notáveis, para o crime e objetivos mesquinhos. Mercer reuniu para lutar contra essas ameaças os indivíduos mais famosos de sua época, devido a suas habilidades, dons e principalmente, sua distinção e coragem! Entre eles estavam nomes como o grande piloto Danger Ace, o famoso inventor e gênio, Professor Dixon e o incrível Dr. Primoris. A Aeon Society vinha não como a única, mas como uma das principais esperanças para esse novo mundo.

Storyteller Pulp!

Adventure reúne o melhor da ficção pulp. Desde mestres da mente como O Sombra, até os incríveis feitos dos aventureiros de Caçadores da Arca Perdida e A Múmia, ou mesmo Rocketeer com suas grandes invenções. Da mesma maneira que Aberrant redireciona todo o sistema Storyteller para o clima de Supers, Adventure! faz o mesmo para o clima Pulp.

A primeira novidade fica por conta dos personagens, os chamados Inspired. Esses homens e mulheres, afetados pelo Evento Hammersmith diretamente ou apenas sutilmente ao que parece em alguns casos, formam os personagens jogadores de Adventure! O jogador por escolher basicamente três tipos de personagens.

  • Daredevils: esses personagens são os heróis e aventureiros clássicos dos filmes! Eles não possuem poderes sobre-humanos, mas sim uma sorte que beira o ridículo e grandes habilidades. Sem alguém pensou em Indiana Jones acertou na mosca!
  • Mesmerists: aqui temos os senhores da mente de A! Desde personagem com dons extra-sensoriais ou de natureza mais mística, até aqueles capazes de hipnotizar seus adversários e realizar outros feitos telepáticos.
  • Stalwarts: por fim temos aqueles personagens que realmente estão além dos dons humanos. Lutadores de artes marciais capazes de quebrar rochas, homens selvagens com habilidades de animais, entre outros clássicos se enquadram aqui.

Vale lembrar que acima estão apenas as definições, em termos de regras, dos três tipos de personagens básicos do jogo! As possibilidades oferecidas com os diversos backgrounds, skills, knacks e demais detalhes dão uma gama que abrange praticamente todo o gênero pulp (e um pouco mais). Adventure! é provavelmente o jogo mais difícil de definir do Aeon Continuum. Você simplesmente tem que pegar e ler o livro para pegar o clima empolgante e a expansão do cenário, não sendo algo fácil de descrever.

Como havíamos dito, A! usa o sistema Storyteller, então muito da construção de personagens e demais detalhes não vão ser novidades. No entanto, o Storyteller usado aqui é o mesmo usado nos livros de Trinity e Aberrant, considerado por muitos inclusive melhor que a última versão do sistema visto em jogos como Vampiro 3º Edição. Temos algumas opções novas para distribuição de pontos, incluindo perícias novas. O jogador tem mais liberdade sobre como desejam fazer seus personagens. Entre as novidades temos a possibilidade de comprar perícias em até 6 níveis para certos personagens, refletindo suas perícias sobre-humanas, além de uma das melhores modificações do jogo – os Background Enhancements, algo como Antecedentes Melhorados. Coisas totalmente pulp aparecem aqui, todos eles baseados em antecedentes elevados a níveis absurdos. Como exemplo temos Kingpin (versão melhorada de Contacts), Legions (versão melhorada de Followers), Wealthy Beyond Avarice (versão turbinada de Resources), entre outros. E mesmo entre os antecedentes normais temos novidades muito bem vindas, como Nêmesis. Sim, você paga pontos para ter um inimigo eterno! Por que alguém faria isso? Bem, sem contar que é muito divertido e dá um ótimo clima (jogadores de 7th Sea que o digam), você ganha vantagens quando enfrentando seu arquiinimigo. É algo parecido com aquele clima especial que vemos nos filmes que surge entre dois adversários, dando bônus em certos testes no jogo.

Eu falei por acaso em filmes várias vezes nessa resenha? Desculpe a repetição, mas é difícil não pensar naquelas cenas incrivelmente sacadas ao ler Adventure! A maior prova disso é você pode provavelmente fazer algo parecido com seu personagem, criando fugas impossíveis e feitos de sorte suprema. Como? Narrando! O que? Isso mesmo, você pode usar o que é chamado em A! de “Dramatic Editing” (Edição Dramática). Essa regra muito bem bolada permite que você literalmente dê uma de Narrador mesmo que apenas por alguns instantes, tudo para salvar a pele do seu personagem. Um exemplo: digamos que você se liberta de sua prisão num dos poderosos dirigíveis aéreos do Dr. Zorbo e derrota a tripulação! Dr. Zorbo, acuado, foge em sua mochila propulsora, mas não antes de sorrir e apertar o botão de auto-destruição. Seu personagem pula escapando da explosão mas agora em queda livre! O que você faz? Usando as regras de Dramatic Editing e gastando pontos de Inspiration (algo que mede o seu nível de heroísmo ou a misteriosa energia telúrica) você pode falar que entre os destroços do zepelim caindo ao seu lado há um pára-quedas bem próximo! Pronto! Uma chance de fuga é criada e você pode agora sonhar em um dia finalmente derrotar o Dr. Zorbo. Mais pulp seria difícil!

Chave de Ouro

Adventure! fecha a série do Aeon Continuum com chave de ouro. Considerado o melhor jogo de RPG de 2002, ganhando o renomado prêmio Origins, A! não só mantém como supera a originalidade e o carisma característicos dos seus jogos-irmãos. Uma das grandes atrações do jogo para os fãs da série é que muitos NPCs famosos em Aberrant e Trinity aparecem pela primeira vez aqui (não! não vamos contar quem são eles, a graça é descobrir). Sem contar isso A! fecha a trilogia trazendo outro cenário clássico para campanhas com super-heróis, aliando seus Inspired audazes e aventureiros, aos mutantes Novas de Aberrant e aos psíquicos Psion na ficção científica de Trinity. Na verdade A! dá isso sim umas boas pistas da origem dos tipos de personagens de Aberrant e Trinity.

Adventure! é útil não somente para quem curte os outros jogos do Aeon Continuum. Ele é totalmente independente, rendendo ótimas campanhas. O material do livro básico abrange praticamente tudo até a Segunda Guerra Mundial. Para melhorar a situação, a presença da estranha energia telúrica liberada no Evento Hammersmith é fonte de todo tipo de evento bizarro. Coisas como distorções no espaço-tempo, causando o reaparecimento de criaturas como dinossauros em cantos isolados do mundo são apenas alguns dos exemplos mirabolantes que cercam o jogo. O livro dá várias outras dicas e o Narrador é encorajado a inventar muito mais. Se há um defeito que possa ser dado a A! seria que temos poucos knacks (os vários poderes e dons dos Inspired) descritos no livro. Mas isso ocorre em parte porque os knacks são simplesmente sensacionais e é difícil não ficar pedindo por mais. Um Player’s Guide, nos mesmos moldes do que foi feito em Trinity e Aberrant seria muito bem vindo aqui. Outro pequeno detalhe: A! lida com um mundo pulp sem sobrenatrual, o que pode ser para alguns fãs do gênero uma desvantagem frente a filmes como A Múmia e outras fontes da literatura da época. No entanto o próprio livro cita a possibilidade e encoraja Narradores que queiram seguir por essa vertente, sugerindo consultar os livros do Mundo das Trevas (é o mesmo sistema afinal de contas).

Há pouco tempo surgiram boatos de que esses excelentes RPGs estariam voltando em 2004. Os rumores acabaram confirmados pela White Wolf há alguns dias: o Aeon Continuum está voltando, só que dessa vez para o sistema d20! A novidade trouxe um misto de alegria e raiva para os fãs, alguns felizes por ver seus amados cenários de volta, outros indignados pela conversão para o d20. De qualquer maneira, todos os livros básicos do Aeon Continuum (Adventure!, Aberrant e Trinity) estarão logo disponíveis para d20, dando uma nova chance para quem nunca conheceu esses ótimos cenários. Resta, no entanto, ainda uma luz no fim do túnel para os fãs do velho sistema: os livros a serem lançados em d20 serão os manuais básicos, já existentes no Storyteller Revised. Muitos acham que livros inéditos da série que venham a ser lançados possam ter estatísticas tanto para d20 quanto para Storyteller. Como diz no próprio Adventure!, é só ter Hope.

Por Tzimisce
Equipe REDERPG
Equipe D&D Brasil

PDF do livro original para venda (apesar da descrição indicar como sistema o d20, este é o jogo original, com o sistema Storytelling Revised do Trinity Universe): http://rpg.drivethrustuff.com/product_info.php?products_id=5&it=1

PDF da versão d20 para venda: http://rpg.drivethrustuff.com/product_info.php?cPath=1&products_id=746&it=1

***

 

Share This Post

Leave a Reply