World of Players – Documentário sobre MMOs

World of Players é um documentário sobre MMOs e jogadores que vivem nesses universos virtuais. O objetivo do WOP é mostrar quem são essas pessoas que passam horas de seus dias em jogos onlines, como eles jogam, como eles vivem dentro e fora dos MMOs. Quem são e como jogam os players brasileiros de MMOs. World of Players é financiado pelos jogadores por doações com o sistema de crowdfounding.

http://catarse.me/pt/projects/308-world-of-players-o-mundo-dos-jogadores-de-mmos

 

Porque um documentário sobre MMOs?

Trabalhando há anos no mercado de games, presenciei o crescimento dos videogames, o nascimento e explosão dos MMOs. Assim como a discriminação e preconceito que os gamers ainda sofrem. Mesmo com o sucesso dos videogames e o mercado milionário de games, jogadores de videogames – e geeks – ainda são mostrados como nerds que destroem suas vidas jogando em mundos onlines. Apesar de alguns jogadores levarem ao extremo suas experiências, nem todos os jogadores são viciados. Por isso a decisão de produzir um documentário sobre MMOs, mostrando que não é apenas de ilusão que vive o mercado dos MMOs. Existe vida nos mundos virtuais e em especial: existem pessoas normais.

 

Quem é Fabiano (lordmons)?

Vocês me conhecem como gamer, geek, criador e apresentador do videocast codeX. Porém, além de gamer, sou produtor de cinema e vídeo, com trabalhos em documentários, filmes e vídeo-clipes. Já tive oportunidade de participar de grandes produções nacionais (como Nosso Lar) e projetos alternativos. World of Players não será um documentário de internet, um vídeo de youtube. O projeto será feito com equipamentos de cinema, por profissionais do mercado de cinema e vídeo.

 

O que é Crowdfounding?

Crowdfounding é um novo tipo de financiamento de projetos, onde qualquer pessoa pode ajudar projetos culturais. Projetos culturais têm imensa dificuldade de conseguir financiamento no Brasil, principalmente projetos com temas alternativos e videogames ainda são discriminados no país.

Através do crowdfounding os próprios jogadores podem ajudar a criação e produção de projetos do seu interesse, sem depender da boa vontade do governo e empresas. Os interessados escolhem um projeto e fazem uma doação de qualquer valor. Essa doação vai direto para a produção do projeto e os doadores ainda recebem uma cópia do documentário quando finalizado.

 

Como Ajudar?

Para ajudar, basta entrar na página do projeto e fazer uma doação. Qualquer valor será de grande ajuda.

http://catarse.me/pt/projects/308-world-of-players-o-mundo-dos-jogadores-de-mmos

 

O que são MMOs?

MMO são jogos onde dezenas, centenas de players jogam ao mesmo tempo na internet – Massively Multyplayer Online, Jogos Onlines Massivos – Nos MMOs, jogadores escolhem personagens e devem jogar juntos, trabalhar juntos para alcançar os objetivos. Além de divertidos, os jogadores devem conversar, interagir com outras pessoas, por isso são o gênero que mais cresce entre os jogos, mobilizando milhões de jogadores em todo mundo.

 

Como será usado o dinheiro arrecadado?Prestação de contas no blog, com todo valor gasto no projeto. Já tenho o equipamento para a filmagem e edição: camera full HD, iluminação, gravador; todo custo do projeto será usado na produção: viagem para entrevistar jogador em todo brasil e até fora do país.

 

Contatolordmonsilva@gmail.com

codeXhttp://lordmons.wordpress.com/

***

Share This Post
2 Comments
  1. Se fosse um documentario sobre gamers em geral eu ajudaria facil … mas sobre MMOs … sei não. ja vi meu irmão jogar uns 5 mmos diferentes ( e famosos ) e a impressão que tive é quea pessoa que dedica tanto tempo jogando aquilo deve ter mesmo um problema.

  2. Bom, quando falam que MMO (especialmente os MMORPGs) são viciantes, não é uma hipérbole. De fato é comum passar muitas horas por semana jogando essas coisas, muito mais tempo do que o que alguns estudos recomendam que uma pessoa passe por dia na frente do computador.

    A questão é que nem todo mundo é assim e que de qualquer maneira, não é só o jogo que faz parte da vida da pessoa. Seria fácil tentar comparar os jogos com drogas por exemplo, mas, as diferenças são gritantes. A começar pelo fato que os jogos são divertidos, estimulam a socialização e desenvolvem o raciocínio (praticamente o oposto do que as drogas fazem).

    A ideia do documentário deve ser mostrar justamente isso, a vida além do jogo para esse tipo de pessoa (do que eu me enquadro a muitos anos diga-se de passagem). Com certeza seria algo interessante de se ver, não sei se internacionalmente existem outros trabalhos com essa proposta.

Leave a Reply