Heroes of the Feywild – Nova raça: O Sátiro

Sejam bem vindos à primeira das nossas prévias de Heroes of the Feywild! Vamos começar com o básico deste livro. Heroes of the Feywild contém novas opções para a criação de personagens tematicamente ligados à Agrestia das Fadas, um plano selvagem e verdejante, tomado por um esplendor arcano, cheio de perigosas e excêntricas criaturas. Personagens cujas histórias estejam ligadas à Agrestia das Fadas ganham acesso a talentos, poderes e mecânicas únicas. Este livro explora, então, tudo aquilo que faz com que os personagens de temática feérica sejam tão distintos e divertidos para jogar.

Então, para aqueles interessados em aprender um pouco mais sobre a Agrestia das Fadas em si:

A Agrestia das Fadas, também chamada de Terra das Fadas, é um lugar cintilante pela magia. Aqueles que vagam por seus caminhos encantados se deparam com milagres e outras maravilhas inimagináveis, nem mesmo em sonhos, no mundo mortal. Na Agrestia das Fadas, as leis da ciência, lógica e a própria razão retardam as artes da magia, contos e rimas. Animais comuns e objetos conversam de forma tão eloquente quanto qualquer mortal. Florestas encantadas se espalham pela paisagem como rebanhos de ovelhas. Castelos gloriosos empoleiram-se nos pináculos das montanhas, tocando o céu estrelado, e um corajoso viajante pode embarcar em um dos navios para chegar aos palácios feéricos localizados na lua. Fadas ungem as gotas do orvalho nas flores pela manhã, e pela noite, sátiros tocam gentilmente suas gaitas, embalando o mundo e convidando a todos a dormir.

Ainda que possua todo o esplendor de um sonho bom, o plano pode ser tão perigoso quanto o Caos Elemental e suas explosões randômicas de pedra e fogo, e tão mortal quanto o Pendor das Sombras ao drenar a vida de seus habitantes. Aqui, bruxas perversas lançam maldições intermináveis em seus inimigos, transformam mortais em sapos e obscurecem a lua durante seus vôos através do céu da meia noite. Fadas jogam com a vida dos mortais por puro capricho. Cavernas subterrâneas se estendem por áreas do tamanho do próprio mundo acima, e nestes lugares sombrios, tiranos fomorianos, ciclopes brutais e os odiosos drows esperam pelo dia em que eles irão subjugar os habitantes da superfície. Aqueles atraídos para esse mundo de encanto e perigo precisam ser cuidadosos, uma vez que as maravilhas e horrores além da imaginação mortal se escondem em cada dobra dos seus caminhos arborizados.

Uma miríade de raças habita a Agrestia das Fadas, muitas das quais se aventuraram pelo mundo real por eras. Os eladrin e os drow são provavelmente os melhores exemplos, mas estão longe de serem os únicos povos heróicos dentre os seres feéricos que viajam pelos dois mundos. Heroes of the Feywild apresenta três novas raças da Agrestia das Fadas adequadas para uso em qualquer campanha:

Hamadríade: Hamadríades são espíritos encantados de antigos carvalhos. Unos com a natureza, eles podem ser calmos como o por do sol do outono em um momento ou tão violentos quanto uma tempestade no próximo.

Pixie: Fadas semelhantes a crianças, cheias de encantos e magia, os pequenos pixies voam em asas vibrantes e somem em pleno ar em um piscar de olhos.

Sátiro: Meio humanóide e meio bode, sátiros amam a música e todas as celebrações. Estão sempre tentando provar que são bons amigos e inimigos mortais.

Na prévia de hoje, daremos uma rápida olhada em uma destas raças: o Sátiro.

Uma raça estigmatizada pelo folclore como enganadora, hedonista e charlatã, os sátiros merecem o lado negro desta reputação apenas de forma parcial. A primeira vinda dos sátiros ao plano mortal foi quando o mundo ainda era jovem e não estava totalmente recuperado da destruição da Guerra do Amanhecer. Esta guerra arrastou a Agrestia das Fadas para perto do plano mortal, conectando os dois por meio de fendas na estrutura dos planos que os habitantes do mundo natural viriam a chamar de Cruzamentos Feéricos.

Possuidores de almas maliciosas e investigativas, sátiros se aventuraram cuidadosamente através dos cruzamentos feéricos e fizeram contato com as raças ainda inexperientes do mundo. A maioria destes encontros iniciais, entretanto, foi curta e violenta. Destes encontros vieram as sementes que deram origem às lendas – histórias de sátiros aparecendo em vilas fronteiriças espalhando alegremente a matança ou usando a música para enfeitiçar crianças, donzelas e matronas.

Ao longo do tempo, os crescentes conflitos no mundo mortal fizeram os sátiros abandonarem os cruzamentos feéricos para se refugiarem nos paraísos seguros da Agrestia das Fadas. Lá, eles evitariam as guerras das outras raças, felizes em passar seus dias em orgias em vez de tentar interferir nos problemas dos mortais e de outros seres feéricos.

Em tempos recentes, o plano material começou a clamar pelos sátiros novamente. Com a queda dos grandes impérios e o colapso de civilizações, os sátiros são tentados a explorar esta vastidão uma vez mais. Sua raça já é conhecida dentre as tribos bárbaras e postos comerciais ao longo das fronteiras, de onde emergem através dos cruzamentos feéricos para satisfazer sua curiosidade a respeito do mundo mortal.

Sátiro

Fadas aventureiras, foliões selvagens, exploradores curiosos

ASPECTOS RACIAIS

Altura Média: 1,50 – 1,65 m

Peso Médio: 55 – 85 Kg

Valores de Atributo: +2 em Carisma; +2 em Destreza ou +2 em Constituição

Tamanho: Médio

Deslocamento: 6 quadrados

Visão: Penumbra

Idiomas: Comum, Élfico

Bônus nas Perícias: +2 em Natureza, +2 em Ladinagem

Somente Machos: Todos os sátiros dão do sexo masculino.

Origem Feerica: Seus ancestrais são nativos da Agrestia das Fadas, então você é considerado uma criatura feérica para efeitos relacionados à sua origem.

Coração Puro: Você pode fazer Testes de Resistência tanto no começo quanto no final do seu turno contra efeitos relacionados ao Medo e que um TR possa encerrar.

Recuperação Prazerosa: Você recupera 1d8 pontos de vida adicionais para cada pulso de cura gasto durante um Descanso Breve.

Discurso Esperto: Blefe é sempre uma Perícia de Classe para você

Encantamento de Atração: Receba o poder Encantamento de Atração.

 

Encantamento de Atração
Utilitário Racial de Sátiro
Uma melodia calma faz com que o seu oponente vagueie na direção que você determinar.
Encontro  ♦  Encanto
Ação livre   Especial
Gatilho: O sátiro acerta o inimigo com um ataque.
Efeito: O sátiro conduz o alvo por até 3 quadrados, mas não por terrenos acidentados. O inimigo proporciona vantagem de combate até o final do seu próximo turno.

Uma raça estigmatizada pelo folclore como enganadora, hedonista e charlatã, os sátiros merecem o lado negro desta reputação apenas de forma parcial.

A primeira vinda dos sátiros ao plano mortal foi quando o mundo ainda era jovem e não estava totalmente recuperado da destruição da Guerra do Amanhecer. Esta guerra arrastou a Agrestia das Fadas para perto do plano mortal, conectando os dois por meio de fendas na estrutura dos planos que os habitantes do mundo natural viriam a chamar de Cruzamentos Feéricos.

Detentores de almas maliciosas  e investigativas, sátiros se aventuraram cuidadosamente através dos cruzamentos feéricos e fizeram contato com as raças ainda inexperientes do mundo. A maioria destes encontros iniciais, entretanto, foi curta e violenta. Destes encontros vieram as sementes que deram origem às lendas – histórias de sátiros aparecendo em vilas fronteiriças espalhando alegremente a matança ou usando a música para enfeitiçar crianças, donzelas e matronas.

Ao longo do tempo, os crescentes conflitos no mundo mortal fizeram os sátiros abandonarem os cruzamentos feéricos para se refugiarem nos paraísos seguros da Agrestia das Fadas. Lá, eles evitariam as guerras das outras raças, felizes em passar seus dias em orgias em vez de tentar interferir nos problemas dos mortais e de outros seres feéricos.

Em tempos recentes, o plano material começou a clamar pelos sátiros novamente. Com a queda dos grandes impérios e o colapso de civilizações, os sátiros são tentados a explorar esta vastidão uma vez mais. Sua raça já é conhecida dentre as tribos bárbaras e postos comerciais ao longo das fronteiras, de onde emergem através dos cruzamentos feéricos para satisfazer sua curiosidade a respeito do mundo mortal.

 

Aparência física

Nascidos da união entre um sátiro e uma ninfa, um sátiro é sempre macho. Sátiros se assemelham a humanos com as patas de um bode, sendo cobertos por pelos da cintura para baixo. A maioria dos sátiros possui um par de pequenos chifres brotando de suas cabeças, podendo ter a forma de pequenas protuberâncias ou de grandes chifres curvos dos maiores cervos. Ostentam ombros largos e torsos humanos poderosos, a maioria cultivando alguma quantidade de pelos faciais. Seus cabelos encaracolados e desgrenhados variam de tamanho, com sátiros mais jovens geralmente usando-os curtos. Sátiros mais velhos deixam o cabelo crescer conforme a idade, por vezes passando dos ombros.

Ainda que não sejam tão robustos quanto outros seres feéricos, sátiros vivem vidas longas quando comparados aos humanos. Chegam à idade adulta no mesmo tempo que os humanos, mas podem viver até completar duzentos anos ou mais. Sátiros se tornam mais duros e sérios com o avançar da idade, perdendo sua aparência arteira para se assemelhar à líderes estóicos ou avôs severos. Entretanto, uma faísca de mal criação ainda brilha mesmo nos olhos do sátiro mais velho.

Jovens sátiros chegam rapidamente à maturidade. Ainda que permaneçam pequenos em tamanho como as crianças, sátiros são capazes de falas e movimentos complexos em razão de semanas. Sátiros jovens se assemelham às crianças no tamanho, mas podem falar e interagir com a competência de um humano adolescente.

 

Atitudes e crenças

Sátiros são guiados pela curiosidade e pelo hedonismo em partes iguais. Têm um senso de admiração natural em relação ao mundo ao seu redor e às criaturas com as quais dividem este mundo. Apesar de muitos sátiros serem tímidos, satisfazendo suas vontades de uma distância segura e escondidos pelas sombras, todos possuem um desejo intenso de ver, tocar e saber mais. Isso não significa que eles sejam imprudentes, todavia. Sátiros são adeptos de grandes precauções em suas explorações, resultado da vida na Agrestia das Fadas, onde residem magias e perigos ocultos. Além disso, sátiros buscam satisfazer sua curiosidade por meio de músicas e contos, permitindo alimentar a curiosidade dos outros ao recontar uma história sobre suas próprias aventuras. A maioria dos sátiros é proficiente com pelo menos um instrumento musical, sendo as festas destas criaturas sempre uma questão musical.

Sátiros correm riscos, mas apenas aqueles já confrontados com sua astúcia e preparação prévia. Sempre buscam ganhar qualquer vantagem possível o mais rápido que puderem, explorando depois esta vantagem. Quando encontram novas criaturas, são cuidados à ponto de desconfiarem totalmente delas. Mas se alguém se provar digno de confiança, um sátiro se torna um aliado dedicado e implacável.

Sátiros não deixam que oportunidades para festejar passem em branco. Costumam comemorar qualquer feriado que tenham ao menos ouvido falar – e estão completamente cientes de que a civilizações deste mundo possuem festivais e dias santos suficientes para justificar celebrações de forma ininterrupta. Entretanto, apesar do amor ao vinho, música, dança e histórias, sátiros raramente são imprudentes em seu hedonismo. Mesmo em meio a uma celebração, um sátiro mantém sua atenção ao perigo, sempre se certificando de que suas festas não exponham aqueles com que se preocupam a qualquer dano.

 

Comunidades dos Sátiros

Sátiros sempre viveram na Agrestia das Fadas, e a maioria de suas comunidades pode ser encontrada lá. Vivem em pequenos clãs, geralmente variando em número entre uma ou duas dúzias de indivíduos, mas às vezes tão pequenos quando cinco ou seis. Sátiros que se aventuram pelo mundo raramente o fazem em grupos, todavia. Na maioria das vezes, um sátiro solitário sai para explorar o mundo por si só para satisfazer um impulso próprio. Sátiros permanecem raros até mesmo em cidades mais cosmopolitas, são dispersos e não se enquadram em comunidades mais coesas. Por mais cuidadosos que sejam, sátiros são ciumentos em relação ao produto de suas explorações e raramente aceitam que outros dos seus se juntem à ele.

Sátiros da Agrestia das Fadas congregam em lugares belos e onde possam contar com alguma segurança. Clareiras em florestas, campos e gramados abertos, riachos caudalosos e lagoas sob a sombra de salgueiros são lugares onde facilmente se encontram sátiros descansando. Seus lares são humildes e confortáveis, e por mais que adorem uma boa festa, costumam aproveitar ao máximo até mesmo os pequenos prazeres da vida. Ao entrar na residência de um sátiro, você pode encontrar uma despensa abarrotada e uma coleção invejável de comidas finas e bebidas de lugares longínquos. Apesar destes pequenos confortos, sátiros costumam passar pouco tempo em suas casas, preferindo passar seu tempo em contato com a natureza.

 

Aventureiros Sátiros

Com sua curiosidade natural, não é surpresa os sátiros buscarem por grandes aventuras. E eles o fazem do seu próprio jeitinho especial, com objetivos que são mais pessoais que altruístas. Um sátiro pode ser uma benção como companheiro de viagem – uma vez que sua curiosidade esteja de acordo com os objetivos de seus companheiros e de forma que seja mais importante que sua relutância em se colocar em perigo.

 

Bardo

O amor dos sátiros pela música e pelas histórias faz com que se tornem excelentes bardos. Sátiros aproveitam poucas coisas mais que compor uma história. Aqueles que possuem grandes coleções de contos costumam ganhar o respeito de seus semelhantes. Sua natureza feérica significa que você possui uma conexão inata com a magia, o que o leva a dominar o repertório de truques arcanos dos bardos. Como um sátiro bardo, você está sempre em busca da próxima grande história – e ela se torna ainda melhor quando você é o protagonista.

 

Ladino

Aventureiros sátiros são cautelosos em suas investigações, e nenhuma classe representa melhor esta forma de pensar que o ladino. Reafirmando a esperteza e curiosidade de sua raça, você espreita pelas sombras para garantir sua vantagem sobre inimigos mais poderosos. Em situações sociais, você é um encantador de papo convincente, evitando conflitos perigosos com algumas palavras bem colocadas ou convencendo os outros a ajudar ao formular uma intrincada rede de mentiras. Sátiros ladinos têm uma reputação de criativos e dissimulados, e você tenta inicialmente utilizar sua astúcia para escapar de situações difíceis.

 

Feiticeiro

Sátiros bardos dedicam-se ao treinamento mágico ao longo do tempo, mas a centelha do poder arcano por vezes exerce uma maior influência em um sátiro – manifestando-se sem aviso prévio ou chance de escolha. Estes sátiros comumente se tornam feiticeiros, atrelando sua magia inata ao seu espírito aventureiro. Como um sátiro feiticeiro, você canaliza uma força mágica natural e selvagem, beneficiando-se de sua inclinação hedonista. A magia do Caos Elemental reflete a selvageria de sua personalidade, proporcionando uma representação externa de sua natureza livre.

 

Bruxos

Sátiros lidam com criaturas feéricas poderosíssimas diariamente. É natural, então, que a curiosidade de um sátiro o leve a forjar um pacto com alguma dessas entidades. Sátiros comumente se tornam bruxos sob o pacto feérico para se proteger dos perigos encontrados ao explorar a Agrestia das Fadas e a imensidão do mundo.

 

Interpretando um Sátiro

Quando criar um aventureiro sátiro, aqui estão alguns pontos para levar em consideração.

Você vive a vida ao extremo. Sátiros não permitem que oportunidades de festejar passem em branco, mas isso não significa que você seja completamente voltado aos seus desejos ou seu próprio hedonismo. Ainda, tudo o que você faz é focado em, de alguma forma, somar para que tenhas uma vida rica e cheia de experiências diferentes. Para os sátiros, uma vida rica é constituída basicamente de bons vinhos, amigos leais e a companhia de uma ninfa que amem. Entretanto, até mesmo o sátiro mais frívolo sabe que uma vida ociosa não vem tão fácil. Como um sátiro aventureiro, você faz o que faz em busca de algo que ame, seja emoções ou simplesmente bens materiais.

Melhor um amigo que um inimigo. Dada a alternativa entre fazer um inimigo facilmente ou sair de seu caminho e fazer um amigo, um sátiro quase sempre vai tentar o caminho mais difícil. Sátiros costumam dizer que ninguém precisa olhar sobre seus ombros para se certificar de que não está sendo seguido por um amigo. Sátiros odeiam conflitos e não raramente abdicam de algum pequeno conforto em curto prazo se puderem evitar ofender alguém ao fazer isso. Preferem se cercar do máximo de gente possível, acreditando que com a paz vem a prosperidade.

Desta forma, você geralmente cumprimenta qualquer estranho como se fossem amigos de infância, esperando que estas pessoas se tornem amigos leais. Caso faça algum inimigo, o sátiro tenta retificar a situação, se possível. Entretanto, até mesmo o mais otimista dos sátiros sabe reconhecer a maldade em sua forma pura, não sendo facilmente levados pela duplicidade ou falsidade.

Nunca lutar em pé de igualdade. Aqueles que presenciaram o lado amigável de um sátiro costumam se enganar ao achar que ele pode ser facilmente intimidado em combate. Mas quando um conflito se inicia, e ele inevitavelmente acontece, um sátiro luta com uma ferocidade que parece desmentir sua reputação cautelosa. Você procura por qualquer vantagem em combate, possuindo pouquíssimo apreço pela idéia de combate honrado ou luta justa. Sua inclinação em evitar conflitos quando fora de combate faz com que você seja um inimigo perigoso em batalha, já que sátiros acreditam que ao falhar em destruir um inimigo em desvantagem estarão criando outra oportunidade de combate com este mesmo adversário no futuro. Ainda que você não busque ativamente uma batalha, você reconhece que quanto mais rápido uma luta terminar, mais cedo você pode voltar à busca pelos verdadeiros ideais da vida.

Você tem a vida que merece. Sátiros acreditam que o destino que recai sobre todas as criaturas sencientes ocorre por uma razão. Você acredita que os bons ventos da sorte, bem como do azar, sopram de acordo com a forma como cada criatura vive sua vida. Quando você obtém alguma vantagem, ela nunca vem do nada, reconhecendo aqueles que ficaram do seu lado e que te ajudaram a viver uma vida gratificante. Quando as coisas ficam ruins para você e seus amigos, você entende que isto é simplesmente devido ao fato de vocês não terem tentado o suficiente pra pender a balança do destino em seu favor.

Características de Sátiro: Amigável, caprichoso, inquisidor, puro de coração, travessos, trapaceiros.

Nomes de Sátiros: Adronus, Barases, Canteon, Dantes, Gilderos, Pan, Puck, Romeus, Silenus, Tarteron.

 

Traduzido por Victor Lopes
Artigo original: http://www.wizards.com/dnd/article.aspx?x=dnd/4ex/20111021
& http://www.wizards.com/dnd/files/excerpt_20111021.pdf

***

“O artigo acima é uma tradução com o intuito de divulgação do D&D® 4ª Edição do material disponibilizado gratuitamente no site da Wizards of the Coast , e que é propriedade da Wizard of the Coast LLC e de sua representante oficial no Brasil, a Devir Livraria . Ele foi postado aqui sob a Wizards’ Fan Site Policy . Qualquer discrepância entre os termos aqui usados e os dos livros de D&D® 4ª Edição já lançados ou futuramente lançados em português, prevalecem sempre os termos oficiais estabelecidos pela Devir Livraria .”

Wizards of the Coast , Dungeons & Dragons® and their logos are trademarks of Wizards of the Coast LLC in the United States and other countries. © 2009 Wizards. All Rights Reserved.”

” REDE RPG is not affiliated with, endorsed, sponsored, or specifically approved by Wizards of the Coast LLC. REDE RPG may use the trademarks and other intellectual property of Wizards of the Coast LLC, which is permitted under Wizards’ Fan Site Policy . For example, DUNGEONS & DRAGONS®, D&D®, PLAYER’S HANDBOOK 2®, and DUNGEON MASTER’S GUIDE® are trademark [s] of Wizards of the Coast and D&D® core rules, game mechanics, characters and their distinctive likenesses are the property of the Wizards of the Coast . For more information about Wizards of the Coast or any of Wizards’ trademarks or other intellectual property, please visit their website at (www.wizards.com).”

***

 

Share This Post

Leave a Reply