Coração da Escuridão, encontro de 18º nível do Draconomicon

Nesta amostra da 4a Edição, nós trazemos um covil de dragão retirado das páginas do Draconomicon I: Chromatic Dragons pronto para ser usado como um encontro de 18º nível. Nós vamos entrar no covil de um antigo dragão púrpura – uma série de cavernas que já foi o lar de um clã de beholders que as esculpiu na pedra viva.

Um covil para aventureiros de 18º nível

Nas profundezas do Subterrâneo, um antigo dragão púrpura e seus lacaios vivem num vasto complexo de tortuosas passagens e contornos quase orgânicos. Os povos da superfície podem dizer que a besta não representa perigo desde que ela permaneça no subterrâneo, mas os anões e outros moradores das profundezas que sofreram com seus ataques discordam de tal afirmação.

História

Apenas o mais velho dos sábios anões lembra que essas cavernas já foram o lar de um clã de beholders que as esculpiu da própria pedra. O que aconteceu com essas criaturas ninguém sabe dizer, mas sua morada não permaneceu abandonada por muito tempo. Há quase um século, o dragão púrpura Orukurtz usou o Coração da Escuridão como seu lar e o centro de seu território que se expande cada vez mais.

Orukurtz em batalha

O antigo dragão púrpura é um engenhoso estrategista e raramente chega a engajar em combate real. De alguns modos, o Coração da Escuridão não é apenas um conjunto de encontros individuais mas também um único encontro com freqüentes interrupções. Em cada encontro abaixo, Orukurtz aparece rapidamente por alguns rounds de combate. Ele lança todos os ataques que for capaz de fazer em um round (ou talvez dois, se os PCs tentarem impedi-lo de escapar), e daí sai de cena novamente.

Até o final da batalha, use os dados para determinar onde e se o dragão retorna, da mesma maneira que você determinaria quando um pode recarrega. Role 1d6; num resultado de 5 ou 6, o dragão reaparece. (Não role no round que segue a sua saída da batalha; o dragão fica ausente por penos 1 round enquanto ele dá voltas pelos labirínticos túneis de seu covil.) Toda vez que Orukurtz aparecer, suas táticas são similares: Ele ataca brevemente e bate em retirada. Táticas específicas são detalhadas em cada encontro; use estes como exemplos para determinar o comportamento do dragão em quaisquer encontros opcionais que você utilizar.

Assuma que toda vez que o dragão aparecer em determinada área, que sua arma de sopro, sopro sanguinolento, e presença aterradora tenham recarregado.

Quando o dragão reaparece, ele pode fazê-lo através de qualquer uma das entradas da área de combate. Ele conhece seu covil bem o suficiente para correr por todo o percurso, e ele aparece pela entrada que lhe for mais vantajosa. Alternativamente, ele pode aparecer atravessando uma muralha usando sua intangibilidade caso isso lhe dê vantagem de combate. De outra forma, ele só usa seu movimento de alternância puramente para escapar.

Orukurtz nunca volta a um combate após todos os monstros estarem mortos. É fácil para o dragão escutar os sons de batalha – ou a falta deles – dessa forma, os PJs que matarem seus inimigos e tentarem emboscar o dragão com ações preparadas estão fadados ao desapontamento.  Por conta desta batalha contínua, cada encontro tem três possibilidades de nível.

  • O nível de encontro inicial assume que os PCs gastaram a maior parte do seu tempo batalhas as outras criaturas do comabte, mas Orukurtz faz aparições como descrito acima. O dragão luta em média uma vez a cada três rounds, então este nível o trata como uma ameaça e usa um quinto do XP convencional de um solo de nível 19 (2,400 XP).
  • O segundo nível de encontro (o mais baixo) assume que Orukurtz não aparece, seja porque ele foi morto, seja porque ele fugiu de seu covil, ou porque os PCs conseguiram de algum modo bloquear seu acesso à área.
  • O terceiro nível de encontro (e o mais alto) assume que Orukurtz escolheu ficar e lutar, ao invés de continuar sua tática de ida e volta. Ele o faz se este combate for o último encontro que sobrou em seu covil – ou seja, se os PJs derrotarem todos os outros encontros táticos, assim como quaisquer outros encontros opcionais que você pode escolher incluir. (Outras circunstâncias pelas quais o dragão pode resolver ficar e lutar até o fim são mencionadas em cada encontro tático.). Os PJs ganham todos os pontos de experiência por Orukurtz (12,000 XP) quando o dragão for finalmente morto ou derrotado. Essa quantidade de XP é incluída neste nível de encontro.

Clique no link abaixo para fazer o download gratuito deste covil traduzido, pronto para você usar contra os seus jogadores! Para fazer o dowload, é necessário ter um login aqui na REDERPG.

Clique aqui para baixar o encontro [download id=”95″ format=”3″] .

[download id=”95″ format=”2″]

Por Vinícius Alvin
Publicado originalmente no antigo portal em 04/10/2009  (881 leituras)

 

* * *

Link para o artigo em inglês com a ilustração: http://www.wizards.com/default.asp?x=dnd/4ex/20081110a

“O artigo acima é uma tradução com o intuito de divulgação do D&D® 4ª Edição do material disponibilizado gratuitamente no site da Wizards of the Coast, e que é propriedade da Wizard of the Coast LLC e de sua representante oficial no Brasil, a Devir Livraria. Ele foi postado aqui sob a Wizards’ Fan Site Policy. Qualquer discrepância entre os termos aqui usados e os dos livros de D&D® 4ª Edição já lançados ou futuramente lançados em português, prevalecem sempre os termos oficiais estabelecidos pela Devir Livraria.”

“Wizards of the Coast, Dungeons & Dragons® and their logos are trademarks of Wizards of the Coast LLC in the United States and other countries. © 2009 Wizards. All Rights Reserved.”

“REDERPG is not affiliated with, endorsed, sponsored, or specifically approved by Wizards of the Coast LLC. REDERPG may use the trademarks and other intellectual property of Wizards of the Coast LLC, which is permitted under Wizards’ Fan Site Policy. For example, DUNGEONS & DRAGONS®, D&D®, PLAYER’S HANDBOOK 2®, and DUNGEON MASTER’S GUIDE® are trademark[s] of Wizards of the Coast and D&D® core rules, game mechanics, characters and their distinctive likenesses are the property of the Wizards of the Coast. For more information about Wizards of the Coast or any of Wizards’ trademarks or other intellectual property, please visit their website at (www.wizards.com).”

***

Share This Post
Written by ViniciusZoio
I'm just a simple man trying to make my way in the universe.
1 Comment
  1. Ótimo artigo!

Leave a Reply