Salve meu jogo – Presenteando no Natal, ao Estilo D&D

Normalmente esta coluna é para Mestres. Mas este mês eu vou mudar um pouco. Este mês eu estou falando diretamente para os jogadores. Se você é um Mestre, sinta-se livre para ler, você poderia achá-la interessante, mas certifique-se de que o jogador saiba sobre ela. Talvez sutilmente, isso te sirva um pouco.

Tudo bem, jogadores, quando foi a última vez que você disse obrigado para o seu Mestre? Eu sei, alguns de vocês estão no topo desta lista. Você diz “obrigado” no final de cada jogo. Você contribui para a pizza ou traz excelentes lanches. A maioria dos Mestres não pede por isso ou nem mesmo espera por isso, e os jogadores que dão um passo à frente são incríveis. Eu definitivamente me beneficio da generosidade dos meus jogadores em cada campanha que eu mestro. Mas eu também sei que há alguns de vocês que precisam esforçar-se um pouco mais.

Este mês eu estou aqui para ajudar. Eu sei, os tempos são difíceis e você pode não ter um monte de dinheiro para torrar, por isso vou manter as coisas simples e relativamente baratas. Isto é para todos vocês presenteadores de última hora! E, especialmente, para aqueles de vocês que nem sequer pensaram em fazer isso antes de ler esta coluna.

Menos de Vinte

Há uma abundância de grandes presentes que você pode conseguir para o seu Mestre que custam menos de US$ 20. A primeira coisa que você deve fazer antes de usar mal seu dinheiro é falar com os amigos e família do Mestre. Você não quer gastar dinheiro com algo que o Mestre já tem debaixo da árvore. Não tem tempo para atormentar um monte de gente que você mal conhece? OK, eu tenho a solução.

Dungeon Tiles e Miniaturas D&D são pequenos presentes perfeitos para qualquer Mestre. Se você estiver realmente apertado, você pode encontrar embalagens de miniaturas Lords of Madness online por cerca de US$ 15 cada, sem contar o transporte. Se você tem uma loja de jogos local, pule os varejistas on-line e dê o presente patrocinando o seu revendedor local. Se todos no seu grupo de jogo comprarem uma caixa de minis, ou uma mistura de minis e Dungeon Tiles, você terá um Mestre feliz, confie em mim.

E o que dizer sobre o material não produzido pela Wizards of the Coast? Há muita coisa interessante lá fora. Um dos meus favoritos é o Dado D20 Hit Critical LED na Think Geek. Ele pisca em vermelho quando você rola um acerto crítico. Isso é nerdástico! Tenho certeza que muitos leitores regulares desta coluna já sabem sobre Think Geek, mas para aqueles de vocês que não, dêem uma olhada. Minha esposa me enche de presentes desta loja todos os anos, e estou sempre feliz.

Eu também sou um grande fã do Game Mastery Plot Twist Cards da Paizo. Enquanto algumas das regras são projetadas especificamente para D&D 3.5 e Pathfinder, a estrutura narrativa destes cartões funcionam para quase qualquer RPG. Um dos meus jogos Dungeons & Dragons 4 ª Edição usa esses cartões com efeitos fantásticos. Os cartões criam um sistema de oferta de narrativa básica. Um jogador usa os cartões para sair de um aperto, o Mestre improvisa a respeito, e esse empurrãozinho cria uma narrativa que faz o que o jogador quer, sem estragar a história.

Quer algo um pouco mais personalizável? Cartões de presente! Se o seu Mestre tem um iPhone ou iPad, pense em um iTunes Gift Card. Deixe-os escolher a partir de aplicativos de jogos ou uma nova trilha sonora para os seus jogos. Cartões de presente da Amazon, qualquer loja de jogos online, fornecedora de downloads PDF, ou, melhor ainda, de sua loja local de jogo, será sempre muito apreciada.

Habilidade (Dom)

Eu vou admitir isso, eu tenho sido mimado. Os meus jogadores têm se empenhado durante as festas. Mas muitos dos presentes não acrescentam à minha prateleira de jogo. Amigos artistas me deram desenhos do grupo de aventureiros, os habilidosos fizeram sacos de dados. Um dos meus favoritos é um saco de dados de couro com um caminho de espinhos feito para manter os jogadores indisciplinados em submissão (Obrigado, Jay!).

Falando de jogadores indisciplinados, um grupo fez para mim cartões “Cale a @#$% da Boca” para usar em alguém que fica particularmente barulhento. Embora eles raramente funcionem, foi um daqueles presentes raros em que o sentimento foi mais que suficiente. Alguns dos melhores presentes estão lá apenas para fazer o Mestre rir.

Claro, alguns dos maiores presentes são comestíveis. Biscoitos, bolos, aperitivos salgados interessantes são normalmente bem recebidos. Apenas certifique-se que você conhece as alergias alimentares do seu Mestre antes de começar a inventar. Ah, e certifique-se de que você é bom em inventar. Doces queimados não são muito divertidos, independentemente da intenção.

Ainda perdido? Não é muito bom em fazer as coisas? Um dos melhores presentes que você pode dar é o esforço para comunicar a sua apreciação. É uma coisa pequena, mas importante. No fervor do jogo, o decorrer das discussões sobre as regras, os debates, e as explosões de raiva nerds podem criar uma névoa de esmagamento da alma. Tire um tempo para que seu Mestre saiba que você está se divertindo e curtindo o jogo, e você quer ter certeza de que ele ou ela está também. Seja um amigo. Isso vale mais do que os cofres do tesouro do rei supremo.

É hora da festa!

Pense nisso: a cada semana, ou algo assim, seu Mestre joga você em uma festa. Ele faz planos, apronta o local (ou empacota tudo para ir ao local), cria a aventura, e depois a executa até que termine.

O seu Mestre não merece pelo menos uma festa este ano? Não quero dizer que você precisa de bolo, fita, e todos os enfeites de festa de aniversário. Se o seu Mestre tem um jogo de tabuleiro favorito, jogue isso. Se o seu Mestre quer tentar um novo RPG, um dos jogadores habituais pode mestrá-lo. Se o seu Mestre quer ir ao paintball, vista-se. Não é que mestrar não seja divertido – é, mas é diversão que consome tempo. Muito frequentemente, Mestres vêem outros jogos e passatempos interessantes passarem por eles. Apenas tomar algum tempo para se certificar de que isso não aconteça será uma iniciativa apreciada grandemente e calorosamente.

Há uma abundância de outras possibilidades; você conhece o seu Mestre melhor do que eu. Boa caça e boa sorte.

Agora, sobre a caixa do correio. Estamos voltando a aconselhar Mestres, e temos alguns casos complicados desta vez.

Socorro, estou cercado!

 Eu estive jogando e deixando de jogar D&D a maior parte da minha vida adulta, mas geralmente acontece  em passagens curtas. Comecei com AD&D 2 ª Edição, joguei um pouco de 3.0, e agora eu estou mestrando 4e. Meu problema é que eu tenho dificuldade em dizer não. Toda vez que eu mestro em uma mesa, ela acaba enchendo até ter nove ou mais jogadores e então eu canso e saio por um tempo. Levei muito tempo para perceber isso. Como faço para parar isso?

 ─ Eles estão me cercando, via e-mail

Isso é complicado. Eu estive lá, sofri com isso por um tempo, e fiz a mesma coisa que você fez no passado. Normalmente eu tenho uma razão válida para isso, mas eu ainda fico grato pelo descanso. Um dos caras com quem trabalho tem esse problema também, e sua solução é dividir o grupo. Eu não sei se essa é a melhor solução para você. Se você está esperando reduzir o estresse, eu não posso imaginar que a execução de duas mesas menores, em vez de uma mesa grande, vá ajudar no longo prazo.

Sua melhor aposta para dividir o jogo pode ser olhar para os jogadores que você tem e ver quem quer ser um Mestre. Você poderia mestrar para metade do grupo, enquanto essa pessoa mestra para a outra metade – e você, como ambos, um jogador e um mentor na mesa. Quando você ficar ocupado ou sobrecarregado, você pode deixar o grupo de jogo e apenas manter o jogo gerenciável que você está mestrando. Essa retirada estratégica poderia ser suficiente para evitar que você fique esgotado mestrando para todos juntos e que o jogo acabe para alguém.

Aquele jogador

 Eu tenho um grande grupo. Temos muito poucas discussões sobre regras. Todo mundo tem se divertido. Eles gostam de história da minha campanha. É incrível. Para um jogador é incrível demais. Ele me chama ou manda mensagens o tempo todo com perguntas sobre a minha campanha, idéias para seu personagem, idéias para a história que eu poderia querer considerar. Ele vai fundo no background de seu personagem. Seu entusiasmo é enorme. Como faço para levá-lo a acalmar-se sem desligar?

 – Sofredor bem sucedido, via e-mail.

Desligar um jogador entusiasta pode desencadear uma reação furiosa. Você quer evitar isso.

Uma coisa a considerar é se você tem um Mestre em formação. Este jogador já está pronto para construir uma história detalhada. Pergunte ao jogador se ele já pensou em mestrar. Ofereça-se para jogar nessa mesa se você puder, ou, pelo menos, para ajudá-lo a erguer o projeto. Se ele não está recebendo D&D o suficiente , mestrar é uma boa maneira de remediar isso.

Mas ele pode não estar interessado em mestrar. Ele pode apenas estar realmente mergulhando em seu personagem. Leve-o a escrever uma história e postá-la em um blog. Deixe este jogador ser guru do grupo, escriba da campanha e historiador. Isso deve mantê-lo ocupado fazendo algo que ele provavelmente vai gostar. Jogadores como este geralmente adoram tomar conta de relatar façanhas dos grupos e do progresso da campanha. É um grande escape, é produtivo e útil para o grupo, e é um excelente treinamento para quando ele ou ela finalmente quiser passar para trás do escudo do mestre.

É possível, porém, que este jogador seja apenas tagarela. Se for esse o caso, então deixe-o diminuir o ritmo devagar. Explique que você precisa de tempo longe da campanha para as suas obrigações sociais, para a família e trabalho, e se concentrar no desenvolvimento da campanha, sem distrações. Ele não gostaria que a campanha sofresse, não é? Você pode reservar algum tempo, quando não houver problema, para mensagens e chat, mas mantenha em um nível que você pode gerenciar e tolerar. Não esmague o seu entusiasmo, mas certifique-se de que ele entende que você tem outras coisas acontecendo em sua vida. Nestes casos, a melhor solução é quase sempre a velha comunicação clara do que você quer e precisa.

 

Sobre o Autor

Stephen Radney-MacFarland pegou a febre do D&D em uma idade impressionável. Antigo gerente de conteúdo da RPGA e desenvolvedor de regras da 4ª Edição de Dungeons & Dragons , ele agora é um designer de jogos autônomo prestando serviço para a Wizards of the Coast e a Paizo Publishing e parte de um grupo de comentaristas e designers de jogos chamado NeoGrognard. Durante o dia, ele dá aulas de produção de jogos na International Academy of Design and Technology of Seattle.

 

Por Stephen Radney-MacFarland
Tradução por Eduardo Carvalho
Equipe REDERPG
Link para o texto original e o download:
http://www.wizards.com/DND/Article.aspx?x=dnd/dusmg/2010December

 

***

“O artigo acima é uma tradução com o intuito de divulgação do D&D® 4ª Edição do material disponibilizado gratuitamente no site da Wizards of the Coast , e que é propriedade da Wizard of the Coast LLC e de sua representante oficial no Brasil, a Devir Livraria . Ele foi postado aqui sob a Wizards’ Fan Site Policy . Qualquer discrepância entre os termos aqui usados e os dos livros de D&D® 4ª Edição já lançados ou futuramente lançados em português, prevalecem sempre os termos oficiais estabelecidos pela Devir Livraria .”

Wizards of the Coast , Dungeons & Dragons® and their logos are trademarks of Wizards of the Coast LLC in the United States and other countries. © 2009 Wizards. All Rights Reserved.”

” REDE RPG is not affiliated with, endorsed, sponsored, or specifically approved by Wizards of the Coast LLC. REDE RPG may use the trademarks and other intellectual property of Wizards of the Coast LLC, which is permitted under Wizards’ Fan Site Policy . For example, DUNGEONS & DRAGONS®, D&D®, PLAYER’S HANDBOOK 2®, and DUNGEON MASTER’S GUIDE® are trademark [s] of Wizards of the Coast and D&D® core rules, game mechanics, characters and their distinctive likenesses are the property of the Wizards of the Coast . For more information about Wizards of the Coast or any of Wizards’ trademarks or other intellectual property, please visit their website at (www.wizards.com).”

***

Share This Post

Leave a Reply