Tramas Paralelas: Refinando a sua Campanha!

Tramas Paralelas: Refinando a sua Campanha! é um excelente artigo (2.546 leituras) escrito pelo Newton “Tio Nitro”, com dicas sobre como desenvolver a história de sua campanha. Ele foi publicado originalmente no antigo portal em 4 de abril de 2004. Confira a seguir.


Tramas Paralelas: Refinando a sua Campanha!

Dando uma pausa nas matérias para os jogadores, vou abordar nesse artigo um artifício muito útil para dar uma refinada na Campanha que o Mestre esteja rolando: as Tramas Paralelas!

Tramas paralelas são todas as histórias que vão surgindo em torno da história principal da campanha. As tramas paralelas ajudam a encorpar a Campanha do Mestre, além de detalharem e dar mais vida para o cenário e aos PdJs (personagens dos jogadores) e PdMs (personagens do mestre). É uma técnica muito usada em romances de fantasia e em filmes, mas que necessita de um certo preparo e “jogo de cintura” para ser bem aplicada.

Para ajudar a visualização do que seria uma Trama Paralela vou usar a Sagrada Trilogia, os três filmes clássicos do Guerra das Estrelas, como exemplo. Imaginem se, ao invés de cineasta, o titio George Lucas fosse um Mestre de Star Wars RPG e que em sua cabeça ele tivesse concebido uma Campanha onde contaria a queda do Império galáctico e a morte de Darth Vader. Essa seria a Trama Principal da Saga.

Ele tem nas mãos um grupo bem variado de PdJs (Personagens dos Jogadores); um guerreiro no melhor estilo “porrada pura” (Chewbacca), um mercenário podrão e mulherengo (Han Solo), uma princesinha aristocrata metida a guerreira feminista (Princesa Leia), dois “Dróides” (C3P0 e R2D2) e um jovem loiro meio chorão mas fera no sabre de luz e na Força (Luke Skywalker).

Como o George Lucas nessa minha “viagem” seria um mestre muito esperto e inteligente, ele saberia que se focasse sua Campanha apenas na queda do Império e no drama entre Luke Skywalker e Darth Vader, correria o risco de atrair o ódio e o ciúme dos outros Jogadores (e como são ciumentos os Jogadores!). Assim, para deixar a coisa bem divertida, ele tentaria envolver todos os PdJs em sua Campanha, criando Tramas Paralelas para cada um deles.

Assim, os “Dróides” teriam a sua trama paralela à trama central com a primeira missão de enviar a mensagem de Leia para Obi Wan Kenobi (um PdM, pois o George não seria louco de colocar um Cavaleiro Jedi “mega-mass” nas mãos de um jogador no início da campanha), Han Solo e Chewbaca teriam a sua própria trama paralela de escapar das garras do Jabá “Pizza” Hut (uma Trama Paralela tão bem feita que acabou por transformar o Império Contra-Ataca no melhor episódio da Sagrada Trilogia), Léia teria sua própria Trama Paralela de liderar a Rebelião, controlar as “frescurites” e dar uns “pegas” no Han Solo e o sortudo jogador que pegou o Luke Skywalker piraria com a sua Trama Paralela de se educar nos mistérios da Força e se transformar em um Cavaleiro Jedi.

No final, todas essas Tramas se juntariam para criar uma Campanha detalhada e fenomenal, que transformaria o Cenário do Mestre Lucas em algo vivo e vibrante. Quem me dera participar de um grupo desses! É lógico que seria horrível se o meu PdJ fosse o C3PO, eu sempre achei aquele andróide muito “fruta” para o meu gosto!

Espero que esse exemplo tenha mostrado como as tramas paralelas se unem para compor uma história rica e interessante, onde todos os personagens contribuem para o drama e a ação. Como então, colocar tramas paralelas nas campanhas de fantasia? Aqui estão algumas dicas para se fazer isso:

1) Use e abuse dos históricos dos PdJs! Eu sempre deixo para criar grande parte das minhas campanhas com base nas histórias que os Jogadores me trazem. Isso ajuda a montar as tramas paralelas dos PdJs e envolver cada vez mais os Jogadores na Campanha. Gosto também de criar sessões focando em fatos do histórico de um determinado PdJ (como uma viagem à terra natal do personagem, o aparecimento de pessoas importantes do passado do PdJ, entre outras coisas) para ajudar ao Jogador e ao Grupo a detalharem e darem mais vida aos seus personagens.

2) Jogue verde para colher maduro! Bem, deixe-me explicar melhor essa dica. A idéia é colocar algumas “iscas” para os Jogadores em todos os lugares que eles vão. Essas “iscas” seriam PdMs contando histórias assombrosas ou pedindo ajuda, PdMs vilões tentando atrapalhar os heróis, um Taverneiro que tem um segredo oculto e horrendo preso no fundo da Taverna, um Monstro que aterroriza a população de um Vilarejo, etc. Essas pequenas iscas, que podem ser “mordidas” ou não pelos Jogadores, podem criar Tramas Paralelas interessantes, que mesmo se não tiverem relação com a Campanha, podem ajudar a detalhar mais ainda os PdJs. Muitas dessas “iscas” podem se transformar em momentos memoráveis dentro da sessão de jogo.

3) Caso você não tenha tempo de preparar uma aventura, adapte uma das milhares de aventuras disponíveis de graça na Internet ou use uma aventura comercial para criar uma Trama Paralela fascinante e bem detalhada. Muitas vezes, dessas adaptações podem sair idéias e eventos importantes para a Campanha principal do Mestre.

4) Aproveite as Tramas Paralelas para colocar elementos importantes para a sua Campanha Principal. Coloque-os de maneira discreta para os Jogadores terem a satisfação de dizer “aaahhhhh, então era por isso que aquela velha feiticeira moribunda no final da Saga do Joelho do Porco Endemoniado nos disse que para vencermos o Senhor das Trevas Muito Escuras teríamos que “apagar a luz divina”, assim, VAMOS CRUCIFICAR O PALADINO!”. Mesmo que a conclusão dos Jogadores com base nas pistas dadas nas Tramas Paralelas seja completamente errada, as “descobertas de como tudo se encaixa” geram momentos interessantes na mesa de jogo.

5) Escreva em seu Diário de Campanha (todo mestre deveria fazer o seu Diário de Campanha!) as Tramas Paralelas para ter controle sobre elas, evitando os pontos soltos na sua Trama Principal. Porém sem neura, porque pontos soltos sempre aparecem, quer o Mestre queira ou não!

Recomendo aos Mestres a lerem (e relerem) bons livros de fantasia e observar como os autores criam e gerenciam as Tramas Paralelas. Além da óbvia referência do Senhor dos Anéis (que é lotado de Tramas Paralelas), a Trilogia Clássica de Dragonlance (onde cada Personagem tem seu próprio drama correndo paralelamente à Trama Principal), As Brumas de Avalon, os livros da série Duna (que são para mim, um dos melhores e mais complexos exemplos de como um autor pode usar das Tramas Paralelas para criar um dos mundos mais bem sucedidos da ficção científica), entre outros. Nos quadrinhos, não me sai da cabeça o fabuloso Watchmen de Alan Moore, cujas Tramas Paralelas (tem até a história de um Pirata!) criam uma espécie de tapete onde a Trama Principal é contada! Se o Mestre tiver capacidade e fôlego para fazer como o Alan Moore em Watchmen e relacionar todas as suas Tramas Paralelas com a Trama Principal, os Jogadores jamais esquecerão as sessões de jogo.

Para finalizar, vou colocar aqui algumas idéias para Tramas Paralelas. Espero que sirvam de inspiração para os Mestres criarem as suas.

1) Os PdJs recebem um pedido de ajuda.
2) Um personagem do passado de um dos PdJs reaparece. Pode ser um inimigo e causar problemas, um interesse amoroso ou um amigo em apuros.
3) Um gangster aparece caçando um dos PdJs por causa de dívidas do passado (dica : Han Solo!)
4) Um dos PdJs recebe de herança um item mágico amaldiçoado (é lógico que ele só descobrirá depois!).
5) Um dos inimigos de uma das Dungeons que os PdJs limparam volta para exercer a sua vingança maligna!
6) Os PdJs chegam em uma cidade onde todos os habitantes são escravos mentais de um poderoso Mind Flayer.
7) Os PdJs chegam em uma cidade que só tem crianças. Na verdade elas fizeram um pacto com um demônio para que todos os adultos das redondezas morram. O pacto exige que cada uma delas leve um pequeno verme-demônio em seus peitos, no lugar onde estariam o seu coração, o que certamente vai ser uma grande surpresa para os PdJs quando a transformação das crianças em vermes canibais horrendos acontecer na noite que o grupo passar na cidade.
8) Os PdJs encontram uma nova raça de criaturas sentientes no seu mundo. A raça, que aprimeira vista eram monstros, são vítimas de uma outra criatura mais horrenda e estranha ainda.
9) Os PdJs acabam tendo que participar de uma arena de gladiadores para salvarem suas vidas.
10) Os PdJs sofrem uma maldição (que pode ser Licantropia, Vampirismo, etc.) e precisam se livrar dela.

Por Newton “Nitro” Ribeiro Rocha Júnior

***

 

Share This Post

Leave a Reply