Dez anos da Conclave Comic Shop e Editora

Logotipo atual da Conclave
Logotipo atual da Conclave

Já parou para pensar no que você estava fazendo há 10 anos atrás nesse mesmo mês, nessa mesma data? É difícil de lembrar, não? Dez anos é bastante tempo. Há 10 anos atrás os celulares serviam somente para fazer ligações, não fazia nem dois anos que o Windows XP havia sido lançado, o RPG de maior sucesso era o Vampiro: A Máscara e o D&D ainda estava na segunda edição. Há 10 anos, a internet engatinhava no Brasil, os tablets eram coisa de ficção científica e o último filme da trilogia Senhor dos Anéis estava em pós-produção para estrear no final de 2003. E, nesse cenário nostálgico e diferente, dois jovens irmãos e sua mãe tinham brilho nos olhos e cabeças cheias de ideias e preocupações: eles estavam criando a Conclave Comic Shop e Editora.

A Edição # 6 do Grimoire

A Edição # 6 do Grimoire

A Conclave foi fundada em 14 de janeiro de 2003. Nasceu dos sonhos de Cristiano Cuty e Marcelo Oliveira, dois jovens que viviam sob a égide da cultura nerd de sua época, e do apoio irrestrito e imprescindível de sua mãe, Rosângela Célia de Oliveira. Marcelo trabalhava na antiga e extinta Compendium Quadrinhos, que foi uma das pioneiras em trazer para o Brasil um universo de HQs, RPGs, Boardgames e Cardgames que era pouco conhecido e difundido por aqui. Cristiano já trabalhava com RPG , tendo sido um dos diretores nacionais do projeto Brasil By Night (live Actions de Vampiro), publicava o fanzine Grimoire e já havia publicado o RPG Crepúsculo e o suplemento Veneza: Cidade dos Pombos pela editora Akritó. E Rosângela, obviamente, era a mãezona que acreditava nos seus filhos e queria ver aquelas ideias mágicas tomarem vida.

Antigo logotipo da Conclave

Antigo logotipo da Conclave

A Conclave nasceu e cresceu. Tornou-se a maior loja de cultura nerd de Minas Gerais e uma das mais importantes do país. Como editora colocou mais de 20 títulos no mercado, dentre livros de RPG, livros de contos e um set de tiles para o cenário Vikings: Guerreiros do Norte. Organizou o evento de jogos e entretenimento mais importante de Minas Gerais: o UAI!Play. Ainda, no que se refere a eventos, a Conclave apoiou e patrocinou encontros e convenções em todo o país e teve participação cativa entre 2003 e 2008 em todos os Encontros Internacionais de RPG, promovidos pela Devir, em São Paulo. Ao longo destes 10 anos a Conclave incentivou e fomentou a propagação e o crescimento do cenário de cultura nerd e pop em todo o Brasil e teve participação ativa em todas as iniciativas que forma possíveis.

Logotipo atual da Conclave

Logotipo atual da Conclave

Em 2009 a Conclave passou por uma remodelagem de sua identidade visual. Trocou o clássico preto-e-branco pelo azul e o laranja, cores que já eram adotadas pela empresa há algum tempo. A nova cara da Conclave ficou mais arrojada, moderna e dinâmica, atualizando-se com o mercado de seu tempo. Em conjunto com a mudança do logotipo, veio a mudança da sede da Conclave para um endereço mais central em Juiz de Fora, uma loja mais ampla, mais bonita e com mais espaço para jogos. Além disso, ampliava-se, também o mix de produtos da empresa.

Essa renovação trouxe novo fôlego à Conclave, que retomou a publicação do RPG Vikings: Guerreiros do Norte. O cenário foi atualizado para o D&D 4ª edição e ganhou uma caixa de luxo, a Midgard: Box, que esgotou-se tão logo foi lançada.

Logotipo da Taberna Conclave

Logotipo da Taberna Conclave

Então veio a fusão! Taberna do Dragão e Conclave Comic Shop se fundiram para formar uma loja ainda melhor: a Taberna Conclave. A loja foi transferida para a rua Padre Café, 273, São Mateus, em Juiz de Fora, onde permanece até hoje. O mix de produtos foi ainda mais ampliado, a loja ficou ainda maior e o espaço para jogos também aumentou. A fusão fez com que a Taberna Conclave se transformasse numa referência sem igual e um ponto de encontro incomparável para os entusiastas dos RPGs, boardgames, cardgames, HQs e literatura. A empresa se afirmou como a maior loja do gênero em Minas Gerais e como uma das mais importantes do Brasil.

Mas e a editora? A porção editorial da Conclave não ficou para trás. Em 2012 a editora lançou o livro Contos Nórdicos vol. 1, que foi o marco inicial de uma mudança no perfil editorial da empresa. A partir dali, a Conclave ampliaria o seu escopo de publicações, com selos de Literatura, RPG e jogos em geral. Mas não era somente isso, com o crescimento veio a necessidade de restruturação. Esse replanejamento começou em 2012 e finaliza em fevereiro desse ano. O resultado dessa restruturação é que a Conclave vai se tornar duas empresas: Conclave Editora e Taberna Conclave. A Conclave Editora será uma editora com perfil editorial jovem, responsável pela publicação de livros e jogos. A Taberna Conclave é a comic shop e livraria em que você encontra as melhores novidades e raridades do mercado de cultura nerd e pop.

Quem ganha com essa divisão? Você! A partir de agora haverá duas administrações distintas, porém irmãs. Ambas dedicadas ao mesmo público, porém sob frentes e abordagens diferentes. Falaremos mais sobre isso em um outro post.

E o que dizer desses 10 anos de Conclave? Bem, manter uma empresa durante 10 anos no mercado, em nosso país é uma tarefa árdua. Quando essa empresa trabalha com cultura, torna-se algo que só pode ser vencido, em alguns momentos, com acertos críticos. Foram 10 anos de muita luta, algumas desavenças e poucas decepções. Em determinados momentos, encaramos um Tarrasque por dia! Mas, ao mesmo tempo, foram anos em que forjamos laços firmes de amizade, aprendemos o que é o verdadeiro companheirismo e como em um grupo de aventureiros, soubemos que, para nos aventurarmos, precisamos de nossos companheiros. É bom saber que podemos olhar para o lado e saber que temos com quem contar. E é bom demais se aventurar! Ver seu sonho tomar forma, ver que é possível criar, pensar e implementar seus projetos e, principalmente, que tem quem te dê suporte para isso, é simplesmente a coisa mais fantástica de ser Conclave. Para nós a Conclave não é uma empresa, é uma paixão, que reside em nossos corações e ocupa cada canto de nossas cabeças sonhadoras e preocupadas, a todo momento!

Marcelo Oliveira e Cristiano Cuty em palestra no Encontro de RPG de Viçosa

Marcelo Oliveira e Cristiano Cuty em palestra no Encontro de RPG de Viçosa'

Por isso, nosso MUITO OBRIGADO a todos vocês que, de alguma forma, participaram desses 10 anos de história da Conclave. O nome da empresa não foi escolhido por acaso, e tampouco pelo seu significado pleno (Conclave, do latim, fechado à chave). Mas, foi escolhido pela representação de união que ele traz. Num Conclave todos estão juntos, unidos por um motivo comum. E é isso que a Conclave é. Nós não temos clientes e colaboradores, nós temos amigos! Por isso, novamente, nosso muito obrigado a todos, sem vocês nada disso teria sentido!

Que esses 10 anos sejam apenas os primeiros níveis da Conclave e que nós possamos existir por um período maior do que a vida de um Dragão Vermelho ou de um antidiluviano!

Hail! Vida longa à Conclave!

Cristiano Cuty
Editor Executivo da Conclave Editora
Coordenador e webmaster da RedeRPG

P.S.: a comemoração oficial dos 10 anos da Conclave será numa grande festa no dia 19/01/2013, às 19 horas, na Tabuleiro Luderia, na Rua São Mateus, 1068 – Juiz de Fora. Estão TODOS convidados!

 

 

Share This Post
2 Comments
  1. Parabéns ao Cuty, ao meu xará e à Dona Rosângela pelos 10 anos! E que venham mais 100 anos para a Conclave! :-)

    • Em nome de toda a família Conclave, obrigado, Telles! E pode ter certeza, você também faz parte dessa história.

Leave a Reply