Elder Sign – Primeira Impressão

Na semana passada um amigo havia me dito, com muita satisfação, que Elder Sign finalmente havia chegado para ele. Achei interessante principalmente por ser um jogo da Fantasy Flight e pelo fato de ter jogado Arkham Horror com ele meses antes.

Foi uma noite combatendo horrores cósmicos.

Para quem não conhece, Elder Sign é um boardgame que simula investigações sobre as manifestações dos Mitos de Cthulhu em um museu de forma muito similar ao que Arkham Horror faz, só que muito mais simples e fluído. Nossa missão ainda é impedir o despertar de um Antigo e as condições de jogo são bastante caóticas. A conclusão que temos é que, para nós, Elder Sign é tudo o que Arkham Horror deveria ter sido. Não que Arkham seja ruim, os problemas dele são principalmente dois, o enorme tabuleiro (que ficava ainda maior com as expansões) e o andamento lento de jogo. Enquanto isso Elder Sign não possui um tabuleiro propriamente e o jogo é mais fluído. Mesmo comigo ainda aprendendo as regras, conseguimos vencer o tabuleiro em duas horas de jogo… bem diferente das quase cinco que gastamos jogando Arkham Horror.

A experiência de jogo foi do casual ao preocupante. Dentre um leque de seis missões abertas, temos que selecionar uma e jogar contra a mesa. Algumas missões, dependendo do personagem, são bastante fáceis, e outras bastante tensas. O relógio dá uma apreensão a mais, já que você nunca sabe exatamente o que pode ocorrer sempre que o relógio vira meia-noite.


Em nossa partida inicial jogamos contra a mesa para evitar o despertar de Yog-Sototh. Pegamos dois personagens relativamente úteis, Leo Andherson e Kate Winthrop. Como tivemos possibilidade de evitar efeitos do Horror e o surgimento de alguns monstros, o jogo ficou relativamente fácil. Da próxima vez tentaremos uma configuração diferente com outros colegas também.

Conclusão: Se você curte história dos Mitos de Cthulhu e quer um jogo de tabuleiro rápido, que não te prenda a tarde inteira e que permita vários colegas jogarem ao mesmo tempo, Elder Sign pode oferecer o que você procura.

Share This Post

Leave a Reply