Temporada de Caça

A empresa brasileira Enigma Estúdio de Jogos, fundada por Vicente  Moavero , faz seu primeiro lançamento no Catarse: Temporada de Caça. É um Partygame simples, perfeito para festas, por haver bastante interação entre os jogadores onde blefar, acusar e raciocinar (deduzir) são a essência do jogo.

Temporada de Caça é uma versão nacional do clássico Werewolf, que foi um dos indicados a jogo do ano em 2003 na Europa. E tem como precursor o Mafia, de Dimitri Davidoff.  Há inúmeras variações de mecânica e de tema, no entanto o mais famoso mesmo é Lobisomem. O diferencial da Enigma está na qualidade das cartas, feitas em papel supremo Duo Design e na ilustração do genial Abraão Lucas.

O jogo é para seis ou mais pessoas, considerando que quanto mais gente jogando, melhor fica. Antes de começar a jogar, alguém assume o papel de narrador, aquele que conduz o jogo.  Este distribui as cartas, um personagem para cada jogador.  Quando todos souberem seu papel no jogo dá-se início ao jogo (lembrando que é proibido mostrar sua carta).

Basicamente há dois lados: Os vilões e os aldeões. Os vilões são os lobisomens, seu objetivo é caçar e eliminar todos os aldeões, vencendo o jogo se o fizerem. Em contra partida, os aldeões tem como objetivo deduzir quem são os lobisomens e lincha-los. Se caçarem todos, a vitória é dos aldeões.

O fluxo de jogo sempre se divide em dois momentos: A rodada Dia e a rodada Noite, anunciado pelo narrador. Durante a Noite, todos fecham os olhos e o narrador chama os personagens que agem neste turno, um a um. Um deles é o lobisomem que escolhe (silenciosamente) alguém para ser eliminado (se houver mais de um lupino, ambos acordam -abrem os olhos – e decidem juntos).  Durante o Dia, os aldeões  se revoltam com a morte do companheiro e vão linchar quem acreditam ser o Lobisomem.  A questão é que o lobisomem finge ser aldeão e vai querer linchar alguém também para levar vantagem.  O jogador linchado é aquele que tem mais votos, porém ele terá uma única chance de argumentar e evitar ser eliminado (neste momento, o blefe começa). O fluxo se repete varias vezes entre o Dia e a Noite até haver o(s) vencedor(es).

Outros personagens secundários aumentam a diversão e estratégia. A vidente, por exemplo, pode sonhar durante a noite e descobrir quem é Lobisomem (mas o lupino pode fingir ser vidente e acusar alguém inocente). O caçador pode intimidar, pois se for eliminado do jogo, leva um consigo. E por aí vai.

Um ótimo jogo. Com certeza garante uma boa diversão em uma festa de aniversário ou reunião de amigos.

Garanta o seu no Catarse: http://catarse.me/pt/enigma

Fanpage: https://www.facebook.com/pages/Enigma-Est%C3%BAdio-de-Jogos/191406531012290

Vicente Pedro Moavero Jr.

Share This Post

Leave a Reply