Réquiem para Leonard “Spock” Nimoy

Eu nunca pensei que ia sentir tanto a morte de alguém que eu não conhecia pessoalmente quanto estou sentido a do grande Leonard “Spock” Nimoy. Ele faleceu hoje aos 83 anos, após uma vida longa e próspera.

Alguns filmes, séries e personagens marcaram muito a minha vida e a minha excelente memória para essas coisas – sou do tipo que diz quais eram os artistas principais de cada filme e série. Mas a produção de séries e filmes bons para quem tem um gosto geek nem sempre foi como é atualmente. Antes das TVs por assinatura, a coisa era bem mais difícil e não tínhamos muitas opções…Leonard Spock Nimoy

Por isso, na minha infância, na década de 1970, Jornada nas Estrelas – nome em português na época de Star Trek – era uma referência, daquelas séries e filmes que definem quem você é e do que você gosta.

Se Jornada nas Estrelas era especial, Spock era um dos motivos que a tornava assim. Nós vivíamos dando o Golpe Vulcano no ombro uns dos outros. Para ter uma ideia do que significava e significa para mim, quando me contaram que ele morria no segundo filme feito para o cinema com o elenco da série original, eu simplesmente me recusei a assistir. Só fui ver depois, na televisão, porque no terceiro ele renascia.

Assim como muitos, eu não terei a honra de estar no enterro do grande Leonard Nimoy. Por isso, posto aqui esta pequena homenagem, com a cena da morte e do enterro do Spock desse segundo filme, Star Trek: a Ira de Khan – que foi maravilhosamente citada no segundo filme da saga atual, Star Trek – Além da Escuridão.

“A necessidade de muitos sobrepujam a necessidade de poucos ou de um.”

Leonard Nimoy sempre assinava suas postagens na internet com “LLAP”, a sigla de “Vida Longa e Próspera” em inglês (Live Long and Prosper). Que em vulcano se diz “Dif tor heh smusma”. Que a próxima vida dele seja igualmente longa e próspera como foi esta.

Por Marcelo Telles
Coordenador da REDERPG

live-long-and-prosper

 

Share This Post

Leave a Reply