D&D: Salve Meu Jogo: Desafiando Jogadores Experientes

Desafios para Jogadores Experientes

Este artigo da seção Salve Meu Jogo, continua examinando o que acontece quando os jogadores trazem o conhecimento de fora do jogo para a mesa. O que um Mestre deve fazer quando o conhecimento que o jogador tem do Livro dos Monstros tira toda a surpresa de encontros?

Problema: Mantendo o Elemento de Surpresa em Seu Jogo

Meus jogadores memorizaram o Livro dos Monstros, assim eles reconhecem todos os monstros que eu lanço contra eles. Como eu posso os impedir que eles usem o conhecimento de fora do jogo? – Maggie, no Fórum da Wizards of the Coast.

Você sempre pode achar um monstro interessante, estranho, e surpreendente para colocar contra seu grupo, mas não conhecer não é bastante para fazer do encontro um desafio se a criatura não for durar bastante para confundir seus PdJs. Da mesma forma, um encontro direto sem surpresas pode ser um teste importante. Às vezes, a tática que funciona não é uma surpresa porque todos sabem muito bem que ela está no topo da lista de opções, mas o encontro é um desafio satisfatório de qualquer maneira. Um dragão vermelho talvez seja o mostro mais comum de D&D, mas ninguém nega que enfrentar um deles em um combate mortal seja um desafio.

Uma sugestão óbvia para acrescentar o elemento de surpresa a um encontro é usar magias criativas (especialmente de alto-nível) para alterar ou ampliar as capacidades inimigas. Outra é usar de monstros novos de qualquer uma das zilhões de fontes ou criar PdMs com novos itens mágicos e classes de prestígio. Outra boa opção é aplicar os modelos dos livros básicos, dos vários suplementos que a Wizards produziu ou até mesmo da revista Dragon.

Mas o estilo e a estratégia de jogo também podem ter um grande papel no momento de manter os jogadores nos devidos lugares. Abaixo temos algumas sugestões para criar encontros surpreendentes e desafiadores para jogadores que memorizam os livros. A maior parte deles envolve apenas os livros básicos, entretanto outros livros também podem fornecer muitas idéias. Se você usa estes conceitos para fortalecer a oposição, porém, aumente o ND/NE de suas criaturas e encontros adequadamente para evitar sobrecarregar (ou recompensar a menos) seu PdJs.

Solução 1: Use Equipamentos Diferentes

Não equipe seus monstros e PdMs somente com o equipamento básico. Armaduras e armaduras melhores — especialmente uma mistura de combate de alcance, corpo-a-corpo e à distância — pode melhorar imensamente a efetividade de combate deles e ficar agradável e legal. Os PdJs carregam freqüentemente mais de um tipo de arma, por que seus monstros não podem?

Considere o equipamento dos monstros cuidadosamente antes de cada encontro. Por exemplo, gigantes que lançam pedras é um material clássico de D&D, mas pedras realmente são melhores que arcos longos compostos ou fundas do tamanho apropriado? E por que eles não deveriam ter acesso a armas de obra-prima ou armadura pesada, assim como os PdJs?

Em alguns casos, a logística pode parecer uma barreira à melhoria do equipamento de um monstro. Por exemplo, você poderia querer saber quem está fazendo todos estes artigos para os monstros. Porém, para a maioria, comprar e vender armas, armaduras e magia é bem fácil no mundo de D&D. Negociantes de armas normalmente não se preocupam com quem é bom ou ruim contanto que eles recebam dinheiro. E por que raças malignas não teriam os próprios peritos “em casa” mantendo forjas e arsenais ou negociam com outras raças malignas ou culturas que tenham?

Artigos especiais valem dinheiro, não importa quem os compra. Mas gigantes e outros monstros têm tesouro, não têm? Alguns monstros podem colecionar ouro pelo prazer de colecionar, como um dragão faz, mas criaturas razoavelmente inteligentes não pensariam em sacrificar algumas das suas peças brilhantes para ter um armamento melhor?

Solução 2: Escolha Talentos Diferentes do Básico

Muitos monstros vêm com talentos pré-definidos úteis como Prontidão e Iniciativa Aprimorada. Com exceção dos talentos adicionais raciais, contudo, monstros individuais são livres para escolher qualquer talento que eles desejem, assim como os PdJs fazem. Dessa forma, se desejar, você pode escolher novamente os talentos deles para adequar seus monstros ao equipamento ou as situações.

Você pode encontrar miutos talentos para a reestruturação dentro dos livros básicos, então procure talentos ligados ao estilo de luta particular de um monstro. Por exemplo, um monstro com grandes jogadas de ataque poderia ter Especialização em Combate (se normalmente enfrentar muitos inimigos) ou Ataque Poderoso (se fizer muitos ataques por rodada) ou ambos. Criaturas grandes poderiam especializar em imobilização (especialmente com armas de alcance), encontrões e outros ataques que tirem vantagem de seu tamanho. Uma criatura com habilidades similares à maiga deveria tentar Potencializar ou Acelerar tais habilidades se possível, e pode usar Foco em Habilidade (Concentração) ou Magias em Combate para assegurar que sempre terão sucesso ao conjurar defensivamente.

É possível obter mais opções de talentos de suplementos que se concentram no tipo de monstro em questão, como o Libris Mortis para mortos-vivos, o Draconomicon para criaturas grandes (não só dragões), ou o Manual dos Planos para criaturas extra-planares. Também é possivel colocar talentos adicionais que simulem efeitos desejados. Por exemplo, você poderia dar Trabalho em Equipe aprimorado (+4 para ataques flanqueados) para quem ataca em matilhas, como lobos, ou Ataque Giratório para predadores que saltam, como leopardos.

Solução 3: Use Terreno Como Vantagem

Olhe as regras para terreno especial Livro do Mestre, assim como os outros livros de terreno. Você pode planejar alguns encontros interessantes com características de terreno incomuns que são adequadas ao inimigo e a seu modo de luta. Tal tática força os PdJs a superar obstáculos naturais e pode impedir que eles tirem proveito das fraquezas conhecidas de monstro por um tempo.

Ao planejar tal encontro, pense nas opções de deslocamento da criatura que você planeja usar e como pode usar as posições para cercar o grupo. Não faça criaturas voadoras pousarem e entrarem em combate corporal exceto como último recurso. Ao invés disso, faça a criatura agarrar um PdJ e sair voando com ele, forçando o grupo a se concentrar (pelo menos temporariamente) em salvamento no lugar da vitória. Dê para criaturas aquáticas não apenas espaço suficiente para nadar, mas também para realizar encontrões ou agarrar inimigos dentro d’água. Se seu monstro pode escavar ou escalar, pense no espaço em três dimensões dentro e ao redor dos corredores da masmorra onde os PdJs andam. Finalmente, use cobertura e camuflagem para complicar os encontros, e aplique sem dó toda e qualquer penalidade relativa a posição, movimento, ou visibilidade.

Solução 4: Use Pensamento Tático

Nem todos os monstros são gênios táticos, mas a maioria está basicamente ciente das próprias habilidades e defeitos, e eles sabem lutar de maneiras que maximizam suas vantagens e minimizam suas vulnerabilidades instintivamente. Um inimigo sábio foge de uma briga na qual as condições são desfavoráveis e volta quando puder estabelecer as regras do combate, escolher um campo de batalha que é vantajoso para si e inconveniente para os oponentes, e se preparar para o combate com todos os recursos à sua disposição. Até mesmo os animais não lutam necessariamente ate morte ou atacam uma ameaça obviamente maior. Ao invés disso, eles tentam pegar batedores ou vagabundos, montarias ao invés dos guerreiros de ferro que cavalgam tais montarias, e incomodam ou ameaçam PdJs ao invés de começar uma luta aberta.

Solução 5: Use Trabalho de Equipe

Os benefícios de trabalho de equipe apresentados no Livro do Mestre II oferecem outra opção interessante para criar encontros surpreendentes. Se vários monstros que freqüentemente trabalham juntos, você pode selecionar táticas de trabalho de equipe que podem deixar os personagens da campanha sem saída — ou pelo menos proporciona uma vantagem para seus inimigos. Inclua bardos, clérigos, ou até mesmo marechais de baixo nível em forças inimigas para reunir, aconselhar, e abençoar grupos de inimigos ou reúna um grupo de inimigos com um espírito companheiro (veja o Livro do Mestre II) também pode melhorar muito a eficácia das suas hordas de monstros. Táticas até mais simples de trabalho de equipe foram descritas em artigos anteriores, como sobre atingir oponentes com Classe de Armadura muito alta. Use talentos dêem vantagem para várias criaturas pequenas e coordene ataques com encontrões para provocar ataques de oportunidade ou empurrar os personagens em covas ou outros perigos. Da mesma forma, seus monstros podem imobilizar os inimigos para melhorar o ataque dos aliados e também forçar os oponentes a provocarem ataques de oportunidade ao se levantarem novamente.

Ao criar encontros complexos, não ignore a possibilidade de reforços. Se a briga acontecer em uma área habitada, o barulho de combate pode atrair outros monstros também — predadores aleatórios ou aliados do inimigo que vieram dar uma mão. Os caras maus geralmente são espertos o bastante para criar sinais para reunir as tropas, assim uma briga contra alguns guardas poderia se transformar em uma ampla batalha facilmente se um deles tiver tempo para tocar o sinal e trazer o resto do regimento. Quando tais possibilidades existirem, pense um pouco no tempo de resposta, na ordem na qual os aliados chegarão, e quais preparações (como conjuração) eles podem fazer antes aparecer em cena.

Resumo

Seus jogadores não se sentirão que suas habilidades são inúteis se você levar a briga a eles com um pouco de criatividade. É aceitável mentir de vez em quando uma jogada de dados se uma briga parece ser muito fácil, mas todos os envolvidos ficam mais satisfeitos se o desafio se originar da inventividade ao invés da manipulação. Caramba, seus jogadores podem até apreciar o fato de que os caras maus não estão simplesmente saindo do banco de clones do Livro dos Monstros e que eles exercitam seus cérebros ou pouco mais. Obviamente, eles utilizam o pensamento tático, uma vez que eles passaram tempo memorizando os monstros e entendendo os padrões. Ao alterar os monstros e as situações dentro dos limites legais, você fornece mais alimento para o pensamento e abre o apetite deles para o próximo desafio.

* * *

Salve Meu Jogo (Save My Game) foi uma excelente coluna no site oficial de D&D na época da 3ª Edição que infelizmente não está mais disponível lá. Na época, nós publicamos vários artigos traduzidos dessa coluna e agora trazemos essas traduções de volta no Arquivo REDERPG. “Desafiando Jogadores Experientes” foi publicada no antigo portal em 04 de agosto de 2007 e teve 1.715 leituras. A tradução é de Gilvan Gouvêa.

beholder-01

 

Share This Post

Leave a Reply