L5A: A Voz do Imperador: Escolhendo os Rumos da História – Clã Aranha

Para fechar a trilogia de artigos sobre como as escolhas dos jogadores influenciam os rumos da história de L5A, acho importante trazer os dois artigos abaixo para ilustrar como isso será feito na prática. Já foram publicadas no site da AEG os caminhos de todos os clãs, mas escolhi o Clã Aranha porquê, além de ter sido o primeiro a ser publicado, o papel desse clã na Edição de Ônix será fundamental e influenciará a decisão de todos os outros clãs. Em razão dos vários assuntos que quero abordar aqui, não vou traduzir todos, mas se aparecer coisas muito interessantes, pode ser que eu mude de ideia. Boa leitura!

* * *

Suas Escolhas. Suas Ações. Seu Império.

Ele alertou vocês…
Esse é o seu Império. O mundo há de queimar.
Suas palavras, ignoradas por vocês, um Império de tolos
– Daigotsu Kanpeki

Chegou a hora de revelar os nossos planos para a Edição de Ônix. Queremos revelar a história do Arco Completo da Edição de Ônix para vocês, e preparar o palco para as escolhas difíceis que vocês enfrentarão em nome do seu clã nas Histórias de Longo Prazo que se encadearão.

O Arco Completo da história da Ônix será sobre convulsão social. Rokugan já enfrentou convulsões sociais no passado, é claro, mas não em uma escala igual a que estamos planejando aqui. Começando ao final da Edição Vinte Festivais, e continuando ao longo da Ônix, vamos ver Rokugan enfrentando uma onda de escuridão sem precedentes, conforme predito pela Profecia das Trevas. O rompimento de uma série de barreiras sobrenaturais chamadas Selos fará com que o Império seja parcialmente fundido com o reino do mal de Jigoku – e isso nos leva as palavras terríveis de Daigotsu Kanpeki citadas acima.

A Ascensão da Aranha

Não é nenhum segredo que o objetivo principal da Kanpeki é cumprir a ambição de seu pai e tomar o Trono de Rokugan. Mas Kanpeki não é um vilão arbitrário que fica alisando seu bigode. Por razões que se tornarão claras conforme a história avança, ele realmente vai acreditar que o Império traiu a Aranha, que Rokugan simplesmente não merece sua lealdade, e que chegou a hora de cumprir as palavras do pai… esse é o seu Império. Iniciando em um momento futuro da história atual de Vinte Festivais, e continuando ao longo da Ônix, as forças de Kanpeki vão aproveitar a maré crescente de poder do Jigoku e ameaçar a tomar o controle de toda Rokugan. O Império logo se encontrará diante da perspectiva muito real de viver sob o controle implacável do Daigotsu Kanpeki – ou então lutar para se opor a ele.

Aceitar Kanpeki ou se opor a ele – tudo bem, isso é uma escolha. E é aqui que a Estrutura de Narrativa Interativa realmente entra em ação. Na história de Longo Prazo – isto é, ao longo da Edição de Ônix, e então além – você terá a oportunidade de escolher o caminho que seu clã seguirá na história e no jogo. Cada Clã terá diversas opções de caminho, e nós vamos revelá-las a partir de amanhã, um Clã de cada vez. Mais tarde, na primavera, após vocês terem a chance de digerir e debater os diferentes caminhos, nós vamos promover uma votação no site Imperial Assembly para cada clã determinar qual deles vocês querem seguir, pelo menos inicialmente. Então, à medida que avançarmos em direção da Ônix por dentro dela, você vai ser capaz de revisitar e refinar essas escolhas, por meio de todos os tipos de interações – eventos de jogos de cartas, mais votações no Imperial Assembly, Torneio Globais e mesmo alguns eventos de RPG – tudo que conseguirmos imaginar que seja legal e divertido!

Então o que estes caminhos realmente significam? Bem, eles vão moldar o papel de seu clã na história, certamente. Mas eles também vão influenciar o design do seu Clã no jogo de cartas. Escolher o seu caminho vai ser realmente importante, porque ele vai dar a vocês, os jogadores, uma quantidade sem precedentes de controle sobre todo o jogo. Isso é a Narrativa Interativa!

Neste momento você pode estar se perguntando, por que iríamos querer fazer isso? O que a Aranha fez para merecer uma ascensão sem precedentes ao poder? Jogadores da Aranha provavelmente também estão se perguntando, o que isso significa para o meu Clã?

Perguntas justas, e elas nos levam de volta a uma analogia que usamos antes – aquela do RPG com nós da AEG como o Narrador. Estamos preparando o palco para vocês, os jogadores, apresentando-lhe uma história com um grave problema – o Império está caindo na escuridão, então o que vocês farão agora? Esse é o momento onde o caminho de seu Clã realmente entra no jogo. Você pode querer combater Kanpeki a cada oportunidade. Ou você pode querer apoiá-lo, ou mesmo apenas fingir apoiá-lo enquanto trabalha para enfraquecer ele. Ou, você pode até ter algumas ideias próprias sobre o caminho que você acha que seu Clã deve seguir durante estes novos dias sombrios para o Império Esmeralda. A escolha vai ser sua!

Que Caminho Você Vai Escolher?

E assim você a têm – a história do Arco Completo da Edição Ônix. Kanpeki e a Aranha ascenderão, fazendo com que todos enfrentem algumas escolhas duras – e isso inclui a Aranha, apesar de sua ascensão ao poder. Você, como um jogador da Aranha, quer ser um Grande Clã, ou você quer ser O Grande Clã? Você quer voltar alegremente às suas raízes escuras na Terra das Sombras, ou você quer tentar continuar a coexistir com os outros clãs, construindo a sua influência na Rokugan da Dinastia Iweko? Cada escolha vem com custos… custos potencialmente muito altos. Nós vamos ver as escolhas da Aranha mais detalhadamente amanhã, e isso definirá o cenário para o resto dos caminhos do Clã!

Artigo original: www.l5r.com/2015/04/16/choices-actions-empire/

* * *

Um Grande Clã, ou o MAIOR dos Clãs?

Esse é o seu Império. O mundo há de queimar.
– Daigotsu Kanpeki

Começamos novamente com as palavras ameaçadoras de Kanpeki. Não conseguimos resistir, embora… elas sejam uma ótima maneira de introduzir o papel da Aranha na história à medida que progredimos de Vinte Festivais em direção a Ônix. Elas também nos permitem revelar as escolhas iniciais que os jogadores da Aranha enfrentarão. Na próxima semana, à medida que começarmos a apresentar as escolhas que os outros clãs enfrentarão, explicaremos mais detalhadamente como essas escolhas funcionarão e como vocês, os jogadores, serão capazes de fazê-las.

Era uma vez, antes que houvesse um Clã Aranha, havia a Terra das Sombras. Um reino do mal encarnado, a Terra das Sombras e seu patrono malévolo, Fu Leng, desprezaram o Império simplesmente por existir e não desejavam nada além do que tritura-lo até só restar o pó. Em seguida, veio Daigotsu, uma figura poderosa que transformou a Terra das Sombras em algo muito mais perigoso do que era anteriormente – um poder maligno guiado pelo planejamento e precaução, temperado por uma espécie implacável de honra sombria. Agora Senhor Supremo do Jigoku, Daigotsu nunca deixou de lado seu desejo de conquistar Rokugan. Embora ele nunca tenha desejado simplesmente esmagá-lo; ele queria governá-lo, para torná-lo muito mais forte. Seu filho, Kanpeki, campeão do Clã Aranha, quer a mesma coisa. No entanto, seu pai tenha feito um acordo com a Imperatriz Iweko, transformando a Aranha em um Grande Clã. Apesar de ser desconfortável tanto para Rokugan quanto para a Aranha, o acordo se manteve.

Até agora.

Por razões que em breve serão reveladas, Kanpeki ficará convicto que o Império traiu a Aranha. Porém, assim como seu pai, Kanpeki é um homem cuidadoso e pensativo, e não agirá precipitadamente; ele é inteligente e astuto, e se moverá somente quando for a hora certa. Conforme suas forças descobrem e quebraram os Selos sobrenaturais que separam o mundo mortal do Jigoku, o poder de Kanpeki e da Aranha cresce, e o Império, em breve, encontrar-se-á diante de um inimigo cada vez mais poderoso e aparentemente indestrutível. O Império iniciará uma longa queda em direção as trevas, e dará a impressão que tudo o que os Clãs poderão fazer é simplesmente tentar sobreviver da melhor forma possível.

Rokugan sob o governo de Daigotsu Kanpeki seria um lugar muito diferente daquele Império que conhecemos. Alguns podem compará-lo com a versão de Rokugan de Mil Anos de Escuridão. De certa maneira, isso pode ser verdade; porém, o fato é que Kanpeki quer governar um Império, ao invés de simplesmente destruí-lo. Haveria um lugar para os Clãs nesta nova Rokugan sombria, com poder e influência incalculável esperando por aqueles com coragem para alcançá-los. Vocês verão um pouco mais sobre isso à medida que apresentarmos as opções de caminhos de Longo Prazo para os Clãs, a partir da próxima semana. Mas e quanto ao próprio Clã Aranha?

Abraçar a Escuridão

É muito claro que os jogadores da Aranha são tão apaixonados pelo seu Clã quanto os outros jogadores são pelos seus Clãs. Porém, também está claro que essa paixão fica dividida. Alguns jogadores da Aranha querem o que a antiga Terra das Sombras sempre quis – poder absoluto e inabalável. Eles não querem ser apenas um Grande Clã, eles querem ser O Grande Clã… o MAIOR de todos os Clãs. Este será o caminho que Kanpeki seguirá no início, e se você segui-lo, você está dizendo que Rokugan é o NOSSO Império, NÓS vamos governá-la, e nunca mais iremos nos submeter à vontade de outros. Tengoku, os Céus Celestiais, pode ter escolhido a Dinastia Iweko… mas nós não respondemos a ele. Nós respondemos apenas ao Jigoku e seu senhor, Daigotsu. Vamos recorrer a seu poder, de acesso mais fácil conforme os Selos vão sendo quebrados, comandando oni, realizando rituais de sangue e fazendo o que for necessário para tomar e manter o Império que é seu por direito.

Por meio de Kanpeki, em cujas veias corre o sangue da Hantei, os soberanos originais do Império, você vai governar sem piedade, mas você irá governar. Rokugan vai ascender a um poder sem precedente, sua força alimentada pelo poder bruto e sinistro do Jigoku. O mal pode espreitar a terra, o horror e a morte podem aguardar em cada sombra… mas Rokugan estará crescendo absolutamente. Todo mundo fala sobre os Yodotai e da terrível ameaça que eles seriam para Rokugan… mas isso é a conversa derrotista de fracos deploráveis. Serão os Yodotai que conhecerão o medo, e eles serão apenas os primeiros. O mundo inteiro irá temê-los, os novos mestres do Império Obsidiana.

Este é um dos caminhos que você pode seguir… Abraçar a Escuridão. Este é o caminho que leva ao poder absoluto e controle, ou o Império há de queimar. Não há meio termo. Escolha isso, e você se erguerá para conquistar Rokugan… mas os seus dias como um Grande Clã estão quase que certamente contados. Quando – ou se! – você perder o seu domínio sobre o Império, você voltará a ser a Horda da Terra das Sombras, ou algo parecido. Seu baralho jogo de cartas evoluirá para incluir cartas cada vez mais poderosas da Terra das Sombras, permitindo que você esmague seus inimigos com a força bruta do Jigoku.

Andar pela Luz

Mas há outro grupo de jogadores da Aranha que veem um caminho diferente a ser seguido. O Império Esmeralda governado pela Dinastia Iweko está longe de ser perfeito, mas é estável e próspero. Sim, você lutou e continua a lutar, simplesmente para ser aceito como um Grande Clã… mas apenas há alguns poucos anos atrás, a simples ideia de que você faria parte de um Grande Clã seria impensável. Agora, você se envolve na política da Corte, e também requer o próprio trono. Você cumpre um dever nobre para o Império, conquistando em nome do Trono. Todos os dias, a sua influência nas cortes e mercados de Rokugan cresce. Com o tempo, as suas qualidades naturais, aquelas que o eleva acima de outros Rokguani – sua força, seu controle, sua vontade indomável, sua perspicácia afiada – essas coisas vão colocá-lo em uma posição para realmente moldar o Império a partir de dentro e fazer com que o próprio Trono venha para seu alcance. No entanto, você só poderá fazer isso se continuar a ser um Grande Clã do Império. Voltar às suas antigas raízes da Terra das Sombras é correr o risco de voltar para o horror vazio e sem sentido voltado para nada além de destruição. Daigotsu quer um Império para seus descendentes, e você trabalhará para lhes dar isso… mas não será fazendo o Império queimar. A Aranha está destinada a governar, mas não sobre uma terra de cinzas e morte.

Portanto, este é outro caminho que você pode seguir… Andar pela Luz. Este é o caminho que o mantém dentro do Império como um Grande Clã, mesmo que isso signifique se nivelar aos outros clãs e ficar, pelo menos por um tempo, contra Kanpeki e o próprio Senhor das Trevas. Você pode não estar dando a Kanpeki o que ele quer, mas você dará a ele o que ele precisa. Com o tempo, ele verá a sabedoria deste caminho. Ele se afastará do abismo que, no final das contas, clama por todos que negociam com o Jigoku, e vai escolher o caminho que conduz ao poder duradouro. Escolha esse caminho, e você poderá continuar a ter um lugar no Império, mas o preço será uma terrível. Kanpeki certamente descarregará a sua ira sobre você; é melhor estar preparado para ver muitos dos seus morrer – ou pior. Seu baralho do jogo de cartas dependerá menos de cartas com o marcador Terra das Sombras, permanecendo relativamente “puro”.

Outro Caminho?

Talvez haja outra maneira, outro caminho que você possa seguir. Este seria um caminho desenvolvido por você, um ao qual os jogadores da Aranha podem apoiar. Nós explicaremos na próxima semana como vocês poderão enviar o seu próprio caminho, e que tipo de apoio vocês precisarão ter para torná-lo “oficial”… isto é, um que os jogadores da Aranha poderão optar e votar para o Clã.

Gostaríamos também de destacar que nós acompanharemos as reações quanto a estes caminhos – esses, e os dos outros Clãs – conforme vamos apresentando-os e eles vão sendo dissecados e debatidos. Podemos fazer algumas alterações, se considerarmos necessárias; as escolhas finais dos caminhos que você será convidado a votar deverão estar claras para você.

Deixando outros caminhos que você gostaria de experimentar e seguir de lado, para a Aranha, esta é a difícil escolha que você enfrentará conforme Kanpeki começar a reunir o seu poder e buscar tomar o controle do Império. Você vai ficar ao seu lado nesse momento, abraçando a escuridão de um Império Obsidiana e aceitando nada menos do que ser o MAIOR dos Clãs? Ou você vai escolher o caminho perigoso e custoso de ficar contra a ambição de Kanpeki independentemente do custo, lutando para se manter como um Grande Clã no Império e procurando governa-lo a partir de dentro?

Seu império. Sua escolha.

Artigo original: www.l5r.com/2015/04/17/great-clan-greatest-clan/

Traduções: Rafael Viana Silva
Equipe REDE
RPG
Share This Post

Leave a Reply