Filmes clássicos que todo jogador de RPG deveria assistir (parte 2)

Esta é a segunda parte da super-hiper-mega lista de filmes que todo jogador de RPG deveria assistir, com links e alguns comentários. Como a lista é MUITO extensa, divivimos em partes e a primeira foi publicada na segunda-feira passada. Não existe critério nessa divisão, apenas conforme eles foram lembrados e citados.

Muitos desses filmes ainda passam nos canais TCM e Telecine Cult das TVs por assinatura. Divirtam-se e não deixem de conferi-los!

“Os 300 de Esparta” – (The 300 Spartans): com Richard Egan no papel de Leônidas. Não tem lutinha super-coreografada, nem maquiagem para barriguinha parecer sarada. Tem mais fidelidade histórica do que 300 e sua continuação (marinha espartana?!).Este filme marcou a minha infância. Para dar uma dimensão dele, estão lá todas as citações atribuídas a Leônidas e seus comandados, em especial na cena entre Leônidas e o arauto de Xerxes – “Entreguem suas armas!” – “Venham buscá-las!”

“Contra Todas as Bandeiras” – (Against All Flags): Meio bobinho, mas tem Errol Flynn, Maureen O’Hara e Anthony Quinn.

“Ivanhoé, o Vingador do Rei” – (Ivanhoe): Com Robert Taylor, o grande James Mason (vários vilões épicos)e Elisabeth Taylor. Revi a pouco tempo, ficou um pouco datado, mas a cena do campeonato de justas é antológica e vale o filme, além do excelente elenco.

“O Falcão Dourado” – (The Golden Hawk): A história do corsário francês, Capitão Kit “The Hawk” Gerardo.

“A Marca do Zorro” – (The Mark of Zorro): Com Tyrone Power, Linda Darnell e Sir Basil Hathbone. Outro Clássico com C, excelente! Tem uma The Mark of Zorro com Frank Langella e Anne Archer.

“A Queda do Império Romano” – (The Fall of The Roman Empire): Com Sir Alec Guiness Stephen Boyd, Sophia Loren, Chistopher Plummer, James Mason e Mel Ferrer. Embora seja um dos dez maiores fracassos de bilheteria de todos os tempos, o filme é muito bom e foi a grande referência de Gladiador.

“Átila, o Rei dos Hunos” – (Sign of The Pagan): Com Jack Palance no papel título. Excelente. Jack Palance deve ser a reencarnação do próprio Átila.

“Macbeth” – (Macbeth): Filme dirigido e interpretado por Orson Wells. Uma obra prima de um grande gênio do cinema.

“O Valente Príncipe de Donegal” – (The Fighting Prince of Donegal): Irlandeses lutando contra os ingleses. Produção da Disney da década de 1960, mas muito legal!

“O Espadachim” – (The Swordsman): Com Larry Parks. Herdeiro de clã rival se apaixona por filha do clã inimigo. Intriga e luta entre clãs rivais escoceses.

“Taras Bulba” – (Taras Bulba): Com Yul Brynner e Tony Curtis. Cossacos contra poloneses. Maravilhoso!

“Cleópatra” – (Cleopatra): Com Elisabeth Taylor no seu auge, Richard Burton e Rex Harrison. Tem a antológica cena do “Mandem a tartaruga!”

“Os Três Mosqueteiros” – (The Three Musketeers): Ainda hoje é disparada a melhor adaptação do clássico de Alexandre Dumas, feita em dois filmes (o outro é “A Vingança de Milady”, a seguir). Um super elenco com Michael York, Rachel Welch, Oliver Reed, Richard Chamberlain, Christopher Lee, Geraldine Chaplin e Charlton Heston como Richelieu. Também recomendamos o clássico ainda mais antigo, Os Três Mosqueteiros com Gene Kelly no papel título, Van Heflin, Lana Turner, Angela Lansbury e Vincent Price como Richelieu.

“A Vingança de Milady” – (The Four Musketeers): Continuação e conclusão do filme anterior, perfazendo a melhor adaptação dessa grande obra de Alexandre Dumas. Não percam tempo vendo os filmes mais recentes.

“Ulisses” – (Ulisses): Produção italiana com Kirk Douglas no papel título, Silvana Magano e Anthony Quinn. Excelente adaptação da Odisséia de Homero e Kirk Douglas mostra o que é um herói realmente épico!

“Helena de Troia” – (Helen of Troy): Adaptação da história da Ilíada de Homero, contada sob o ponto de vista dos troianos. Brigitte Bardot faz um papel coadjuvante.

“A Guerra de Troia” – (La Guerra di Troia): Produção italiana feita depois de Helena de Troia, tendo como protagonista Enéas, interpretado pelo grande Steve Reeves, o “rei” dos filmes épicos B (vamos citar mais ele ainda, na terceira parte). Steve Reeves repetiria o papel de Enéas na continuação a seguir.

“A Lenda de Enéas” – (La Leggenda di Enea): Continuação do filme anterior, inspirada na Eneida de Virgílio, como Steve Reeves repetindo o papel de Enéas.

“Gengis Khan” – (Genghis Khan): Com Omar Sharif no papel título e Stephen Boyd, James Mason (sempre ele), Françoise Dorleac (irma de Catherine Deneuve) e Telly Savalas. Conta a história desde a infância do maior conquistador do mundo, o grande Khan dos mongóis.

“O Último Refúgio” – (The Last Valley): Também com Omar Sharif, Michael Caine, e a brasileira Florinda Bulcão. Muito bom, peste negra e guerra dos 30 anos.

“O Gavião do Mar” – (The Sea Hawk): Errol Flynn é sinônimo de “filme clássico de capa e espada”. Fechamos essa segunda parte com um dos melhores filmes de pirata de todos os tempos, que naturalmente tem Errol Flynn no papel principal.

Na semana que vem, continuaremos com a terceira parte e mais filmes que vocês deveriam assistir.

Por Marcelo Telles e Luciano P. Giehl, com a inestimável colaboração de Octavio Aragão.

Link para a primeira parte: www.rederpg.com.br/2015/07/13/filmes-classicos-que-todo-jogador-de-rpg-deveria-assistir-parte-1/

Os 300 de Esparta

Share This Post

Leave a Reply