D&D 5ª Edição: Conselho do Sábio: Dúvidas de Regras (Agosto de 2015)

Listas de magia atualizadas, adiando seu turno, espaços extradimensionais e mais!

Hora de mergulhar em outro pacote de mistérios de regras!

Se você tiver perguntas para futuros artigos da nossa coluna, por favor envie-as para sageadvice@wizards.com ou mande para mim via o Twitter (@JeremyECrawford), ambos em inglês.

LISTAS DE MAGIAS

O PDF de listas de magias foi atualizado para incluir correções na lista de rituais:

D&D Lista de Magias (versão 1.01, em inglês)

CARACTERÍSTICAS DE CLASSE

O Pulso de Ação do Guerreiro te permite ter uma Ação Bônus extra, além da Ação extra? Pulso de Ação te dá uma Ação extra, não uma Ação Bônus extra.

O estilo de combate Arquearia funciona com uma arma corpo-a-corpo que você arremesse? Não, a característica Arquearia beneficia armas à distância. Uma arma corpo-a-corpo, como uma adaga ou um machado, ainda é uma arma corpo-a-corpo quando você faz um ataque à distância com ela.

Se um Monge usa um bastão ou outra arma versátil com duas mãos, ela ainda conta como uma arma de Monge? Uma arma de Monge precisa não possuir a propriedade Duas Mãos, mas nada impede o Monge de usar tal arma com as duas mãos. Fundamentalmente, uma arma de Monge conta como tal, não importando como o Monge a use.

A característica Artes Marciais torna as armas de monge e ataques desarmados em armas ágeis? Não. A característica concede um benefício similar à propriedade ágil, mas a característica não confere essa propriedade. Estaria descrito isso se ela fizesse.

Um Ranger pode se mover entre as rolagens de ataque do Ataque Furacão? Não. O Ataque Furação é único, pois é um único ataque com múltiplas rolagens. Na maioria dos outros casos, um ataque tem uma rolagem de ataque. A regra para se mover entre ataques (PHB, 190) te permite se mover entre ataques com armas, não entre rolagens de ataque de uma característica excepcional como o Ataque Furacão.

TALENTOS

O ataque concedido pelo terceiro benefício do talento Sentinela acontece antes ou depois do gatilho do ataque? O ataque bônus ocorre após o gatilho do ataque. O porquê: o talento não especifica o momento do ataque bônus, e quando uma Reação não tem momento específico, ela ocorre depois que o gatilho termina (DMG, 252). Em contraste, um ataque de oportunidade acontece especificamente antes do gatilho terminar – isto é, exatamente antes da criatura sair da sua área de ameaça (PHB, 195).

AVENTURANDO-SE

Espaços extra-dimensionais, tais como um semiplano ou o espaço criado por um Truque de Corda são considerados como um plano diferente de existência? Um espaço extra-dimensional (também conhecido como um espaço extra-planar) está fora de outros planos. Portanto, se você está no Plano Material e seu oponente em um espaço extra-dimensional, vocês dois não são considerados no mesmo plano de existência.

COMBATE

Você pode adiar seu turno e agir mais tarde na rodada? Não. Quando é seu turno, ou você faz algo, ou não faz. Se você não quer fazer nada, considere usar a ação Esquiva para que, ao menos, você tenha proteção extra. Se você quer agir em resposta a algo, use a ação Preparar, que te permite tomar parte do seu turno depois.

Por uma variedade de motivos não incluímos a opção de adiar seu turno:

– Seu turno envolve muitas decisões, incluindo para onde se mover e que ação tomar. Se você puder adiar seu turno, sua capacidade de tomar decisões possivelmente se tornaria mais lento, já que você teria que considerar se vai querer tomar seu turno ou não, para começar. Multiplique essa analise extra pelo número de personagens e monstros em combate, e você teria o potencial para muita lentidão no jogo.

– A habilidade de adiar seu turno pode tornar a Iniciativa insignificante, com personagens e monstros trocando ordens de iniciativa. Se combatentes podem mudar seu lugar na ordem de iniciativa, por que usar iniciativa, para começar? Além disso, mudar a iniciativa pode se tornar um trabalho indesejável, principalmente para o Mestre, que pode precisar alterar a lista de iniciativa repetidas vezes durante a luta.

– Ser capaz de adiar seu turno pode te permitir espalhar o caos na duração das magias e outros efeitos, particularmente qualquer um deles que dure até o fim do seu turno. Simplesmente alterando o momento em que seu turno acontece, você pode aumentar a duração de certas magias. O modo de evitar esses abusos seria criar um conjunto de regras adicionais para limitar a capacidade de alterar as durações das magias. O saldo? Mais complexidade seria adicionada ao jogo, e com mais complexidade, há maior potencial para jogos mais lentos.

Duas das nossas metas para o combate foram que ele fosse veloz e que a Iniciativa tivesse importância. Não queríamos começar cada combate rolando iniciativa e depois desprezar a ordem dos turnos com a opção de adiar. Além disso, sentimos que brincar com a iniciativa não era onde o foco deveria estar durante a batalha. Em vez disso, as ações dramáticas dos combatentes devem ser o foco, com turnos que podem acontecer tão rápido quanto possível. E, quanto mais rápido seu turno termina, mais cedo você poderá começar seu próximo turno.

Se você usar a ação Ajudar para distrair um inimigo, você precisa ficar a 1,5m dele para a ação funcionar? Não, você pode fazer ação e depois se afastar. A ação em si é o que garanta vantagem ao seu aliado, não a sua proximidade ao oponente.

CONJURAÇÃO DE MAGIAS

Se eu for um clérigo/druida com a característica Discípulo da Vida, a magia bom fruto se beneficia da característica? Sim. A característica Discípulo da Vida faria cada fruto restaurar 4 pontos de vida, em vez de 1, assumindo que você conjure bom fruto com um espaço de magia de 1º nível.

Você pode se concentrar em uma magia enquanto transformado por metamorfose? Você não pode conjurar magias enquanto transformado por metamorfose, mas nada na magia te impede de se concentrar em uma magia que você conjure antes da transformação.

COMPÊNDIO DO CONSELHO DO SÁBIO

As perguntas e respostas desse mês são agora parte do Compêndio do Conselho do Sábio (versão 1.02, em inglês).

Sobre o Autor

Jeremy Crawford é o chefe designer adjunto da 5ª edição de Dungeons & Dragons, bem como editor-chefe do jogo. Ele foi o designer-chefe do novo Livro do Jogador e um dos coordenadores do Guia do Mestre. Ele já trabalhou em muitos outros livros de D&D desde que chegou à Wizards of the Coast em 2007. Você pode encontrá-lo no Twitter (@JeremyECrawford).

Tradução: Caio Cobra
Equipe da REDE
RPG

Link para o artigo original: dnd.wizards.com/articles/features/rules-answers-august-2015

Sa

Share This Post

Leave a Reply