Mexica, o jogo de tabuleiro (resenha)

“Lá, no cacto espinhoso que nasce na água, onde a águia se empoleira comendo uma cobra, é que você irá estabelecer e construir sua cidade!”

Foi em 1325 que a profecia do Deus Huitzilopochtli finalmente se realizou para o povo Asteca, que fizeram uma longa migração pelas terras da América Central.

Este acontecimento terminou definitivamente com suas longas vidas de nômades, e desde então é a 2.240 metros sobre o nível do mar, em uma ilha no lago Texcoco, onde a imagem de uma águia comendo uma cobra foi observada – em que os Astecas começaram a construir a fabulosa cidade de Tenochtitlan que viria a rapidamente se tornar a Capital do Império.

Mexica Componentee_tabuleiro

Mexica é o terceiro jogo da “Trilogia das Máscaras” de Michael Kiesling e Wolfgang Kramer. Mexica é um jogo de 2002, que foi reformulada em 2012 para a edição comemorativa de 10 anos, que é a edição trazida par ao Brasil pela Conclave, muito mais bonita e com peças de um acabamento excelente.

Os jogadores marcam pontos fundando Calpullis (distritos) antes de seus adversários e estabelecendo supremacia nesses distritos fundando templos. As ações devem ser planejadas impedindo que os outros jogadores façam suas ações desejadas.

Mexica Fichas Calpulli

O jogo é dividido em dois períodos onde os pontos são contados individualmente de acordo com os distritos e a supremacia dos templos, o jogador que tiver mais pontos ao fim do segundo período ganha o jogo.

Assim como o seu “irmão mais velho” Tikal, o Mexica é um jogo de controle de área e pontos de ação, onde você possui uma quantidade de pontos que pode gastar para realizar ações em seu turno, e marca pontos estabelecendo a supremacia em determinada área do tabuleiro.

Uma partida de Mexica acontece em dois períodos divididos em turnos, o primeiro período termina quando as oito fichas Calpulli do Imperador são usadas para a fundação dos distritos e quando pelo menos um jogador tiver colocado todos os seus 9 templos no tabuleiro. No final desse turno conta-se os pontos de prestígio e se inicia o segundo período, quando são reveladas novas fichas Calpulli, colocadas em ordem crescente no mesmo lugar das anteriores. Caso ainda tenham, os jogadores pegam os templos restantes para serem utilizados junto com os que restaram do período anterior.

Mexica Templos

É um jogo bem divertido, bonito e que pode causar um certo desentendimento entre os jogadores, visto que você pode dominar um distrito construído pelo seu colega, mas afinal de contas, é um jogo competitivo.

Mexica é um jogo de 2 a 4 jogadores e dura uma média de 60 a 90 minutos e foi lançado no Brasil pela Conclave. Vale muito a pena ter o jogo em sua coleção, é fácil de aprender e ensinar para quem está entrando no hobby!

Por Eduardo Felipe
Equipe REDE
RPG

Mexica Caixa

Share This Post

Leave a Reply