D&D: Orcus: Príncipe Demoníaco dos Mortos-Vivos

Orcus foi um dos primeiros governantes do Abismo, e provou ser um dos mais populares lordes demoníacos ao longo dos anos.

Com oito lordes demoníacos diferentes fazendo aparições em Out of the Abyss e no resto da saga Rage of Demons, uma nova geração de jogadores tem a chance de conhecer a história complexa do Príncipe Demoníaco dos Mortos-Vivos.

ORIGENS INICIAIS

Demônios apareceram primeiro em 1976 no suplemento Eldritch Wizardry para o box original de D&D. Sete tipos de demônios estrearam naquele livro (que se tornou conhecido pela sua capa provocativa): os demônios criativamente nomeados de Tipo I a VI, assim como a súcubo. Eldritch Wizardry também revelou que demônios têm lordes, enquanto os apresentava: Demogorgon e seu eterno oponente, Orcus.

Orcus apareceu naquele livro da mesma forma que se mantém nos dias atuais, com uma cabeça de carneiro, asas de morcego e pernas de bode. Ele também foi revelado como o príncipe dos mortos-vivos – capaz de invocar zumbis, aparições, espectros e vampiros – e portador de uma “varinha da morte” com ponta de caveira. Essa descrição foi bem consistente com a aparência de Orcus na edição do Manual dos Monstros de 1977 para Advanced Dungeons & Dragons, com este livro o promovendo como “um dos mais poderosos e fortes entre todos os demônios”.

Apesar desta aparição bem cedo, Orcus não foi o primeiro lorde demoníaco a aparecer em uma aventura. Foi Lolth, a arquivilã da aventura Queen of the Demonweb Pits (1980).

Entretanto, Orcus logo seguiria sua deixa.

DX_Alum94_1

OS ANOS DA PEDRA DE SANGUE

A saga Bloodstone Pass (que veio a se passar em Forgotten Realms) consistiu de quatro aventuras lançadas de 1985 a 1988: Bloodstone Pass, The Mines of Bloodstone, The Bloodstone Wars e The Throne of Bloodstone. O propósito principal desse módulo de aventuras era exibir as novas regras de combate em massa da TSR, mas também contavam uma história épica com um vilão épico: Orcus.

Felizmente para os personagens, Orcus não chega a aparecer nas primeiras aventuras da Pedra de Sangue. A presença do lorde demoníaco é, não obstante, clara conforme os heróis enfrentam um sacerdote de Orcus, invadem um templo de Orcus, e trabalham contra um rei-bruxo possuído pelo Príncipe dos Mortos-Vivos. Na quarta e final aventura, a saga chega a seu ápice após os personagens batalharem através de uma longa lista de covis até chegar na 333º camada do Abismo – o Reino dos Mortos Vivos e lar de Orcus.

O objetivo final de The Throne of Bloodstone é destruir a varinha de Orcus. Se os personagens conseguirem, a aventura explica que ele não conseguirá reconstruí-la por cem anos. Contudo, o encerramento da Saga da Pedra de Sangue para Orcus foi ainda mais atroz.

DX_Alum94_2

MORTE E RENASCIMENTO

Os demônios enfrentaram um grande empecilho com o lançamento da segunda edição de AD&D em 1989. Demônios e diabos foram chutados para a sarjeta porque a TSR queria produzir jogos menos prováveis de enfurecer as mães dos jogadores. Quando os demônios finalmente tomaram o caminho de volta para a Grande Roda com o lançamento do Monstruous Compendium: Outer Planes Appendix em 1991, eles foram classificados com o improvável novo nome de “tanar’ri” e haviam perdido seus lordes abissais.

Foi o começo de uma década muito ruim para Orcus.

O Príncipe dos Mortos-Vivos ainda estava fora da ação quando Planescape emergiu em 1994. Planes of Chaos, publicado no mesmo ano, também ignorou Orcus – mesmo detalhando a 113º camada do Abismo, chamada “Thanatos, a Barriga da Morte”. Esse suplemento dizia que a deusa Kiaransalee tinha recentemente tomado Thanatos do “antigo lorde Abissal dos mortos-vivos”, cujo nome não era mais pronunciado. Apesar da mudança na numeração do plano, este pareceu ser o lar de Orcus, visto pela última vez em The Throne of Bloodstone.

Hellboud: The Blood War (1996) confirmou que Orcus havia sido morto ou deposto por Kiaransalee. Contudo, não se pode manter um lorde demoníaco caído indefinidamente. A morte de Orcus foi parte de uma meta-trama de Planescape, apresentando seu retorno secreto em The Great Modron March em 1997, antes que Dead Gods revelasse a história completa naquele mesmo ano. Depois de ser morto por Kiaransalee, Orcus renasceu como o deus Tenebrous – e agora estava pronto para retomar seu reino, sua varinha, e seu poder.

DX_Alum94_3

ORCUS DOS DIAS ATUAIS

A terceira edição do Manual dos Planos (2001) continuou a história de Orcus, constatando que “há fortes evidências de que Orcus não está exatamente morto como muitos haviam pensado”. Daí, o renascimento de Orcus apareceu através da era da terceira edição. Ele foi um dos cinco lordes demoníacos no original do Book of Vile Darkness, e reapareceu em Fiendish Codex I: Hordes of the Abyss. Seu alterego como Tenebrous até recebeu alguma atenção, em Tome of Magic: Pact, Shadow, and Truename Magic em 2006.

A aparição mais importante de Orcus desde sua ressureição ocorreu no D&D World Axis cosmology da quarta edição, onde ele apareceu como arquivilão da trilha de aventuras então chamada de HPE (heroico, exemplar e épico) de 2008 a 2009. Em uma retomada das antigas aventuras Bloodstone Pass, sua aparição foi anunciada por um sacerdote em Keep on the Shadowfell. Um lembrete de sua presença veio em Demon Queen’s Enclave, que apresentou seu Exarca. Orcus então apareceu como um forte foco das três aventuras de nível épico detalhando suas tramas contra a deusa conhecida como Rainha dos Corvos. A trilha da aventura culminou com Prince of Undeath, em que os aventureiros puderam mergulhar no Abismo e enfrentar Orcus diretamente – talvez destruindo a lendária Varinha de Orcus e matando o lorde demônio novamente.

Orcus retorna pela primeira vez na quinta edição na história de Rage of Demons. Lá, sua batalha contra o antigo inimigo Demogorgon está em exibição, remetendo à Eldritch Wizardry e a origem de ambos os lordes demoníacos.

DX_Alum94_4

Sobre o Autor

Shannon Appelcline tem jogado RPG desde que seu pai o ensinou o Básico de D&D no início da década de 80. Ele é o editor-chefe da RPGnet e autor de Designers & Dragons, uma publicação de quatro volumes sobre a história da indústria do RPG, contando uma companhia por vez.

Tradução: Caio Cobra
Equipe REDE
RPG

Link para o artigo original: dnd.wizards.com/articles/features/orcus-demon-prince-undeath

Orcus_TH

Share This Post

Leave a Reply