D&D 5ª Edição: Conselho do Sábio: Dúvidas de Regras (Setembro de 2015)

Transe Élfico, pergaminhos mágicos, agarrão e outras regrinhas.

Neste mês, nos deparamos com várias dúvidas de regras que apareceram algumas vezes nesse ano.

Se você tiver perguntas para futuros artigos da nossa coluna, por favor envie-as para sageadvice@wizards.com ou mande para mim via o Twitter (@JeremyECrawford), ambos em inglês.

TRAÇOS RACIAIS

O traço Transe permite que um elfo termine um descanso longo em 4 horas? A intenção é que não permita. O traço racial Transe permite que um elfo medite por 4 horas e se sinta do jeito que um humano se sente após descansar por 8 horas, mas a intenção não foi encurtar o descanso longo de um elfo. O descanso longo é um período de relaxamento que dura ao menos 8 horas. Ele pode conter sono, leitura, conversa, alimentação e outras atividades de descanso. Ficar vigiando até é possível durante o descanso longo, mas não mais do que 2 horas; manter vigilância concentrada durante mais tempo do que isso não é revigorante. Resumindo, descanso longo e dormir não são a mesma coisa; você pode dormir enquanto não está no descanso longo e você pode ter um descanso longo sem dormir.

Aqui vai o que isso tudo significa para um elfo. Um elfo pode gastar 4 horas em um transe durante o descanso longo e outras 4 horas adicionais de atividade leve. Enquanto os companheiros de um elfo estão numa soneca, o elfo pode estar acordado e engajado em uma porção de atividades, como a confecção de uma bijuteria adorável, composição de um soneto, leitura de um tomo com conhecimentos antigos ou tentando lembrar de algo vivido séculos atrás, enquanto fica atento ao perigo. Por fim, o traço Transe foi feito para elucidar a característica transcendental dos elfos, não para dar a eles uma vantagem no jogo.

Mesmos com tudo o que foi dito, se você for o Mestre e permitir que o Transe encurte o descanso longo de um elfo, você não estará quebrando o jogo. Você estará realizando uma mudança de construção de mundo, se assim você o fizer. Você estará decidindo que elfos, em escala global, estão prontos para reentrar em luta antes que qualquer outro, que eles se curam mais rápido do que a maioria dos humanoides e assim recuperam sua energia mágica mais rápido. Uma escolha como essa faria sentido em um mundo onde elfos são a raça dominante, onde eles não apenas vivem mais do que os outros, mas também se recuperam mais rápido.

CARACTERÍSTICAS DE CLASSE

Um ladrão pode usar a característica de classe Mãos Rápidas (Fast Hands) para ativar um item mágico? Não. Um dos benefícios das Mãos Rápidas é ser capaz de usar a ação Usar um Objeto como uma ação bônus, mas usar um item mágico não entra na categoria Usar um Objeto, como explicado no Guia do Mestre (Dungeon’s Master Guide, p. 141). Por outro lado, usar um item não-mágico, como um kit de primeiros socorros (healer’s kit), é considerado como Usar um Objeto.

AVENTURANDO-SE

Qual seria um exemplo de um efeito que possa reduzir exaustão? A magia restauração maior (greater restoration) pode reduzir exaustão.

COMBATE

O que “ataque com arma corpo a corpo” significa: um ataque corpo a corpo com uma arma ou um ataque com uma arma de corpo a corpo? Significa ataque corpo a corpo com uma arma. Similarmente, “ataque com arma à distância” significa um ataque à distância com uma arma. Alguns ataques contam como corpo a corpo ou à distância mesmo que uma arma não esteja envolvida, sendo especificado no texto desses ataques. Por exemplo, um ataque desarmado conta como um ataque com arma corpo a corpo, ainda que o corpo do atacante não seja considerado uma arma.

Quando você luta com duas armas, você pode sacar e atirar duas armas no seu turno? Você pode atirar duas armas no seu turno usando o combate com duas armas conforme o Livro do Jogador (Player’s Handbook, 195), mas essa regra não te dá a habilidade de sacar duas armas de graça.

No seu turno, você pode interagir com um objeto sem custo, seja durante seu movimento ou durante uma ação (Player’s Handbook, 190). Uma das interações com objeto mais comuns é sacar ou guardar uma arma. Interagir com um segundo objeto no mesmo turno requer uma ação. Você precisa de um talento como o Manejo Duplo (Dual Wielder) para sacar ou guardar uma segunda arma sem custos.

O ataque corpo a corpo especial agarrão (grappling) no Livro do Jogador (Player’s Handbook) é usável por uma criatura sem mãos? O ataque agarrão (Player’s Handbook, 195) é possível para quem tem ao menos uma mão, mas o Mestre pode facilmente adaptar a regra para uma criatura sem mãos que possua uma mordida, tentáculo ou algo que possa prender alguém razoavelmente. Um lobo, por exemplo, pode tentar prender uma pessoa com sua mordida, mas o animal não seria capaz de usar sua mordida enquanto estiver preso na pessoa.

Tenha em mente que o ataque agarrão no Livro do Jogador requer uma ação Atacar, então a criatura precisa usar essa ação em vez de Ataques Múltiplos ou outra ação que tenha em suas estatísticas quando usar essa regra. Um monstro como um estrangulador que tem um ataque de agarrar especial, não cai nessa regra quando usa esse seu ataque especial.

MAGIAS

Você pode lançar escuridão (darkness) com um espaço de nível maior para encerrar uma magia 3° nível que cria luz? Não. A magia escuridão só pode dissipar uma magia de luz de nível 2 ou menor, não importa qual espaço de magia foi usado para escuridão. Similarmente, a magia luz do dia (daylight) pode dissipar apenas uma magia de escuridão de nível 3 ou menor, independente do espaço de magia usado.

Dissipar magia (dispel magic) pode encerrar globo de invulnerabilidade (globe of Invulnerability)? Sim, dissipar magia pode dissipar a barreira criada pelo globo de invulnerabilidade, mas nada dentro da barreira.

ITENS MÁGICOS

O que está correto no Guia do Mestre (Dungeon Master’s Guide), a regra para pergaminhos ou a regra para um pergaminhho de magia? Ambas estão corretas. A regra para pergaminhos (p. 139) é para pergaminhos em geral, incluindo um pergaminho de proteção (scroll of protection) e ela permite que você tente ativar uma magia se você for alfabetizado. A regra para pergaminho de magia é específica para aquele tipo de pergaminho e introduz um requisito adicional: a magia no pergaminho precisa estar na sua lista de magias de classe para que você use o pergaminho.

Um pergaminho de magia pode ser chamado de várias formas: pergaminho de magia, pergaminho de X (onde X é o nome da magia), ou pergaminho de magia de X (onde X, de novo, é o nome de uma magia). Não importa qual é o seu nome, um pergaminho de magia segue a mesma regra.

Para que você atenda ao pré-requisito do pergaminho de magia, a magia no pergaminho precisa estar na lista de magia usada por sua classe. Aqui vão dois exemplos. Se você é um clérigo, a magia precisa estar na lista de magia do clérigo, se você for um guerreiro com o arquétipo Cavaleiro Arcano (Eldtrich Knight), a magia precisa estar na lista de magias do mago, porque é a lista de magia usada pelo arquétipo.

O bônus de CA do anel de proteção (ring of protection) acumula com o das braçadeiras de defesa (bracers of defense)? Sim. Geralmente, bônus acumulam, exceto quando eles são da mesma magia (veja “Combining Magical Effects” no Player’s Handbook, p. 205). Além disso você não pode se beneficiar de mais de um anel de proteção ao mesmo tempo, já que você não pode sintonizar mais de uma cópia de um item por vez.

Sobre o Autor

Jeremy Crawford é o designer-chefe adjunto da 5ª edição de Dungeons & Dragons. Ele foi o designer-chefe do novo Livro do Jogador e um dos designers-chefes do Guia do Mestre. Ele já trabalhou em muitos outros livros de D&D desde que chegou à Wizards of the Coast em 2007. Você pode encontrá-lo no Twitter (@JeremyECrawford).

Tradução: Carlos Martins
Equipe da REDE
RPG

Link para o artigo original: dnd.wizards.com/articles/features/rules-answers-september-2015

D&D Sage Advice september

Share This Post

Leave a Reply