D&D 5ª Edição: Conselho do Sábio: Dúvidas de Regras (Janeiro de 2016)

Conselho do Sábio é uma coluna mensal que dá clarificações oficiais das regras de D&D. Ela também, às vezes, fornece documentos de referência para ajudar o seu jogo de D&D a funcionar sem problemas. Apesar do seu status oficial, a Conselho do Sábio não se sobrepõe às decisões do Mestre de Jogo; as respostas e informações fornecidas aqui são destinadas a ajudar o Mestre a arbitrar o jogo.

Se você tiver perguntas para futuros artigos da nossa coluna, por favor, envie-as para sageadvice@wizards.com ou mande para o autor via o Twitter (@JeremyECrawford), onde o mesmo responde dúvidas entre as publicações dos artigos dessa coluna.

CRIAÇÃO DE PERSONAGEM

Como calcular a Classe de Armadura (CA) de uma criatura? O capítulo 1 do Livro do Jogador (pag. 14) descreve como calcular a CA, no entanto o cálculo da mesma gera dúvidas frequentes. Este não é um fato surpreendente, dada as diversas formas que o jogo fornece para você alterar a sua CA!

Aqui estão algumas formas de calcular a sua CA básica:

– Sem Armadura: 10 + o seu modificador de Destreza.

– Com Armadura: Utilize o valor fornecido de CA para a armadura que você está utilizando (Livro do Jogador, pag. 145). Por exemplo, com um corselete de couro, você calcula a sua CA como 11 + o seu modificador de Destreza, e com uma cota de malha, a sua CA é, simplesmente, 16.

– Defesa Sem Armadura (Bárbaro): 10 + o seu modificador de Destreza + o seu modificador de Constituição.

– Defesa Sem Armadura (Monge): 10 + o seu modificador de Destreza + o seu modificador de Sabedoria.

– Resiliência Draconata (Feiticeiro): 13 + o seu modificador de Destreza.

– Armadura Natural: 10 + o seu modificador de Destreza + o seu bônus de armadura natural. Este é um modo de cálculo tipicamente usado somente para monstros e PdMs, embora seja relevante para um druida ou outro classe que possa assumir alguma outra forma que tenha uma armadura natural.

Estes métodos – junto com quaisquer outros que possuam uma fórmula para calcular a sua CA – são mutuamente exclusivos; você só pode se beneficiar de um por vez. Se você tem acesso a mais de um, você deve escolher qual irá utilizar. Por exemplo, se você é um feiticeiro/monge, você pode usar Defesa Sem Armadura ou Resiliência Draconata, mas não os dois. De forma semelhante, um druida/bárbaro que se transforme em uma criatura com armadura natural, pode usar a armadura natural da mesma ou a Defesa Sem Armadura (você não é considerado como se estivesse usando armadura com a armadura natural da criatura).

E o escudo? O escudo aumenta a sua CA em 2 enquanto você o estiver usando. Por exemplo, se você estiver sem armadura e usando um escudo, sua CA é 12 + o seu modificador de Destreza. Vale a pena lembrar que algumas formas de calcular a CA, como a Defesa Sem Armadura do monge, proíbem o uso de escudos.

Quando você tiver a sua CA básica, ela pode ser temporariamente modificada por bônus ou penalidade situacionais. Por exemplo, tendo meia cobertura lhe fornece um bônus de + 2 para a sua CA, e cobertura superior um bônus de + 5. Magias também podem modificar a sua CA. Escudo da fé, por exemplo, fornece a uma criatura alvo um bônus de + 2 a sua CA até o término do magia.

Itens mágicos também podem melhorar a sua CA. Aqui estão alguns exemplos: cota de malha +1 lhe fornece uma CA de 17, um anel de proteção fornece um bônus de + 1 para a CA, independentemente do que você estiver vestindo, e braçadeiras de defesa fornecem um bônus de + 2 para a CA se você não estiver usando armadura ou um escudo.

MAGIAS

Defesa Sem Armadura funciona com uma magia como armadura arcana? Defesa Sem Armadura não funciona com armadura arcana. Você pode se perguntar, “Por que eles não funcionam juntos? Armadura arcana especifica que ela funciona em uma criatura que não esteja usando armadura.” É verdade que a criatura alvo de armadura arcana não pode estar utilizando armadura, mas ela também fornece uma nova forma de calcular sua CA (13 + o seu modificador de Destreza), desta forma, se tornando incompatível com Defesa Sem Armadura ou qualquer outra característica que forneça alguma outra forma de calcular a CA.

Como pele de árvore funciona com escudos, coberturas e outros modificadores de CA? Pele de árvore especifica que a sua CA não pode ser menor que 16, enquanto você estiver sob o efeito da magia. Isso significa que você ignora qualquer modificador para a sua CA – incluindo o seu modificador de Destreza, sua armadura, escudo, e cobertura – a não ser que sua CA seja maior que 16. Por exemplo, se a sua CA é, normalmente, 14, ela passa a ser 16 enquanto estiver sob o efeito de pele de árvore. Se a sua CA é 15 e você possui meia cobertura, a sua CA é 17; pele de árvore não é relevante nesse caso, pois a sua CA é maior que 16.

É possível estender a duração da armadura de Agathy ao ganhar mais pontos de vida temporários? A magia é feita para funcionar apenas enquanto você tem os pontos de vida temporários que ela fornece. Quando eles acabam, a magia também acaba.

Vale a pena lembrar que pontos de vida temporários não são acumulativos (Livro do Jogador, pag. 198). Se você possui pontos de vida temporários e recebe mais, você não os adiciona, a não ser que alguma mecânica do jogo especifique isso. Você decide quais pontos de vida temporários manter. Como um exemplo, vamos dizer que você seja um bruxo com a característica Benção do Sombrio, que lhe fornece pontos de vida temporários quando você reduz uma criatura a 0 pontos de vida. Nesse momento, você possui 2 pontos de vida temporários da armadura de Agathy, você acabou de matar um monstro, e a sua Benção do Sombrio pode lhe fornecer 4 pontos de vida temporários. Se você utilizar esses pontos de vida temporários, eles substituem os da armadura de Agathy e a magia se encerra, então você pode escolher não pegar esses pontos e manter a magia ativa.

Os pontos de vida temporários de heroísmo acumulam a cada turno? Esses pontos de vida temporários não são acumulativos. A magia deveria lhe informar se você tivesse que somá-los. No começo de cada um de seus turnos, a magia, efetivamente, renova o número de pontos de vida temporários que você possui; caso você tenha perdido alguns ou todos os pontos de vida temporários, a magia os devolve para você.

REVISANDO AS REGRAS

Constantemente faço revisões nas regras do jogo. Como Mestre, eu as utilizo nos meus jogos. Como designer e editor, remeto-me a elas toda semana, para garantir que os futuros livros de D&D estarão no caminho certo. Como o Sábio, eu as considero por diferentes perspectivas quando novas questões chegam na minha caixa de correio e no Twitter. Algumas vezes, isso faz com que eu reconsidere uma regra que eu tenha criado.

Nesta edição do Conselho do Sábio, existe um exemplo de uma reconsideração minha. No Twitter, recentemente, eu dei uma explicação diferente de como pele de árvore funciona e, adicionalmente, de como escudos funcionam. O que eu disse foi baseado no texto do livro, entretanto, o que está escrito no livro é, alguma vezes, inconsistente quanto a forma de funcionamento dos escudos. Nas minhas clarificações oficiais aqui no Conselho do Sábio, eu decidi por contrariar o que eu disse no Twitter sobre pele de árvore e escudos, e utilizar uma explicação mais simples – uma que também é suportada pela regra do livro e é mais próxima com as nossas intenções.

No compêndio do Conselho do Sábio (N.E.: Você pode baixar esse compêndio no link original desse artigo em inglês, logo abaixo), eu também alterei minha regra sobre o talento do Atacante Selvagem, que eu tinha comentado originalmente em Novembro de 2015. A regra original era simplesmente incorreta – Eu havia lido o talento muito rápido – Então, o corrigi.

SOBRE O AUTOR

Jeremy Crawford é o designer-chefe adjunto da 5ª edição de Dungeons & Dragons. Ele foi o designer-chefe do novo Livro do Jogador e um dos designers-chefes do Guia do Mestre. Ele já trabalhou em muitos outros livros de D&D desde que chegou à Wizards of the Coast em 2007. Você pode encontrá-lo no Twitter (@JeremyECrawford).

Tradução: Raphael Pádua Santos
Equipe da REDE
RPG

Link para o artigo original: dnd.wizards.com/articles/features/rules-answers-january-2016

Sage Advice Icon_0

Share This Post

Leave a Reply