Mas afinal, D&D 5ª Edição será lançado no Brasil?

Há mais de dois anos que esta pergunta é feita pelos milhares de jogadores brasileiros de Dungeons & Dragons, que mesmo sem ter uma versão em português, aderiram a mais recente edição do jogo que criou o RPG. Aderiram a ponto de tornar o grupo D&D Next o segundo maior grupo do mundo no Facebook dentre os de jogos analógicos (só perdendo para o grupo em inglês do D&D 5ª Edição). Mas depois de todo este tempo, essa pergunta teria uma resposta positiva? Haverá uma edição brasileira do novo D&D?

Talvez sim…

Recentemente, a Kronos Games adquiriu a licença do jogo de tabuleiro de D&D Tyrants of the Underdark, que aqui será lançado como Tiranos de Underdark. Ele é o primeiro produto da 5ª Edição que está sendo licenciado para outros idiomas.

Lá no final da fanpage da futura versão do jogo em português pela Kronos Games – que será lançado no segundo semestre de 2017 – temos textualmente as seguintes informações:

– “Outros títulos da franquia D&D estão atualmente em negociação para o retorno ao Brasil.”

– “Sim, por “outros títulos” podemos entender tudo de D&D, não somente os jogos de tabuleiro ?”

Isso sinalizaria que a Kronos Games estaria negociando a licença do RPG. Contudo, há um “pequeno detalhe”: Tyrants of the Underdark, apesar de constar no site oficial da D&D, não é da Wizards of the Coast, mas sim da empresa parceira dela, a Gale Force Nine. Ou seja, a Wizards, por enquanto, continua na mesma, sem licenciar seus produtos da 5ª Edição para outros idiomas.

Naturalmente já ter a licença deste importante produto é um primeiro e importante passo, mas sem uma palavra definitiva da Wizards sobre o licenciamento da 5ª Edição para outros idiomas, ainda não temos muito o que comemorar. Nem mesmo está garantido que será pela Kronos Games, embora obviamente ela esteja com vantagem sobre as demais concorrentes pela tão desejada licença da 5ª Edição em português – sim, há VÁRIAS empresas e iniciativa querendo lançar o novo D&D. Se ainda não temos ele em português e em outros idiomas, a culpa é exclusivamente da Wizards.

Por enquanto, continuamos aguardando. Mas pelo menos já teremos em breve em português este excelente jogo de tabuleiro que traz toda a magia de Dungeons & Dragons e dos Reinos Esquecidos (Forgotten Realms).

Por Marcelo Telles
Coordenador da REDE
RPG

tiranos-de-underdark-caixa

tiranos-do-underdark

Share This Post

Leave a Reply