5 RPGs que você deveria conhecer

Hoje em dia existem vários sistemas de RPGs dos mais variados gêneros,  mas alguns desses sistemas passam desapercebidos e agora vamos conferir alguns deles:

1 – Malditos Goblins!

Malditos Goblins! (ou MG) é um sistema gratuito de RPG desenvolvido pela Coisinha Verde. Nesse sistema os jogadores controlam Goblins. A principio, Goblins são pequenas criaturas nojentas, desgraçadas, chatas, insanas e que morrem com muita facilidade. Neste jogo, os personagens morrem rápido! Mas após sua morte, em questão de minutos, um irmão, filho, tio, sobrinho ou cunhado irá vir se vingar e substituí-lo no grupo. E isso pode acontecer bastante, já que Goblins se procriam como coelhos. A beleza desse sistema é que tudo na criação de personagens é resolvido no d6 (dado de seis lados), ou seja, após seu Goblin morrer, em menos de dois minutos, seu outro personagem está pronto. MG é um ótimo sistema para uma sessão mais descontraída.

Segue o link para você fazer o download do PDF de Malditos Goblins!:

https://goo.gl/4ybfqm

2 – Fiasco

Fiasco é um RPG “diferente” nele tudo que você imagine, que possa dar de errado vai acontecer, por isso as sessões de Fiasco sempre são inesquecíveis, mas como funciona?  Em Fiasco você mal escolhe o personagem com o qual irá jogar e tampouco sabe exatamente o que vai acontecer na sessão de jogo. Você saberá qual será o cenário básico (uma favela no rio de janeiro, o palácio do planalto ou o Velho oeste) e só. Não existe um narrador para orientar sua conduta, já que todos os jogadores são os narradores. Tudo é decidido em consenso, utilizando tabelas, os dados e uma boa dose de malandragem.

Fiasco se joga com uma pilha de dados de seis faces – são quatro para cada jogador, sendo que 2 devem ser brancos e 2 devem ser pretos. A primeira coisa a se fazer é rolar os 12, 16 ou 20 dados (o jogo recomenda uma formação máxima de cinco jogadores e no mínimo três) e a partir deles usar uma vasta tabela como Preparação para o Cenário. Cada número no dado corresponde a uma entrada na tabela do Cenário e estas entradas especificam as suas Relações com outros jogadores, suas Necessidades durante o jogo, os Objetos que você possui (ou pode vir a possuir) e as Locações desta sessão. Uma vez decidida a Preparação, começam as Cenas.

Segue abaixo o link para você comprar sua edição de Fiasco:

https://goo.gl/FqQIdY

                                                         

3 – Violentina

Violentina é um jogo publicado pela Secular Games e ele é um daqueles sistemas de RPG que se destaca dentre todos os outros. Imagine Violentina como um filme do renomado diretor Quentin Tarantino.

Violentina é um jogo sobre Violência, Vícios, Volúpia …e nem um Vintém, onde os jogadores interpretam trapaceiros, mafiosos, femme fatales e autoridades corruptas em uma espécie de Colaboração Competitiva.

Profundamente inspirado na estética e na narrativa dos filmes de Quentin Tarantino, Violentina utiliza um sistema baseado em cartas e fichas de poker afim de distribuir de forma equilibrada o controle narrativo entre os jogadores, transformando aspectos e características específicas deste tipo de filme em mecânicas de jogo. Sendo assim, Violentina  é um Jogo de Contar Histórias ou de narrativa compartilhada, onde todo mundo é mestre, sem preparo, sem ordem cronológica, baseado em enquadramentos de cena e na criatividade de todos os participantes.

Atualmente o livro físico está fora de estoque, mas você pode adquiri-lo em PDF gratuitamente através deste link:

https://goo.gl/cX2Z0N

                                                         

4 – Ainda Vivos

Mais uma vez nosso querido Coisinha Verde aparece com um sistema peculiar. Estamos falando de Ainda Vivos, um RPG de sobrevivência em um mundo pós-apocalíptico. Provavelmente, se você já jogou algum game da franquia Fallout ou assistiu os filmes da franquia Mad Max, deve entender bem do que se trata Ainda Vivos, mas diferente da maioria dos jogos com o mesmo tema, este trata de drama e assuntos pesados, exigindo maturidade para jogar (recomendado para maiores de 18 anos). Além disso, seriedade é importante para ter uma experiência satisfatória (ou seja nada de piadinhas na mesa). É um jogo narrativo e apesar de existir um Mestre, demanda a participação de todos da mesa.

Ainda Vivos é um sistema gratuito. Segue o link para o download:

https://goo.gl/ZhpZGQ

                                 

5 – UED: Você é a Resistência

UED é um jogo de RPG de Ficção Científica sobre Sobrevivência e Glória, onde os jogadores serão colocados em uma terra devastada por uma invasão alienígena há 300 anos que aniquilou grande parte da humanidade. Hoje os poucos sobreviventes tentam reconstruir sua civilização em meio a uma Era Glacial natural do planeta, com recursos escassos e pouca esperança.

UED traz consigo mecânicas que buscam tratar do gerenciamento de recursos escassos e de heróis improváveis talhados pela necessidade de sobrevivência. Em UED, o frio, a fome, a gestão dos Aglomerados (como são chamadas suas cidades) e suas incursões pelo gelo em busca de energia, são o pesadelo e a Glória desta geração.

UED é um sistema gratuito que você pode fazer o download através deste link:

https://goo.gl/KeMgBB

Por Fabio Henrique

 

Share This Post