in ,

Aventuras Ancestrais: RPG brasileiro que usa um sistema de cartas próprio

Lançamento do primeiro semestre de 2018 veio para ganhar um espaço digno na sua estante

Você já imaginou jogar RPG sem preparação? Já imaginou puxar um baralho do bolso e começar a jogar RPG? E que tal algo realmente novo onde possa unir essa possibilidade com a motivação de jogar em uma época onde o mundo literalmente ainda não havia sido explorado, há 10 mil anos, um mundo cheio de aventuras místicas, feras gigantes, e caçadas envolventes, dinâmicas e divertidas? Estou falando do jogo nacional lançado no primeiro semestre de 2018, Aventuras Ancestrais. Idealizado por Diego Azevedo e comercializado pela editora Game Maker, o jogo foi ambientado em um cenário pré-histórico construído coletivamente pelo Historiart. Ele foge de estereótipos forçados do homem das cavernas “UGA-UGA” e nos traz uma concepção original da formação de sociedades pré-históricas, da sobrevivência ao mundo natural e, é claro, da criação de mitos e lendas com caçadoras valentes que nunca desapontam.

Aventuras Ancestrais apresenta uma nova forma de jogar RPG utilizando um sistema de cartas autoral intitulado Adventure Cards. Este sistema de cartas ilustradas, com base no baralho tradicional, mas com acréscimos valiosos, propicia que vários jogos possam ser jogados com o mesmo baralho de cartas sem precisar de nada a mais. O que já lhe avisa sobre o que esperar após comprar o jogo: incentivo à criatividade, módulos novos em desenvolvimento, para deixar o jogo do seu jeito, e acessibilidade para todos os públicos, pois se apresenta rápido e fácil para você interpretar personagens ou mestrar o jogo sem grandes complicações e praticamente nenhuma preparação. Afinal, tudo que você precisa para mestrar este jogo são duas cartas. As mecânicas do jogo têm base no Apocalypse Engine apresentando também uma nova forma de encarar movimentos, rótulos e resultados. As cartas trazem direcionamentos para incrementar e construir a ficção e tornam cada aventura uma experiência diferente e imprevisível. Que tal conhecer as personagens de Aventuras Ancestrais? Basta clicar no link a seguir:

https://aventurasancestrais.wordpress.com

Não podemos esquecer das imagens do baralho do jogo! Elas ilustram personagens, inimigos, cenas ou elementos para a narrativa que foram inspiradas nas pinturas reais do sítio arqueológico de Xique-Xique II e reimaginadas pelo ilustrador Jefferson Oliveira.

Nele há também uma inversão simbólica mas também importante sobre o monopólio de gênero nos jogos. Em vez de apresentar um jogo para jogadores, com caçadores, pintores e anciões (que eventualmente poderiam ser trocados para o gênero oposto) ocorre justamente a inversão onde tudo é direcionado para jogadoras que assumem o protagonismo da ficção através dos movimentos e da narrativa compartilhada entre mestre e personagens. São caçadoras que se aventuram por terras misteriosas de grandes feras e místicos perigos, mostrando todo o seu potencial. São as temíveis caçadoras de Cabeça de Caju que tomam a frente destas aventuras. Você procura por um jogo narrativo modular com várias formas de jogar e diversas regras para moldar a experiência das jogadoras? Procura por algo totalmente em português? Procura por algo que comece em pouquíssimos passos desde a montagem rápida dos personagens? Então apenas se divirta e jogue para enfrentar criaturas enormes ou para trazer comida de volta para casa. Jogue para cumprir rituais de poder ou simplesmente para ver o que acontece. Jogue sozinho como uma caçadora solitária ou em grupo onde todos colaboram para um objetivo. Descubra experiências e mundos antigos em Aventuras Ancestrais.

– O jogo pode ser adquirido através do site oficial da editora Game Maker:

gamemaker.com.br

– Atualmente o coletivo Historiart está focado no estúdio de jogos que pode ser acessado através do grupo no Facebook:

facebook.com/groups/historiart

– Além disso, novas mecânicas, regras e propostas de jogo são constantemente atualizadas no blog oficial e na página do Facebook:

aventurasancestrais.wordpress.com

aventurasancestrais.wordpress.com/midias

facebook.com/aventurasancestrais

Faltou dizer que temos um server no Discord:

discord.gg/6ftXwws

Deixe uma resposta

Chamado de Cthulhu: A Magia em Chamado de Cthulhu

Awaken: Última semana do financiamento da edição brasileira!