D&D 5ª Edição: Suplementos Gratuitos para a 5ª Edição

Aqui vão algumas dicas de suplementos gratuitos ou “pague o quanto puder” disponíveis na internet, todos em inglês.

101 Curses For Magic Items
Esse é para quem precisa de ideias para criar equipamentos amaldiçoados, com diversas tabelas e uma lista de exemplos no final.

A Going Concern
Os seus jogadores querem investir em uma forja? Comprar negócios? As regras no DMG não lhe satisfazem? Use isso aqui. Aborda questões como investimentos, tipos de negócios, possíveis eventos aleatórios e mais. O material é bastante detalhado e deve resolver muitos problemas para grupos se dedicando a esse tipo de “downtime activity”.

Airships and Mayhem 
Um material para criar veículos voadores. Como o próprio autor indica, é um meio dos jogadores gastarem o seu excesso de ouro. Também é ótimo para quem está fazendo uma campanha baseada em Final Fantasy. Inclui vários tamanhos e componentes. Uma falha nesse suplemento é que ele possui apenas um exemplo de airship, no caso um veículo pequeno. Não fica claro quantos PVs airships maiores deveriam ter. Também falta sugestões claras do quanto as airships deveriam custar. Duas possíveis maneiras de resolver isso são: usar as regras lidando com objetos no DMG, pág. 246, que basicamente trata a durabilidade de tais objetos de maneira mais abstrata e controlada pelo Mestre de Jogo; ou usar os navios do Expanded Sailing como base, talvez multiplicando o custo por cinco ou dez. Aliás, a impressão que fica é que combinados, os dois suplementos ficariam ótimos.

Ancient Armoury 
Uma lista de armas e armaduras representando um período antigo correspondente à Era do Bronze ou Era do Ferro da vida real. Perfeito para quem deseja fazer uma fantasia à grega.

Arcane Armoury – Volume 1
Arcane Armoury – Volume 2
Arcane Armoury – Volume 3
Um total de oitenta itens mágicos, cinco novos materiais, duas raças, além de armas e armaduras para campanhas modernas e pós-apocalípticas.

Augmented, The
Uma classe que vai do nível um ao vinte, focada em integrar implantes e próteses tecnomágicas ao próprio corpo, tornando-se um meio-golem ou ciborgue. A variedade de implantes (34) garante um bom grau de personalização. É uma classe híbrida, contando com habilidades físicas e capaz de lançar magias.

Balasar’s Guide to Exploration
Um grande compêndio com raças, subclasses, classes, antecedentes, talentos, armadilhas mágicas, magias, regras variantes e mais. Tanto jogadores quanto Mestres provavelmente encontrarão algo útil aqui.

Big Book of Zombies, The
Book of the Dead, The
Creatures
Você gosta de necromancia mas está desapontado com o necromante oficial? Quer novas regras, uma classe completa, novos mortos-vivos, variantes, itens, doenças e mais? Então cheque esses materiais.

Broderick’s Compendium of Fantasy Plants
Uma lista enorme de plantas fantásticas, um total de 179 páginas. Cada planta têm um uso, seja para o Mestre ou o jogador.

Cantrip Guns  
Cinco páginas detalhando três tipos de “armas de fogo” que podem disparar ácido, gelo e outros projéteis mágicos, de acordo com o tipo de gema incrustado na arma. Inclui aprimoramentos. Bastante adequado para o mundo Eberron.

Clash of Swords
Uma enorme lista dos mais variados guerreiros e soldados que exércitos podem ter, desde o aldeão humano ao campeão dracônico. A ideia é mostrar como um grupo ou exército de PdMs devidamente equipados e treinados podem ser uma ameaça séria aos jogadores. Os PdMs mostrados também podem ser contratados pelos PJs para, por exemplo, guarnecer a sua base de operações ou formar um exército aliado.

D&D 5e Mass Combat System
Para combates entre grandes exércitos, adaptando as regras de D&D em uma espécie de wargame ocasional onde os heróis ainda podem ter uma participação decisiva. Pessoalmente, eu achei as regras com um bom equilíbrio entre complexidade, personalização e realismo, mas acho que vai depender muito do gosto de cada um.

Enchanted Tattoos for D&D 5e
Simplesmente um homebrew para adquirir e usar tatuagens mágicas. Carece de testagem e reviews, então use por sua própria conta e risco. Dito isso, qualquer contra medida mágica deve ser eficaz em lidar com o que são na prática magias.

Expanded Sailing
Quer combate naval? Canhões? Opções de navios? Aperfeiçoamentos para os mesmos? Está tudo aqui! 

Explorer’s Guide to the Wilderness, The
Fulvano’s Guide to the Wilds
Dois suplementos para detalhar e tornar mais interessante a viagem por terras distantes e selvagens. Incluem regras básicas e avançadas, assim como regras para diversos tipos de ambientes, climas e perigos ambientais. Especialmente relevante para personagens rangers. O Fulvano’s Guide é particularmente interessante para quem deseja controlar o consumo e obtenção de comida e água do grupo.

Flintlock Firearms for 5E
Regras para armas de fogo de pederneira (flintlock). Oito armas, regras detalhadas, custo, etc, tudo o que falta no DMG.

Fortresses, Temples, & Strongholds, rules for building and customizing player-owned structures!
Os jogadores querem criar uma base de operações? Aqui está. Seja uma guilda em uma metrópole ou um forte nas fronteiras, esse suplemento tem regras para criar, manter, ocupar e melhorar estruturas diversas. Bastante detalhado, mas não exagera nas regras.

Lands, Lords, and Ladies
Um guia detalhado sobre feudalismo e como usá-lo em D&D. Ótimo para quem deseja realizar  campanhas de intriga política e conceder feudos aos seus jogadores.

Lovecraftian Bestiary
Lovecraftian Bestiary vol. 2
Um total de oito monstros lovecraftianos. Não apenas para enfrentar, mas talvez possa-se negociar com alguns deles…

Magic Items – Magitech
Magitech Monsters
Magitech Update 
Esses suplementos trazem itens, monstros e arquétipos no estilo “magitech”, bem adequados a quem quiser fazer uma campanha em Eberron.

Noble Art of Jousting, The
Tudo o que você precisa para realizar um torneio de justas, seja como uma mini-aventura ou parte de uma campanha.

Plane Shift: Amonkhet
Plane Shift: Dominaria
Plane Shift: Innistrad
Plane Shift: Kaladesh
Plane Shift: Zendikar
Esses suplementos oficiais de D&D trazem os planos do card game Magic: the Gathering, mostrando como adaptá-los para a 5ª edição. Também incluem novas raças e monstros.

Player’s Guide to Mirrorrim
Esse suplemento traz uma enorme cidade-estado chamada Mirrorrim, construída entre o deserto e o mar, sobre uma mega-masmorra que as pessoas são proibidas de entrar. Inclui um mapa, raças próprias e outros detalhes. É interessante, deixando uma vontade de querer ver mais do que parece ser um futuro cenário.

Scroll of Strange Races
Scroll of Strange Races – Volume 2
Um total de dez raças exóticas e criativas para trazer mais variedade e tempero ao seu mundo. 

Six-shooter – Part One: Firearms
Six-shooter – Part Two: Additional, Alternate & Expanded Rules
Six-shooter – Part Three: World Building & Character Creation Guidelines
Six-shooter – Part Four: Running the Game, GM Tips & Tricks
Tudo o que você precisa para fazer uma campanha de Velho Oeste com as regras da 5ª Edição! Armas, regras, dicas de criação de personagens, dicas para o mestre, etc.

Swarm of Humans!
Aqui temos fichas de pelotões de soldados, que em regras funcionam como uma espécie de enxame (swarm). Isso permite escaramuças e batalhas pequenas sem o uso de regras novas.

Traders & Merchants! Inventories for 28 different types of merchant, indexed by quality.
Esse suplemento vai poupar trabalho para o Mestre querendo colocar um comerciante no caminho dos jogadores. Tem desde o vendedor de sementes até a fada que faz barganhas bizarras, tudo com tabelas extensas e detalhadas.

TWC1 The Maztica Campaign Guide
O primeiro em uma série de suplementos dedicados a expandir e detalhar Maztica, uma região neglicenciada dos Reinos Esquecidos (Forgotten Realms), baseada na cultura e mitologia mesoamericana, como os astecas. A página acima inclui os links para os demais suplementos, todos disponíveis de graça. O material total é muito rico, suficiente para ser um cenário próprio. 

Ulther’s Guide to Adventuring Gear
Aqui temos novas descrições e regras para os diversos itens encontrados no Player’s Handbook, assim como alguns itens novos, por exemplo a bomba de fumaça. 

Ulther’s Compendium of Poisons
Eu já vi várias pessoas insatisfeitas com os venenos do material oficial. Esse suplemento resolve o problema. Regras detalhadas para muitos venenos diferentes, sejam eles colhidos de plantas ou alquimias complexas. 

Way of the Immortal Flame
Uma tradição de monge baseada na manipulação do fogo, perfeita para quem gostou dos dobradores de fogo de Avatar: a Lenda de Aang.

Autor

Bruno Kopte é membro da equipe REDERPG, e acredita que realismo e fantasia épica não são mutuamente exclusivos. Junto com Felipe Salvador, desenvolve o cenário de fantasia Atma, encontrado aqui.

Share This Post

Leave a Reply