Ronin, jogo narrativo solo em financiamento coletivo!

“Você é um andarilho solitário em busca de redenção…”

Ronin é um jogo narrativo solo onde o jogador constrói a história de um andarilho em busca de redenção.

RPG SOLO?

O RPG Solo, apesar de existir a tanto tempo quanto o próprio RPG de mesa convencional, sempre foi visto com um certo preconceito pela comunidade e até hoje tem muita gente achando estranho. Afinal, uma das definições que sempre damos do nosso hobbie é que ele é um “jogo social”. Grande graça do que vivemos em uma mesa com nossos amigos são as interações e risadas, por isso não é de se espantar que tenhamos tanto apreço por essa característica. Porém, ela não define o jogo.

Desde os livros-jogos até os emuladores (Mythic, MISO, etc), o RPG Solo sempre esteve aí ao nosso lado. Hoje temos jogos completos, como Ironsworn e Quill, que mostram que não só o RPG Solo é uma modalidade completa como tem até sua própria linguagem.

COMO FUNCIONA O JOGO RONIN?

Ronin possui uma estrutura própria com regras que agem como ancoras para o cenário. Não conheço ainda um jogo que tenha feito algo desse tipo. Basicamente, você joga rolando em tabelas e tomando decisões cruciais na jornada do seu Ronin. De cidade em cidade seu personagem poderá ganhar ou perder Honra. Ele encontrará Aliados ou Inimigos (que até podem se tornar aliados!). Suas decisões irão definir o rumo que poderá mudar seu personagem. Surpresas e revelações acontecem durante o jogo, tornando este jogo divertido não só de desenvolver seu personagem, mas também de assistir a sua surpreendente mudança!

O QUE PRECISO PARA JOGAR?

Você só precisará do livro, lápis e dois dados de 6 lados (2d6), sendo um deles de cor escura e outro clara. Cada um destes dados representa o Yin Yang. A mecânica básica desde sistema é rolando estes dois dados (Podemos chamar de “dYY”?).

Para garantir o seu exemplar de Ronin, basta clicar no link abaixo:

catarse.me/ronin

Share This Post

Leave a Reply