Cultos Inomináveis RPG: Começou o financiamento coletivo!

Um olhar ainda mais obscuro dos Mitos de Chtulhu

Cultos Inomináveis é um jogo de intriga e terror contemporâneo baseado no universo dos Mitos de Cthulhu, criado pelo escritor americano Howard Phillips Lovecraft.

O elemento principal que o diferencia dos outros jogos sobre os Mitos é que aqui os jogadores estão diante de histórias onde eles são os cultistas.

No lugar de interpretar investigadores, pessoas normais que tentam salvar a humanidade e o mundo como conhecemos, um personagem de Cultos Inomináveis colabora com as forças ocultas, seduzido pelos seus propósitos: poder, conhecimento, riquezas, imortalidade, loucura ou até mesmo a mera curiosidade.

Em todo caso, como seres humanos simples, tentam manipular a humanidade usando os sombrios conhecimentos adquiridos em seu benefício próprio.

Os personagens formam um culto com a finalidade de amalgamar habilidades entre todos (sejam recursos, influências, conhecimentos, etc.), sempre com seus propósitos e objetivos tendo, como meta final, a recepção neste mundo de entidades que nunca deveriam estar aqui entre a humanidade e, logicamente, o benefício individual que isso possa lhe trazer.

Em Cultos Inomináveis você pode ser um ex-condenado sedento de vingança, um estudante com pesadelos sobre sua própria morte, um desesperançoso pai buscando a cura para sua própria filha doente ou até um maníaco com um machado nas mãos que busca uma família.

Está disposto a sacrificar tudo para atingir seus objetivos?

Você já passou uma vida inteira lutando contra cultistas… Em Cultos Inomináveis, o Cultista é você!

Ao contrário de outros jogos que tratam dos temas cthulhescos em outras décadas e séculos, Cultos se passa nos dias de hoje e toda a modernidade que isso possa trazer.

A própria capa do jogo trata disso muito bem. Em vez de um antigo livro ritualístico, mofado, poeirento e decrépito, nossa cultista usa um TABLET pra invocar coisas tentaculares. Nada mais 2020 do que invocar entidades cósmicas com tablets.

É importante ainda frisar que os personagens dos jogadores não são necessariamente malvados, não nesta acepção da palavra.

Em boa parte das vezes, eles podem ser apenas pessoas cobiçosas de poder e dinheiro. Desejosas de conhecimento e que usam os cultos para atingir seus objetivos pessoais.

Vencer uma eleição, destruir um concorrente, acumular riquezas, fama, glória, praticamente todo o tipo de de desejo mesquinho (ou não) fica mais fácil de se obter se você sabe de coisas que a maioria da população não conhece.

A magia, assim como o sobrenatural, tem um papel de destaque no jogo. Os personagens têm acesso a poderes incompreensíveis para a maioria das pessoas. Estes poderes são disfarçados de magias e feitiços que conseguem subverter as leis da natureza e da física.

Alguns exemplos de histórias que se pode ambientar jogando Cultos Inomináveis:

1. Os personagens se conhecem em um fórum de internet e um usuário misterioso começa a liberar informações verdadeiras sobre os Mitos, motivando todos a formar um culto próprio. Quem é o usuário misterioso do fórum? O que ele quer? Quais são suas motivações?

2. Os líderes do seu culto desaparecem misteriosamente, sem deixar nenhum rastro ou pista, criando um vácuo de poder entre vocês. Quem estará mais apto ou quem está disposto a fazer mais concessões para atingir a liderança do culto?

3. Sem que nenhum dos cultistas saiba, um avatar humano de Yog-Sothoth os visita e secretamente começa a doutrinar a todos, com o objetivo final de recuperar uma das suas chaves de prata e, assim, impedir a execução de um plano de uma divindade rival.

4. Um famoso negociador de mercadorias do mercado negro está para conseguir um tomo antigo que seu culto busca há muitos anos. Sem recursos financeiros para entrar no leilão que certamente se iniciará por tal artefato, você e seus amigos precisam achar um modo de botar as mãos no tomo. Não importa como.

Cultos Inomináveis é o mais famoso dos jogos que usam o sistema HITOS, desenvolvido pela Editora espanhola NoSoloRol, que também alberga outros jogos como Postapocalyptica, Unrealms e Taura.

Em Hitos, os jogadores lançam 3 dados de dez faces (3d10) para conseguir realizar suas ações. Com base nos resultados, temos três classificações: os valores menores, os medianos e os maiores. Normalmente se usa o valor mediano que, junto de uma característica, habilidade ou outro modificador, vai determinar o sucesso ou o fracasso da tentativa, contra uma dificuldade pré-estabelecida pelo Mestre do Jogo.

Simples, rápido e preciso!

Para participar do financiamento coletivo de Cultos Inomináveis, basta ir no link a seguir:

catarse.me/cultos_inominaveis

Share This Post

Leave a Reply