Shadowrun: Conceitos de Personagens: Os Samurais Urbanos

“E aí, meu chapa? Como tá essa drek de vida? Vou tentar falar para vocês que estão ai tentando montar aquele grupo ideal para aquele trabalho que faz nosso coração acelerar. O que normalmente sempre acontece durante o trabalho? A resposta é certa, a Drek sempre para o ventilador e na hora que ela para lá, sabe mais o que acontece? Tiro, mas muito tiro pra tudo quanto é lado na maioria das vezes e nessa hora é que vocês precisam de um cara pronto para trocar esses tiros. Ok, que alguns deles fazem isso com espadas, mas quem sou eu pra criticar, não é?”

A criação de um personagem de Shadowrun é muito diferente dos RPGs clássicos, onde você escolhe uma função ou conjunto de habilidades já predefinidas. Essa liberdade de escolha muita das vezes é uma das maiores dificuldades que vejo em grupos de jogadores iniciantes nesse sistema, devido à quantidade de possibilidades que se abrem na criação.

Ser um fora da lei e precisar sobreviver dia a dia no mundo das sombras do Sexto Mundo não é uma das coisas mais simples, a vida é dura e os inimigos podem estar em qualquer lugar e para isso você tem que estar preparado para luta, seja ela na Matrix, no Astral ou no mundo real. Vamos focar no mundo real aqui neste artigo e falar do conceito de personagem Samurai Urbano.

O livro básico de Shadowrun classifica esse conceito como o cara que aguenta a dor e sabe infligir a quantidade necessária de dor para que seus inimigos tremam sobre seus joelhos. Eles integram tecnologia e armas preparadas para resolver qualquer problema.

Então qual é a melhor forma de montar um Samurai Urbano e o que esses pequenos trechos querem dizer para um jogador inexperiente? Samurai Urbano é o conceito de personagem voltado para o combate, mas não exclusivamente para o combate, pois isso vai depender que tipo de personagem você quer interpretar na mesa e, apesar do nome Samurai, ele é mais uma homenagem aos guerreiros japoneses do que a imagem de um cara brandindo uma espada contra metralhadoras.

O Tanque de Guerra: Esse tipo de Samurai Urbano é o extremo do que poderíamos chamar de máquina, com ampliações tecnológicas capazes de fazer resistir a explosões e poder de fogo suficiente para derrubar cortiços. Focado em combate físico, no seu campo de visão não existe nada que não possa ser derrubado a força. Esse tipo de Samurai Urbano vai focar nos atributos físico e habilidades de combate, além de seus implantes e qualidades que o ajudem a lidar com todo o tipo de castigo físico. Violência é o seu modo de agir e o seu terreno favorito, qualquer coisa que exija sutileza e um toque de sofisticação é melhor procurar outro tipo.

Devido às suas habilidades e resistência, o Tanque de Guerra tende a investir muito em implantes que aumentem Força e Armadura e armas pesadas como canhões de assalto e lança granadas.

Normalmente tem um bom conhecimento do submundo de implantes.

Metatipos recomendados para esse tipo de personagem: Anão, Ork e Troll.

O Especialista em Armas de Fogo: Esse tipo de Samurai Urbano, faz mais estrago com armas de fogo do que um grupamento militar, ele domina a maioria das armas e o que estiver na sua mira corre sérios riscos de vida. Uma agilidade com armas surpreendente e uma mira de fazer inveja nos personagens mais icônicos de velho oeste, esse personagem tem uma versatilidade e pode estar preparado para a maioria dos eventos que acontecem numa incursão apesar de não ser o tipo que ficará na frente das balas, mas sabe muito bem o que fazer no meio de um tiroteio. Seja um trabalho sutil com pistolas leves ou descendo fogo dos céus, esse cara vai ser um dos seus melhores apoios.

Esse personagem prioriza implantes que facilitem o uso das armas de sua escolha, acreditem podem ser muitas, cibernéticos que incrementam sua Agilidade e Reação, normalmente tem iniciativas altas.

Seus conhecimentos são normalmente voltados para armas, contrabandistas de armas entre outros do submundo ou do mundo militar.

Metatipos recomendados para esse tipo de personagem: Anão, Elfo, Humano e Ork.

O Especialista em Armas Brancas: Esse tipo de Samurai Urbano deve ser o que a maioria das pessoas idealiza quando lembram do nome “Samurai Urbano” num mundo onde as armas de fogo são regras e praticamente todos usam. Esse cara usa como arma principal uma arma branca, seja uma espada de monofilamento ou bastões eletrificados. Treinados em armas marciais, eles são especialistas em combate corpo a corpo e causam tanto estrago quanto puderem, além de serem em sua maioria sutis como o andar de uma garça. Lembrando que apesar de focarem em combate corpo a corpo não quer dizer que não podem utilizar de armas de fogo, apenas que eles preferem sentir a dor do inimigo mais próximo.

Igual ao Especialista em Armas de Fogo, também priorizam implantes que aumentam sua Agilidade e Reação, mas também há alguns casos em que as próprias armas são implantadas no corpo.

Esses caras normalmente tem um bom conhecimento tático, são bons escapistas e ótimos atletas.

Metatipos recomendados para esse tipo de personagem: Elfo, Humano e Ork.

O Velho de Guerra: Esse tipo de Samurai Urbano não nasceu exatamente para fazer o que ele faz hoje, ele nem sempre ele quis ser um mercenário, mas a vida ficou difícil por algum motivo, ele perdeu o emprego, sofreu uma goblinização tardia ou viu coisas feias demais e perdeu a fé no sistema. Normalmente é um personagem com uma história triste, um código de conduta e uma teimosia para perseguir seus objetivos quando está interessado nele.

A crise financeira bateu forte no Velho de Guerra e, com poucos recursos, ele investe nos implantes e cibernéticos necessários que dá pra pagar para sobreviver nas Sombras.

Esses caras têm muita experiências com as ruas, se não sabem alguma coisa, provavelmente conhecem alguém que sabe, são bons em conseguir informações, são raposas velhas que ainda têm seus truques e cartas nas mangas para lidar com gangues e/ou mafiosos se necessário.

Metatipos recomendados: Anão, Humano, Ork.

O Caçador de Recompensas: Esse personagem é bem parecido com o Velho de Guerra, a única diferença que ele é motivado ou apenas deslumbrado, vai saber né? O importante é que sabe que está ali para descolar os créditos por seus feitos. Sempre em movimento e com uma capacidade de se locomover pelas ruas dos guetos e cortiços como um tigre em uma floresta, pronto para atacar sua presa quando ela menos esperar.

Sempre procurando melhorar seus equipamentos para pegar mais ou melhores recompensas, equipamentos nem tão ruins, mas também não são os melhores.

A rua é a melhor aliada e ouvir as ruas ou fazer elas falarem é a diferença entre ser bem-sucedido e falhar, sendo bons em investigações e rastrear pessoas. Pode ter contatos em todos os tipos de pessoas, mas sempre tem em mente que são só negócios.

Metatipos recomendados: Anão, Elfo, Humano e Ork.

O Membro de Gangue: Esse personagem faz parte do Gueto, sabe das coisas que acontecem nas ruas, teve aquela infância difícil e está desde pequeno na rua tentando sobreviver ou é um daqueles pseudo-jovens bitolados que precisam de um grupo pra se afirmar. Mas eles dão o sangue pela turma deles, são baderneiros clássicos e não necessariamente discretos, mas estão sempre dispostos a entrar numa boa briga. Se o trabalho não exigir muita discrição, vale sempre a pena contratar um cara desses.

Peças de segunda mão ou de baixa qualidade não importa para esses caras, o importante é ajudar a gangue a crescer e ter o papel nela.

Esses caras normalmente conhecem a história da sua gangue e os conflitos que ela se envolve, sabendo andar pelo submundo de aliados e inimigos que ele traz.

Metatipos recomendados: Todos.

O Mafioso: Esse personagem pode ser só um troglodita ou um aperta pontas frouxas na Máfia, mas diferente de uma gangue de rua, as Máfias têm um código bem mais “estiloso” a ser seguido. Mantendo a discrição e fazendo barulho à medida que exista a necessidade de uma mensagem a ser enviada.

Patrocinados pela Família ou pelos patrões, conseguem equipamentos melhores para os serviços. Principalmente quando eles não costumam falhar com os chefes, mais recursos entram, mas quando falham… Bom, eles são aconselhados a não falhar.

Eles andam livremente nos meios das Máfias, sabem a hora de falar e a hora de calar ou fingir que não estão vendo as coisas, sabem bem como tirar informações dos outros normalmente através da dor.

Metatipos recomendados: Todos.

Por Gustavo Sales
Equipe REDE
RPG

A New Order disponibilizou o quickstart oficial traduzido de graça, que vocês podem conferir no link abaixo:

Quickstart-Shadowrun

Share This Post

Leave a Reply