Fate: Combate Cinemático em Fate

Uma boa forma de compreender bem as regras de qualquer sistema de RPG é com exemplos. Não à toa, a maior parte dos livros básicos trazem uma sessão de ‘exemplo de jogo’. Dessa forma, a abstração da regra ganha traços mais concretos e podem ser replicados nas situações que surgem na mesa.

Com FATE não é diferente, tanto a versão Básica quanto a versão Acelerada trazem exemplos ao longo do livro e das explicações de regras. Sendo o FATE Básico bem mais rico em exemplificações. Mas, porque talvez as regras desse nosso querido sistema sejam um tanto quanto mais abstratas que a de vários outros jogos, exemplos nunca são demais. Por isso, vamos pegar um trecho icônico de um filme célebre, que está completando 20 anos, para observar como o roteiro de cinema poderia ser traduzido em regras de FATE.

Neo vs Agente Smith

A cena que analisaremos é e luta de Neo contra o Agente Smith, logo depois de conseguir salvar Morpheus das mãos dos agentes. Para os que não lembram, o trio Neo, Morpheus e Trinity conseguiram fugir de helicóptero do edifício onde o capitão da Nabudonosor estava preso e o operador Tank habilita um telefone dentro da estação de metrô. Até aqui estava tudo certo e os personagens haviam acabado de sair de um Conflito daqueles… O que eles não contavam era que o Narrador iria Forçar um aspecto de jogo chamado Os Agentes agem em nome da Matrix. Assim, gerando um Evento: Agente Smith percebe a interferência na Matrix e rastreia o trio. Neo diz para Morpheus ir primeiro e em seguida Trinity. Quando ela está prestes a desconectar, Smith aparece. Nesse momento, nosso amigo Neo tem um aspecto sendo forçado contra ele. Ele poderia negar a forçada, pagando um Ponto de Destino, mas ele aceita e assim receberá um Ponto de Destino ao final da cena. Agente Smith atira e a bala estilhaça o telefone, onde milésimos de segundos atrás estava a cabeça da rebelde.

Temos aí uma nova situação. Neo poderia correr, poderia enfrentar o agente ou o que ele bem entendesse. Ele decide então Forçar seu próprio aspecto Dizem que eu sou o Escolhido, tomando a Decisão de combater invés de fugir. Se ele tivesse optado pela fuga, talvez nós tivéssemos uma Disputa, mas hoje teremos um Conflito. Assim, ao fim da cena, ele pegará um segundo Ponto de Destino.

Estabelecido que teremos um Conflito, é preciso definir as Zonas. Estamos numa Estação de Metrô e podemos dividi-la de modo simples em: Plataforma e Trilhos. Se mover da Plataforma para os Trilhos não requer nenhum esforço especial, já o contrário exigiria um teste de Superar de Atletismo. O Conflito então pode iniciar com a Ordem dos Turnos. Como é um Conflito Físico, aquele que tiver o maior valor da Perícia Percepção iniciará. Neste caso, Neo.

Aqui precisamos fazer uma consideração. Normalmente temos como senso comum que uma Ação de Ataque quer dizer um único golpe desferido. Talvez por influência de outros sistemas e suas economias de ações. Porém, nem mesmo nesses sistemas está dito que, narrativamente, um ataque quer dizer apenas um golpe. Um ataque pode e – sobretudo em cenários como Matrix, em que o combate é cinemático – deve ser narrado como uma sequência de golpes e contra-golpes até que algum lado tenha sucesso. Isso não vale só para FATE, hein? A mecânica pauta a narrativa, mas não precisa engessá-la.

Iniciemos pois nosso Conflito. Neo parte para cima do Agente Smith, pois tem maior Percepção. Como eles estão trocando tiros, o usual seria que Neo rolasse um Ataque com Atirar e Smith rolasse Defesa com Atletismo. Entretanto estamos em Matrix, as pessoas desviam de balas à queima-roupa e trocam murros a uma velocidade vertiginosa. Então, embora estejam trocando tiros, estão fazendo isso na mesma Zona e o mais relevante é a habilidade de defender-se no corpo-a-corpo. Então teremos uma rolagem de Ataque com Lutar contra uma Defesa com Lutar também. O turno acaba quando os dois estão no chão e se dão conta que estão sem munição. Podemos compreender que a Resolução aqui foi um Empate.

Eles jogam as armas fora e segundo turno. Vale ressaltar que é um filme e não uma sessão de RPG, então nem tudo seguirá as regras perfeitamente. Aqui novamente Neo ataca com Lutar. Eles trocam uma sequência emocionante de golpes, o agente fura pilares com os punhos, mas o turno termina com seus óculos escuros quebrados e uma cara de ‘Agora eu vou te matar’. Podemos considerar que o Agente Smith acabou de marcar sua Caixa de Estresse +1 ou +2.

É a vez do agente tomar a iniciativa e ele começa com golpes poderosos em Neo. Eles trocam mais e mais golpes até que Smith o faça voar pelos ares com um soco bem no meio do tórax. Podemos calcular que esse ataque de Smith tenha causado +3 tensões. Neo poderia resolver isso marcando sua Caixa de Estresse +3. Só que essa não é a única forma, então ele prefere receber uma Consequência Suave, reduzir a tensão em 2 e marcar a Caixa de Estresse +1. Ele achou melhor uma Consequência que pode ser curada rapidamente a perder sua Caixa de Estresse mais alta. Ele anota então a Consequência Cuspindo Sangue pela Boca.

Neo esbanja confiança e provoca Smith que não se faz de rogado. De princípio, Neo vai melhor. Imaginemos que sua rolagem de Ataque tenha sido Razoável (+2). A rolagem do Agente Smith foi Ótima (+4). Isso o garantiria continuar seguro, mas o agente tem uma Façanha chamada Defender a Matrix: uma vez por cena, quando tiver sucesso num teste de Defender com Lutar, Agente Smith pode causar dano igual à diferença de tensões resultante. Como no turno anterior ele causou uma Consequência em Neo, ele tem uma Invocação Grátis desse Aspecto e o faz, aumentando seu dano para +4 tensões. Neo não esperava por isso e marca sua Consequência Moderada e anota do Aspecto Massacrado.

Nesse instante, Agente Smith resolve Criar Vantagem com Lutar jogando Neo na Zona de Trilhos. Neo se Defende também com Lutar. Ambos empatam. Como o agente está obstinado a acabar com Neo em breve, ele usa a Invocação Grátis da Consequência Massacrado que havia causado, garantindo +2 e um Sucesso, criando o aspecto Imobilizado. Neo sabe que não pode deixar que isso ocorra, ele já tem Consequências demais, então gasta um Ponto de Destino para invocar seu Aspecto Vida Dupla. Reforçando sua decisão por se tornar Neo e deixar para trás Thomas Anderson, ele recebe também +2, empatando novamente, usando o próprio corpo para fazer colidir o corpo do Agente Smith contra o teto e impedindo a criação do Aspecto.

O metrô vem se aproximando com velocidade e para não ser esmagado por ele, é preciso ter sucesso num teste de Superar Ótimo (+4), como comentamos quando definimos as zonas. Imaginemos que após a rolagem, o resultado de Neo seja um Bom (+3), ainda uma falha. Ele opta então por gastar outro Ponto de Destino, melhorando seu resultado para um Excepcional (+5).

Antes que pudesse sair da Estação, o Agente Smith já estava de novo em sua cola. Aqui o roteiro se sobrepõe às regras de RPG (como aconteceu algumas vezes, na ordem dos turnos) e o Conflito foi interrompido sem que nenhum dos lados Concedesse ou fosse Tirado de Ação. E Neo sai correndo atrás de um outro telefone, enquanto puxa os dois Pontos de Destino, que angariou no início da cena, para perto de si.

Por Yuri Bravos
Equipe REDE
RPG

Share This Post

Leave a Reply