Inimigos e Ganchos: Animais

Salve a todos! Sei que na hora de pensar numa sessão podemos pensar em vários tipos de inimigos para o jogo, ou o que poderia te assustar. Mas poucos pensam nas coisas mais básicas e lógicas da natureza que são os animais. Vou falar um pouco sobre esses bichinhos, que podem ser um grande problema até para o herói mais experiente. Aqui temos que levar em consideração que em cenários fantásticos ou ficção, alguns “monstros” podem ser apenas animais da região. Na Literatura e Cinema, os animais já deram trabalho para muitos grandes heróis e, talvez, algumas dessas dicas possam apimentar sua aventura, tanto uma baseada inteiramente neles ou apenas com um encontro que traga uma boa dose de ação ou suspense. Não usando apenas os animais como inimigos, mas como personagem que podem ser hostis ou ainda um PdM importante de uma campanha.

Animais, no geral, são criaturas nativas com uma inteligência de nível animal (o que varia de sistema, para sistema), que usam mais o instinto para sobrevivência, mas, claro, há alguns mais inteligentes. Desconsideramos raças inteligentes que tenham uma cultura que as vezes podem ser considerados como animais pela fisiologia (os Thri-kreen de Dark Sun, Os Pôneis de My Little Pony, Nagas e Nezumis em Lenda dos Cinco Anéis, etc).

Domesticados e/ou Treinados

“Adentramos o escritório escuro, o silêncio reinava. O Doutor havia desaparecido a dias e talvez houvesse uma pista… Acendo a lanterna e ouço um barulho, aponto a lanterna e ouço um sibilar! O gato do doutor estava ali com seus olhos brilhantes… Por pouco não atiro no bichano e só não fiquei furioso porque o vi correr na direção de um armário e pedir comida. Achei a ração do felino e o corpo do bom doutor…”

Animais domesticados podem ser usados como ganchos, para serem encontrados, possuírem pistas ou uma relação com a aventura. Acredito que todos lembram em MIB onde estava a Galáxia, ou o melhor gato dos cinemas mais modernos, Goose. Tais animais podem ter reações diferentes, mas servem bem para seguir a trama. (E não apenas usar gatos, com certeza.)

Claro que animais domesticados podem ser inimigos, um cão bem treinado pode encontrar ladinos, um felino de grande porte pode ser treinado para atacar ao comando, alcateias de lobo usadas para caçar, aves para espionar, macaquinhos para roubar, etc… Muitas possibilidades à vista. Claro que os jogadores podem fazer o mesmo, aí vai do Mestre de Jogo. Animais podem ser treinados para fazerem truques e alguns até para fazerem coisas bem mais difíceis. Por exemplo, corvos são muito inteligentes e podem abrir sistemas de segurança mais simples sem muita dificuldade, e treinados para fazer sequências. Aquele ladrão fantasma poderia tirar muito proveito disso. Mesmo em circos podemos ver algum animal mais selvagem domesticado ou treinado.

Quando falamos em fantasia, nós temos alguns animais estranhos. Todas as criaturas em Animais Fantásticos e Onde Habitam são consideradas animais e muitos podem ser domesticados, assim como seres alienígenas ou de outras dimensões. Alguma coisa pode parecer um monstro gigante e devorador, mas pode apenas ser o pet de um alien. Que pode ou não te atacar.

Um animal doméstico vai variar a reação de encontro conforme a espécie, mas a maioria irá correr ou atacar e correr. Poucos ficarão defendendo até a morte (no caso alguns cães), e muitos apenas se forem treinados para isso ou por puro amor ao dono. A forma de ataque vai depender da inteligência do animal e animais com uma inteligência diferente da espécie podem se tornar um bom desafio. A inteligência também determina o quão bem treinado um animal pode ser. Claro que muitos animais não precisam ser treinados para ser perigosos…

Animais Selvagens

“Seguíamos pela floresta, armas preparadas para caçar. Dick sempre disse que não precisávamos de guias, mas se tivéssemos um, ele poderia ter nos dito que aquele lago era onde viviam os hipopótamos. E talvez pudesse nos dizer que em vez de um bicho bobo e lento, ele era uma máquina que mata muitas pessoas ao ano…”

A maioria dos animais que vive na natureza não gosta de ser perturbado e eles podem acabar com um homem facilmente. Mas esses animais não atacam por nada, tem que haver uma razão para o porquê do ataque. Muitas vezes pode ser a culpa dos personagens, mesmo sem eles saberem. Algumas características para fazer esses animais resolverem arrumar uma luta:

• Invasão de território. Cada animal tem uma área que considera como território e o tamanho deste território pode variar. Muitos animais não ligarão se alguém estiver passando pelo seu território, mas ficarão de vigília, aguardando um comportamento hostil ou a proximidade. Quanto mais perto, maior a chance de um ataque. Leve em consideração a “aparência” do personagem, nesse caso o quão intimidador ele parece (está com uma arma na mão, velocidade de aproximação, alguma vestimenta que pode fazer parecer um predador natural ou uma presa…).
• Defesa da Ninhada. E pode se acumular com invasão de território. Muitos animais lutarão até a morte para defender uma ninhada, não importando o tamanho do inimigo. Alguns animais atacarão mesmo que seja totalmente ineficaz.
• Nível de estresse, raiva ou selvageria. Algumas espécies são furiosas por natureza e apenas a presença de alguém é um gatilho para ser atacado.
• Fome. Num período de fome intensa, animais carnívoros atacarão espécies que não consideram como presa, não importando o tamanho. Neste período, até casos de canibalismo podem acontecer entre eles. Quando há uma ninhada envolvida a situação é ainda mais crítica. Nesse caso, também os animais abandonam seus territórios invadindo habitats que não pertencem a eles, muito se adaptando a realidade alimentar. Os guaxinins e macacos pequenos são um exemplo de animais que tiveram que se ajustar ao habitat urbano e, em muitos lugares, até mesmo ursos (normalmente com filhotes para aumentar o perigo).
• Alteração de Bioma. Seja por escassez de comida ou alteração de hábitos alimentares, alteração climática, introdução de espécie não nativa, variação natural ou invasão humana, o comportamento de animais pode ser alterado por qualquer pequena alteração.

Em muitos casos esses fatores podem gerar uma aventura apenas porque alguém fez uma dessas “besteiras”. Muitos exemplos em filme e mídias incluem: construir uma cidade em cima de um ninho de cobras (ou outro animal peçonhento), jogar cadáveres em um ninho de algum animal que pega o gosto pela carne humana, introduzir uma espécie não nativa que pode gerar aranhas híbridas com veneno mortal, destruir um ambiente e gerar um ataque de abelhas, sequestrar o filhote de um animal, que podem até trazer uma matilha ou grupo para o resgate, só para dar alguns exemplos.

Claro que quando digo animais digo também em insetos, que eram amados nos cinemas de terror no passado. Mas como bichinhos tão pequenos podem ser um grande problema? Bem… Eles podem formar enxames o que complicaria muitas coisas. Podem ter um veneno mortal e, como são pequenos, é difícil vê-los. E vimos em Indiana Jones o que um grupo de formigas africanas pode fazer com um homem. Não só insetos formam grandes grupos de criaturas pequenas, a exemplo dos ratos e peixes. Claro, dependendo do estilo do jogo, os animais podem ser um pouco mais perigosos que na vida real. O que não quer dizer que eles não sejam perigosos na realidade.

Alguns inimigos dos jogadores podem usar animais selvagens como ferramentas para fazer o mal. Por exemplo, colocar uma cobra numa mala ou mesmo encher um avião com serpentes venenosas, soltar um urso durante uma festa ou mesmo colocar uma bomba poderosa num cervo e soltá-lo na cidade.

Animais Malignos ou Assassinos

“Escondi-me atrás de uma porta no quarto escuro, enquanto ouvia os sons de algo sendo comido por milhares de dentes pontiagudos. Não parava de tremer rezando para que fossem embora… Olho por uma fresta, e o aldeão é apenas um esqueleto com os ratos terminado sua refeição… Me assusto com um guincho estridente, olho para baixo e um pequeno par de olhos vermelhos me encarava e, enquanto ele gritava, os sons de algo sendo comido cessaram, sendo substituídos pelos sons de centenas de pequenas garras arrastando pelo chão…”

Aqui falaremos sobre o que já foi uma febre no cinema de terror: os animais malignos. Ou assassinos, pois no passado tudo o que poderia ser assassino ou não virava assassino.

Desde animais inofensivos, pets ou até alguns animais selvagens, muitos deles se tornaram criaturas obsessivas com a morte de todos por alguma causa antinatural: possessão, influência paranormal maligna, experiências secretas, ser obrigado a ouvir funk 24 horas por dia… São apenas alguns exemplos. Mas não importa o que houve, o animal se tornou uma criatura maligna cujo objetivo é simplesmente matar.

Essas criaturas seguem o instinto predatório de forma terrível atacando tudo e todos de forma violenta. Alguns ainda parecem ganhar uma inteligência maligna, capazes de armar emboscada, chamar por ajuda ou até mesmo deixar o seu senhor olhar por seus olhos.

Criaturas familiares que pertencem a magos ou seres malignos também se encaixam nessa categoria.

Os animais vão usar o que está a sua disposição para fazer o que precisam fazer, mesmo que não seja feroz ou não tenha armas naturais. Por exemplo, um esquilo de um mago maligno não poderia matar pessoas com mordidas, mas ele poderia achar outras maneiras, pois ele pode ter uma inteligência maior. Como roer uma corda de uma ponte de cordas e deixar como uma armadilha. Roubar um item necessário ou até mesmo deixar surpresas desagradáveis no equipamento do grupo. Mas estas criaturas ganham também ataques “especiais”. O esquilo mencionado poderia voar no pescoço, atacando a artéria…

Alguns animais podem sofrer alterações por motivos de doenças (Cujo causou medo em muitas pessoas e era um São Bernardo com Hidrofobia) e, claro, muitas enxames e grupos de animais criariam um bom desafio. E talvez tenham uma mente por trás disso, por exemplo, um Licantropo Rato controlando grupos de ratos que ficaram possuídos por sua raiva ou fome. Ou talvez a abelha rainha seja a maneira de destruir uma Colmeia do Mal!

Aquele maldito gato que retorna à vida quando enterrado num cemitério indígena amaldiçoado… Talvez aquele corvo que os olha de longe esteja apenas esperando um momento ou uma ordem de seu mestre para arrancar um olho. Aquele experimento com macacos que escapou precisa ser impedido! Aqueles leões que matam por prazer…

Muitos ganchos aqui.

Animais Primitivos ou Gigantes

“…sem querer derrubo o crânio que estava perto do buraco estranho ao chão. A princípio parecia que não havia nada acontecido, mas o som sibilante ficou mais alto e diante de mim ela começa a levantar, como se encantada por um faquir… Ela tinha provavelmente uns 30 metros, mas só consegui ver uns 6 ou 7 metros, a cabeça saindo do poço. Ela levou George com apena um bote. A Serpente Mãe era real.”

Conhecido no D&D como animais atrozes, estes são animais de estágios evolutivos anteriores ou versões primitivas alternativas (como lobos gigantes com espinhos, ursos enormes com garras desproporcionais). Tais criaturas podem ser vistas nos cinemas também, normalmente congeladas ou recriadas com a genética. Aqui podemos encaixar também dinossauros, criaturas da era do gelo ou semelhantes.

Ainda temos alguns animais que são primitivos, como o caranguejo ferradura, dragão de komodo e o casuar. Mas sempre podemos dar um toque mais terrível neles.

Qualquer criatura pode ter sua versão primitiva com algumas alterações simples: aumente o seu tamanho (não exageradamente, isso vamos falar daqui a pouco), coloque presas maiores e/ou garras maiores (depende do animal, mas lembre-se dos tigres dente de sabre), pode se colocar espinhos e alterar feições para criatura parecer mais primitiva e assustadora. Aumente a força e/ou a agilidade da criatura o quanto baste e voilá! Temos uma coisa terrível preste a assombrar os pesadelos de muitas pessoas. Faça-o ser descongelado em algum lugar com muita gente e você tem um bom problema para ser resolvido! Ele pode escapar de um laboratório secreto e ter que ser impedido antes que chegue à cidade (e trazido vivo, é claro) ou um grupo pode achar um vale ancestral cheio de criaturas primitivas.

Em mundos de fantasia, existem muitas criaturas primitivas que são parte da fauna normalmente, trate-as como animais selvagens, só que normalmente são bem mais selvagens e furiosas. Algumas criaturas míticas podem ser apenas criaturas primitivas, se achar interessante.

Uma características destas criaturas é sua longa expectativa de vida em alguns casos, muito maior que sua contrapartes “normais”. Isso pode também levá-los a longos períodos de hibernação, a serem acordados por alguém descuidado o suficiente ou talvez por meio de algum ritual ou até mesmo pelo tempo. Uma hora ele vai acordar…

Outra característica de animais que não podemos deixar de lado é o gigantismo, já que um dos maiores ícones do mundo é um gorila gigante!

Seja por serem criaturas primitivas, ou passaram por experiências ou eventos estranhos/mágicos, alguns animais podem ser criaturas gigantes. Não estou falando de monstros gigantes, mas um gorila gigante, lagarto gigante e as famosas formigas gigantes dos anos 1980. O cinema usou demais o tema de animal gigante, principalmente irradiados por radiação. Isso os torna mutantes, um assunto que pretendo abordar em outra matéria, mas, nesse caso, eles mantêm suas características animais normais, assim como a aparência. Eles só seriam muito maiores do que deveriam. Aumente o tamanho do que quiser e terá uma boa história. Algumas ideias para usar essas criaturas tanto primitivas quanto gigantes:

• Tire-o de seu Habitat: Claro que esse monstro gigante geraria muito dinheiro se mostrado na cidade, o que poderia dar errado? Praticamente tudo. Quando a criatura escapar (pois ela vai escapar), ela estará num terreno desconhecido, com seres estranhos e pequeninos correndo para todos os lados e provavelmente sendo alvejada por policiais e soldados do exército. Ela entrará no modo matar ou correr e ai teremos uma grande confusão.
• Entre em seu Habitat: Ok, temos criaturas ancestrais e selvagens nesta ilha desconhecida e temos que chegar ao outro lado da ilha para um resgate… A criatura está em seu terreno, ela conhece tudo aqui. Se for incomodada, pode começar a caçar furiosamente qualquer um por ali. Mas talvez conseguir caçar o lendário Lobo Ancestral possa pagar as contas por um ano certo?
• Resolver desafiar um “Deus”: Algumas tribos atrasadas podem ver essas criaturas como deuses, podem até oferecer sacrifícios a elas. Entre escapar da tribo um animal gigante e tentar achar o tesouro ancestral tudo pode acontecer! (Sessão da Tarde feellings)
• Acordar quem estava quieto: Muitas dessas criaturas têm a chance de hibernar por muito tempo, e quem resolveu entrar sem querer em seu covil e talvez dar um chute nele achando que era uma pedra ou tronco… Apenas para descobrir que era um dedo ou o nariz da criatura.

Bestas Mágicas

“James, vais dar de comer ao Engole-Pedras.”

Ok, em alguns cenários os que consideramos como monstros podem ser apenas parte da fauna do lugar. Temos muito em Dungeons e Dragons, Harry Potter, numa dimensão paralela ou num planeta distante. Esses animais podem ser tratados como Domesticados ou Selvagens dependendo do cenário e tratados como animais normais, as pessoas já devem ter curas para os efeitos que eles causam. Normalmente eles agirão como animais e defenderão território ou ignorarão seres que não têm a capacidade de lhes causar dano e que não esteja em seu cardápio.

Dependendo do cenário, eles podem se alimentar de coisas estranhas e inserir coisas de fora do bioma podem causar muitos problemas. Novamente cito a questão da inteligência. Essas dicas funcionam apenas para animais que têm inteligência animal, pois nestes cenários podem haver muitas criaturas inteligentes, que agirão diferentemente e podem ter outras bestas como animais de estimação…

Aqui podemos pensar como criaturas estranhas podem servir para as comunidades inteligentes, como montarias (Dracovalos?), bestas de cargas, ou usando capacidades únicas (o Engole-Pedras pode comer apenas pedras, e deixar sair mineiras preciosos em suas fezes). Imagine animais alados que podem carregar pessoas. Então uma tropa voadora ou soldados em pegasus… Deixe a imaginação voar nessa.

Quimeras

“Edward… Brincar…”

O que é pior que um animal ensandecido? Uma mistura de animais ensandecida. Uma quimera, basicamente, é um ser que tem as capacidades de outros animais, uma mistura de espécies que pode ser discreta (um ser híbrido como o Liger) ou uma aberração como as quimeras de fantasia medieval com uma cabeça de leão, uma de bode, cauda de serpente… As quimeras podem ser experimentos mágicos ou científicos (esses caras por alguma razão me dão muita raiva), mas algumas podem existir na natureza de seu mundo de jogo. Elas podem ter características de duas ou mais criaturas e, dependendo, pode ser uma coisa horrível de se ver e um inimigo muito complicado.

Uma versão de quimeras são as que consomem uma criatura para ganhar suas características ou dar tais características para sua prole. Quem assistiu o anime Hunter x Hunter sabe o tamanho do problema que estou citando aqui… Outras quimeras podem passar suas características para outras criaturas, através de ataques, criando soldados fiéis ou aberrações estranhas soltas por aí… Ah! Sim, entre todas essas vítimas podem estar criaturas inteligentes.

Também podem ser usadas como mutantes, algo que deixarei para outra matéria.

Animais Místicos

“Ao anoitecer vimos o enorme Cervo Branco, o que garantiria que coisas boas estavam para vir. Mas isso foi antes do Espírito do Corvo aparecer e perguntar onde estaria o Rei dos Sonhos.”

Tanto na mitologia quanto na ficção animais podem ser vistos como seres sagrados ou guias espirituais. Muitos RPGs já trabalham com essa ideia como Lobisomem e o Shadowrun, mas podemos usar tais guias ou deuses em qualquer sistema. Tais animais são inteligentes, a maioria não fala, mas quando quer se comunicar com alguém, ele se faz entender e tem uma missão ou intuito, muitas vezes ligados a proteger algo ou alguém. Muitos podem ensinar importantes lições aos heróis ou podem ser a dor de cabeça de invasores. Quando não tem a capacidade de atacar, podem levar invasores a armadilhas ou para as coisas maiores, e mesmo quando podem usam essa estratégia para deixar o oponente mais fraco ou perdido. Tais animais podem usar poderes estranhos como metamorfose (se tornar humano normalmente ou um híbrido), se teleportar, ler a mente, brilhar… E qualquer coisa que achar interessante.

Por exemplo, o Deus Gato pode ver pelos olhos de todos os felinos do mundo, a Raposa Mística pode estar em vários lugares ao mesmo tempo, guiando para onde precisa ir… Tais personagens funcionam mais como PdMs misteriosos, que podem ajudar ou atrapalhar e não ser pegos.

Entre eles teríamos também os animais servos, guias espirituais, familiares e afins como o Gato de Bruxa. Muitos podem ser mortos e/ou feridos, podem sentir o animal em perigo, o que já pode ser usado como um gancho interessante para começar uma história.

Então, essas são algumas ideias de como usar animais em suas campanhas, como PdMs ou como inimigos. Ou apenas eles estão lá. Quem usar as ideias desta matéria ou tiver alguma consideração podem dar um toque, lembrando que na próxima pretendo trazer uma coisa mais monstruosa para apavorar os jogadores! Então me despeço por agora e lembrem-se:

– Não maltratem os animais!

Alguns filmes e contos usando animais:
Serpentes a Bordo – Cujo – Piranhas – Jaws – Jurassic Park – A Sombra e a Escuridão – Aracnofobia – Anaconda – Sherlock Holmes e o Cão dos Baskerville

Por Evandro Campos Silva
Equipe REDE
RPG

Share This Post

Leave a Reply