Dungeons para os jogadores de RPG brasileiros!

Quer deixar a imersão das suas sessões de RPG mais interessantes, além de facilitar a hora do combate? A resposta é: tiles modulares!

Antigos jogadores de RPG se juntam para produzir tiles de dungeons (masmorras) a um preço acessível para os jogadores do Brasil. O protótipo foi impresso em uma impressora 3D FDM, e as cópias serão em resina. Pela primeira vez jogadores que não tem habilidade de construir um diorama para seus jogos poderão ter as peças para montar em suas aventuras.

Desde a origem do RPG, os jogadores que sabem fazer dioramas colocam em suas aventuras os elementos em 3D, para ilustrarem principalmente o combate. Quando eu comecei a jogar RPG no início da década de 1990, me deparei com fotos de dioramas bem-feitos usados em mesa nos EUA. O combate tático sempre foi o carro-chefe do D&D, e visualizar a posição de cada elemento envolvido na ação sempre foi um problema se fosse feito sem miniaturas.

Assim que as impressoras 3D começaram a ser feitas logo no início com as Rep rap, eu me envolvi nesta nova tecnologia. Neste ano de 2020, eu finamente comprei uma impressora uma Eder3 pro, e comecei as impressões. Por um lado, existem muitos modelos disponíveis na internet em uma quantidade absurda: tem de tudo, em todas as escalas usadas. Mas por outro lado, a impressão é lenta e demorada. Um exemplo, duas paredes de 6 polegadas de largura e 2 polegadas de altura, levou 1 dia e 53 minutos para serem impressos.

Isso significa que mesmo tendo impressoras em um preço mais acessível hoje, nem todos poderiam ter, e produzir em escala com a impressora se torna inviável. A solução é usar a impressora para fazer o protótipo, fazer formas em silicone e copiar em resina. A ideia é ter uma pequena produção por um preço acessível, para suprir a necessidade de um mercado de nicho.

Neste atual momento, a produção do protótipo está terminando com impressões que levarão dias para serem concluídas. Em breve teremos os custos de produção das cópias e poderemos fazer o preço final de venda. A ideia é fazer um kit básico e outros de expansão, para estar ao alcance de todos.

Rodrigo Elutarck 3D é um grupo de amigos que se juntaram para investir neste mercado. Produzimos peças impressas para boardgames, wargames, RPG, etc.

Contato:

facebook.com/rodrigo.elutark

facebook.com/bruno.scaramussa

Share This Post

Leave a Reply