Produção de Mídias e Conteúdos para o RPG

Este é um tema muito interessante de ser abordado, principalmente pelo fato que produtores de conteúdos disponibilizam gratuitamente suas produções e trabalhos, como é o caso da REDERPG. Porém, cada vez mais, os grandes nomes dos sistemas vêm abrindo espaço para a produção e, principalmente, para a possibilidade de monetização dos conteúdos produzidos. Esses são os alvos desta temática.

A contribuição de produtores de conteúdos gratuito para o fortalecimento e propagação do hobby são fundamentais, desde traduções à produção de conteúdos exclusivos, ou mesmo reviews e notícias sobre o que está acontecendo no mundo dos RPGs. Esses são de grande agrado da maioria, o que consegue trazer maior acessibilidade ao hobby.

No entanto, cada vez mais, as grandes produtoras enxergam a força das apelidadas “homebrews”, e com isso decidiram abrir espaço para elas de maneira “semi-oficial” tais como a Wizards of the Coast, subsidiária da Hasbro, com o DMs Guild; e a White Wolf com seu Storytellers Vault.

Ambos os sistemas possuem a possiblidade de se postar conteúdos produzidos em suas plataformas. Estes, podem ser ofertados de maneira gratuita, ou mesmo monetizados, sendo que parte do valor fica com a dona do canal de distribuição, e o restante é direcionado para o autor. Materiais com boa aceitação ou com excelência em seu conteúdo podem vir a ser até recomendados pelo canal, trazendo grande visibilidade para seus autores.

Seguindo esta linha de monetização, para ajudar os aspirantes a escritores e, aqueles que querem postar seus trabalhos sobre RPG, existem também opções de se postar em sites nacionais com o propósito de propagar a cultura nacional e mesmo o RPG, ou como foi dito, alavancar novos autores. Um exemplo disso é o Youebook que conta com algumas produções periódicas no sentido de revista online, uma delas gratuita e quinzenal a Youebook Stories, que vale a pena conferir com temáticas do nosso folclore e outras histórias fantásticas.

Ainda nesta linha de possibilidade de publicações para novos autores, seja de livros de literatura ou mesmo produções em qualquer outro gênero, há sites como a Amazon, que também disponibilizam a possiblidade de se “publicar” ebooks ou mesmo de vender cópias físicas de suas obras – claro que com taxas maiores por ser uma grande empresa do ramo literário.

A New Order ocasionalmente publica material e livros de RPG de autores nacionais, então se você tem um bom material que tal procurá-los? Além de revista eletrônica NOW (New Order Warriors), eles possuem um selo para RPGs nacionais, o The Last Order.

Novos autores, veteranos, ou mesmo produtores de conteúdos online podem pensar em tornar esse hobby em uma fonte de renda extra, ou mesmo na profissionalização nesse ramo, com as novas ferramentas que o mundo hoje nos disponibiliza, espero que vários novos autores surjam, e que sejamos inundados de maravilhosas histórias, sistemas de RPG, ou mesmo cenários inteiros.

Por André Luís “Raron” Coelho Teixeira
Equipe REDE
RPG

Share This Post

Leave a Reply