Pallus RPG: Reta final do financiamento coletivo!

Pallus RPG, o novo jogo de Jefferson Neves, autor do Belregard, entrou em sua última semana de financiamento coletivo. Se você ainda não está participando desse financiamento, confira a seguir!

Pallus é um RPG firmado em três pilares: Horror, Sobrevivência e Dominância.

Estes três elementos não podem ser isolados na experiência, já que é a união deles que cria algo novo, que cria o ambiente da narrativa compartilhada do RPG. Dessa forma, colocaremos holofotes sobre cada um dos pés deste tripé, a fim de explicar a proposta do jogo. Para jogar Pallus você precisa apenas de alguns amigos, folhas de papel e dados de seis faces. Um dos membros do seu grupo assumirá o papel de Narrador, aquele que dá o contexto da trama vivida pelos demais, que reagirão com seus personagens, criando uma narrativa compartilhada, viva e dinâmica.

Duas forças disputam o controle das terras de Lurrak, os humanos em uma sociedade controlada e vigiada pelo medo de um Deus Relojoeiro e os lanetyri (lanetyr no singular), seres reptilianos que necessitam do sangue para sobreviver e gerar sua prole, vivendo em cortes torpes onde dor se confunde com prazer.

O Horror em Pallus está no próprio mundo, no ambiente natural ao redor dos personagens. A terra de Pallus teve seu sol apagado por um sombrio ritual e a vida míngua, definha, sobrevivendo com muito pouco em um ambiente devastado de natureza quase morta, o medo se faz presente na vida das comunidades isoladas, nos bastiões que se erguem como pontos de luz em um mundo escuro dominado por uma teocracia que vigia e controla todos os aspectos da vida, que está marcada na convivência entre os cavaleiros de uma ordem ou entre os lanetyri de uma ninhada.

O horror está também atrelado ao pé da Sobrevivência, devido a escassez de recursos da terra cinzenta, machucada, que não respira vida, mas parece se arrastar como uma vítima esfaqueada que sangra lentamente rumo a morte. A sobrevivência está na vida comum do cavaleiro que serve à ordem e o camponês que alimenta o cavaleiro, na cria que serve à ninhada e na matrona que responde ao anseio da anciã.

Por fim, mas não menos importante, está no Dominância. Como uma terra dividida, Lurrak passa por conflitos constantes, seja na luta diária da própria vida do mundo que tenta se agarrar em meio a ruína, ou nos campos de batalha entre os cavaleiros e lanetyri. O conflito é uma constante na vida de todos que tentam sobreviver no mundo arruinado de Lurrak, experimentando os horrores mundanos e sobrenaturais.

SISTEMA L’AVENTURE
Pallus utiliza o sistema L’Aventure, já consagrado do Lampião Game Studio. Como de costume, o sistema assume novos contornos para atender ao que pretende o jogo em questão. No caso de Pallus, a principal mudança são as camadas de personagem. Aqui os jogadores possuem agência sobre 3 níveis:

• Morada: A primeira camada, a Morada, define o local de origem dos personagens, sua cidade, sua vila, sua lagoa, sua caverna, seja o que for. Jogando com humanos ou lanetyri, todos possuem interesse em defender a Morada e garantir sua hegemonia, seu controle da região próxima. A Morada possui atributos, que evoluem no decorrer do jogo e impactam os personagens. O Atributo Defesa abre caminho para equipamentos melhores; Moral define o espírito e o ânimo dos moradores; Alimento define o quão longe os personagens podem explorar o mundo arruinado de Lurrak com o mínimo necessário para sua sobrevivência.

• Grupo: A segunda camada, o grupo, diz respeito a Ordem de Cavalaria (humanos) ou a Ninhada (lanetyri) e também possui atributos que podem ser evoluídos (mediante investimento de todo o grupo) e impactam no jogo. O Atributo Prestígio define o quão conhecido é o seu grupo dentro da Morada, facilitando, atrapalhando, certas interações; Fama diz respeito ao reconhecimento do grupo fora de sua Morada; Sinergia aborda o quão entrosado o grupo está, favorecendo certas ações.

• Indivíduo: Aqui, na última camada, temos os personagens propriamente ditos, criados de forma aleatória, com estofo o bastante para possuírem competências, falhas, desejos e anseios.

Para saber mais informações e participar do financiamento coletivo, basta ir no link abaixo. Confira também o vídeo do financiamento coletivo logo a seguir:

catarse.me/pallusrpg

 

 

Share This Post

Leave a Reply