Sigmata: Este Sinal Mata Fascistas RPG em pré-venda!

Um RPG de insurgência ética. Este sinal mata fascistas. Repita o sinal.

Um jogo de RPG de mesa sobre a insurgência ética contra um regime fascista, ocorrendo em uma visão distópica da América dos anos 1980.

SIGMATA: Este Sinal Mata Fascistas é um jogo de mesa cyberpunk sobre insurgência ética contra um regime fascista, que ocorre em uma visão distópica da América de 1980.

Os jogadores assumem o papel de Receptores, a vanguarda super-heróica da Resistência, que possui poderes incríveis quando ao alcance de torres de rádio FM, emitindo uma sequência numérica misteriosa chamada “O Sinal”. Quando o Sinal é ativado, os Receptores lideram o ataque contra batalhões de infantaria e blindados do Regime ou servem como Escudo do Povo, protegendo manifestações em massa da brutalidade de uma força policial militarizada e hooligans neonazistas. Quando o sinal está desligado, no entanto, os receptores são meros mortais, fugindo desesperadamente de um estado poderoso que detecta sua fraqueza.

É chamado de Sigmata, um estigma induzido por Sinal, porque é uma bênção e uma maldição. Pelo menos quando você está marcado pelo estado, você não pode mais ficar parado.

OS FASCISTAS TOMARAM O CONTROLE

SIGMATA se passa em uma visão distópica da América, onde fascistas assumiram o controle do governo. O regime promove a supremacia branca, o fanatismo religioso e a histeria da Guerra Fria para virar a fúria da América contra as populações já marginalizadas, ao mesmo tempo que saqueia os cofres da América e empurra o país para guerras por procuração inúteis em todo o mundo. Para punir ameaças internas à “América Real”, o Regime reescreveu a Constituição dos Estados Unidos para estabelecer o Punho da Liberdade, uma fusão completa de forças armadas e policiais, que obedientemente executa o programa nacional fascista de encarceramento em massa e deportação.

As comunidades alvo da violência estatal começaram a reagir. A Resistência é sustentada por uma aliança improvável de esquerdistas radicais, milícias libertárias, ativistas religiosos e empresários ricos, cujas queixas com o regime superam o desprezo fervente que eles têm uns pelos outros. Como pilares da Resistência, os Receptores devem fazer um grande esforço para evitar que a aliança se fracasse. Se permitirem que a ideologia supere a estratégia, as facções recuarão em suas piores tendências, entregando ao regime as vitórias políticas de que ele precisa para manter o controle do povo.

O SIGMATA ocorre em alt-1986, antes que a Internet existisse e em uma época em que menos de 10% dos lares americanos possuíam um sistema de computador. A tecnologia retro dos anos 1980 está cheia de restrições que criam histórias emocionantes sobre a organização da Resistência; desde a busca de um telefone público em um ambiente rural perigoso até o contrabando de disquetes de dados essenciais por meio de postos de controle do Regime, a infiltração de instalações corporativas para acessar mainframes do tamanho de uma sala, a gravação de vídeos amadores em VHS de atrocidades do regime e reproduzi-los em cabos de acesso público a canais. A Resistência deve se organizar usando telefones públicos, modems dial-up, sistemas de boletim informativo (BBS), disquetes, transmissões de rádio pirata, zines fotocopiadas e boca a boca, tudo isso enquanto evita as forças do regime usando tecnologia, influência e intimidação para caçá-los .

Como um contraste para a visão política sombria de SIGMATA, o jogo oferece uma visão satírica da mídia, moda, cultura pop e consumismo dos anos 1980, com todo o chique embaraçoso, jingoísmo acrítico e estilo super-substância bacana que esperamos das peças do período dos anos 1980. Espere acenos divertidos para o filme dos anos 80 que inspirou este cenário, incluindo Robocop, Red Dawn, Terminator, War Games, Escape from New York e Videodrome, entre outros.

Mecanicamente, SIGMATA é um híbrido de um RPG tradicional e um jogo de história narrativista. Há um Mestre do Jogo (GM) envolvido, mas os jogadores farão a maior parte da história. Os jogadores tomam decisões sobre quais táticas e poderes seus Receptores empregam durante cenas estruturadas de combate, furtividade e intriga, mas quem narra o resultado das decisões depende de quão bem os jogadores se saem em suas jogadas de dados. Quando uma jogada de dados é necessária, um jogador rola uma combinação de dados D10 e D6, dependendo dos quatro processadores de seu Receptor (ou seja, Agressão, Astúcia, Julgamento e Valor), na esperança de obter um resultado de 6 ou superior em cada dado. Quanto mais sucessos um jogador obtém, mais controle ele tem sobre o resultado no espaço da história. Rolar um único sucesso permite que ela narre uma história de sucesso marginal, complicada por um elemento de tensão ou estresse que o GM contribui para a história. Rolar vários sucessos permite que ela narre uma história de sucesso dramático, enfatizando quão habilidoso, forte ou corajoso é seu Receptor, sem a contribuição do GM.

Os jogadores não estão apenas jogando dados para ter uma chance de possuir a história; eles estão jogando para vencer. Cenas de combate, intriga e furtividade são estruturadas de forma que cada jogador precisa gerenciar um recurso chamado exposição. A exposição representa perigo; o perigo de ser pego durante uma cena furtiva, o perigo de se ferir durante uma cena de combate ou o perigo de ser descoberto como um espião da Resistência durante uma cena de intriga. Cada vez, o GM faz movimentos para aumentar a exposição dos Receptores. Em resposta, cada jogador seleciona uma tática, permitindo a ele aumentar a exposição do inimigo (com cautela ou imprudência), reduzir sua própria exposição ou reduzir a exposição de um de seus aliados. O resultado final são histórias emocionantes contadas com uma abordagem narrativista, influenciadas por uma mecânica de gerenciamento de recursos táticos que enfatiza o risco / recompensa e o trabalho em equipe.

Claro, este é um jogo do gênero cyberpunk tanto quanto é uma peça de época, então os Receptores também contam com poderes super-heróicos (sub-rotinas), módulos cibernéticos para melhorar o desempenho (servidores blade), equipamentos icônicos (periféricos) e a evocação de camaradas caídos (memória) para passar por suas provações mais desafiadoras contra o Regime.

O SIGMATA também apresenta um meta-jogo estratégico que mapeia o progresso da Resistência na derrubada do Regime, baseado na doutrina da contra-insurgência real (COIN). Os esforços da Resistência contra as forças militares do regime nada significam se não conquistarem também a população local e a comunidade internacional. A força estratégica da Resistência não apenas rastreia o progresso da campanha, mas influencia a força do Sinal, em que os Receptores contam para alimentar suas habilidades mais dramáticas.

Para adquirir o seu exemplar de SIGMATA por um valor mais em conta e outras recompensas da pré-venda, basta ir no link abaixo. Confira também o vídeo promocional da pré-venda logo a seguir!

catarse.me/sigmatarpg

 

 

Share This Post

Leave a Reply