D&D 5ª Edição: Cavaleiros de Solamnia – Patrono de Grupo (Parte 1)

O suplemento Tasha’s Cauldron Of Everything difundiu a regra do Patrono de Grupo, uma organização que une os personagens dos jogadores em prol de um objetivo em comum. Usei essa regra para adaptar os Cavaleiros de Solamnia, uma poderosa organização do cenário de campanha Dragonlance, para minha mesa de jogo. Tomei algumas liberdades, principalmente quanto a alinhamentos e classes, porque a ideia é unir diversos tipos de personagens sobe um mesmo estandarte, mas cada Mestre pode fazer as adequações que achar necessário para que a Ordem se adeque à sua campanha. Compartilho com vocês a primeira parte do artigo que apresenta os cavaleiros e a forma de ser aceito na Ordem. Na segunda parte vou tratar dos postos e renome.

Patrono de Grupo: Cavaleiros de Solamnia

Os Cavaleiros de Solamnia é a mais conhecida e, dependendo da era, respeitada ou difamada ordem militar em Ansalon. Fundada em 1775 PC por Vinas Solamnus, essa Ordem de Cavaleiros foi criada para ser o pináculo de tudo o que é bom e honrado, defensores dos fracos, e protetores de Ansalon. Eles se esforçaram para defender estes ideais ao longo das eras, embora tenham falhado às vezes por um motivo ou outro. No entanto, independente da era ou da situação, os Cavaleiros tentam o seu melhor para manter o juramento que é a espinha dorsal de suas vidas: Est Sularus oth Mithas (A minha honra é a minha vida).

A História dos Cavaleiros de Solamnia
A criação dos Cavaleiros de Solamnia aconteceu na Era dos Sonhos, quando Vinas Solamnus, pretor dos exércitos do Império Ergotiano, foi enviado para reprimir uma rebelião na província oriental de Vingaard. Quando Solamnus descobriu que a causa da rebelião era justa, ele se voltou contra o Império e assumiu o comando dos rebeldes, eventualmente libertando-os. O novo reino foi nomeado como Solamnia, em homenagem ao seu salvador, e Solamnus foi aclamado como o governante.

Solamnia se tornou sinônimo de honestidade, integridade e determinação e, eventualmente, foi procurada por outras terras que desejavam se livrar do jugo do Império. No entanto, Solamnus descobriu que os povos, costumes e culturas díspares traziam outros problemas para o reino recém-fundado, uma vez que elas não possuíam um algo em comum, levando ao conflito de ideias. Sem saber como lidar com a situação, Solamnus partiu em sua lendária Jornada de Honra que acabou levando-o até a Ilha Sancrist, onde encontrou um monólito de granito preto em uma clareira antiga no coração da ilha selvagem. Durante seus dias de jejum e orações, Solamnus recebeu visões de Paladine, Kiri-Jolith e Habbakuk instruindo-o a formar uma poderosa ordem de cavalaria que uniria os diversos povos da terra e perduraria através dos tempos, os Cavaleiros da Solamnia.

Esta organização seria constituída de três ordens de cavalaria criadas a partir dos ideais de cada uma das três divindades padroeiras da visão de Solamnus.

A Organização dos Cavaleiros de Solamnia
Conforme a visão de Vinas Solamnus, os Cavaleiros de Solamnia foram constituídos por três ordens de cavaleiros. Ao longo dos anos, outras ordens de aliados foram incorporadas à estrutura, apensar de seus membros não serem considerados cavaleiros propriamente.

A Ordem da Coroa, cujo padroeiro é Habbakuk, é dedicada aos ideais de lealdade e obediência. Os membros desta ordem tendem estimar a honra do cavaleiro sobre todas as outras virtudes, pregando a obediência total aos superiores e a lealdade aos companheiros.

A Ordem da Espada, cujo padroeiro é Kiri-Jolith, é dedicada aos ideais de coragem e heroísmo. Os membros desta ordem tendem a estimar a coragem do cavaleiro sobre todas as outras virtudes, não hesitando em sacrificar suas vidas para proteger a justiça ou buscar pela verdade.

A Ordem da Rosa, cujo padroeiro é Paladine, é dedicada aos ideais de justiça e sabedoria. Os membros desta ordem tendem a valorizar a compaixão dos cavaleiros sobre todas as outras virtudes, buscando agir com sabedoria e nobreza, servindo como exemplo para seus companheiros.

Os Cavaleiros Cleristas são membros da Ordem da Espada, e apesar de não serem membros oficiais do clero de Kiri-Jolith, o Patrono da Ordem da Espada garante sua benção sobre estes indivíduos que incorporam os princípios de coragem e espiritualidade e servem como o núcleo espiritual dos Cavaleiros Solamnicos. O Alto Clerista é escolhido entre os membros desta ordem.

Os Martins-Pescadores são magos de manto branco que optaram se unir aos Cavaleiros de Solamnia. Eles continuam leais à magia e às Ordens da Alta Feitiçaria, mas para tudo que não engloba magia, eles concordam em seguir ao Voto e a Medida e, por isso, receberam um lugar na hierarquia da ordem dos Cavaleiros de Solamnia.

OS OBJETIVOS DOS CAVALEIROS DE SOLAMNIA
O objetivo principal dos Cavaleiros de Solamnia é servir como o bastião inabalável de bondade e justiça contra todo o mal que assola Ansalon. Para garantir que este objetivo seja cumprido, os Cavaleiros de Solamnia se submetem a dois códigos: o Voto e a Medida.

O Voto é “Est Sularus oth Mithas” (literalmente, “A minha honra é a minha vida”). A Medida é um conjunto de 37 volumes de leis que definem o que significa honra. A Medida é complicada e exigente, mas ao perseguir o seu cumprimento, o cavaleiro comprova seu comprometimento com os ideais solamnicos de honra e virtude.

Ordens de Cavalaria e a Medida
A Ordem da Coroa tem a sua Medida por atos de lealdade e obediência à autoridade de maior patente na Cavalaria por meio de seus Altos Conselheiros e comandantes. Exemplos de atos dignos da Medida da Coroa: inquestionável obediência àqueles cuja autoridade é legalmente mantida pelos Conselhos dos Cavaleiros; dedicação aos ideais da Medida; lealdade aos irmãos cavaleiros de todas as Ordens; e todos os demais atos que ocasionem o fortalecimento da lealdade entre os Cavaleiros.

A Ordem da Espada tem a sua Medida por atos de coragem e heroísmo. Exemplos de atos dignos da Medida da Espada: enfrentar o mal sem levar em conta o sofrimento pessoal; aceitar um duelo por combate em defesa da honra da Cavalaria; defender a honra de um companheiro cavaleiro sem máculas em sua honra; proteger os indefesos e fracos.

A Ordem da Rosa tem a sua Medida por atos de sabedoria e justiça. Exemplos de ações condizentes com a Medida da Rosa: demonstrar compaixão aos menos afortunados; sacrificar a própria vida para o bem dos outros; não pensar em sua própria segurança na defesa da Medida e de sua honra; proteger a vida de seus companheiros Cavaleiros garantindo que nenhuma vida seja desperdiçada ou sacrificada em vão.

PERSONAGENS CAVALEIROS DE SOLAMNIA
Alinhamento: Leal e Bom, Leal e Neutro, Neutro e Bom. Qualquer um destes alinhamentos geralmente é aceito em qualquer ordem, mas alguns possuem maior afinidade com os ideais de cada ordem: Leal e Bom – Ordem da Rosa, Leal e Neutro – Ordem da Coroa, Neutro e Bom – Ordem da Espada. Os Cavaleiros Cleristas geralmente são Leal e Bom ou Neutro e Bom, enquanto os Martins-Pescadores geralmente são Neutro e Bom. Personagens neutros podem ser aceitos, principalmente durante períodos com baixo número de cavaleiros (como na Era do Desespero), mas terão muita dificuldade em subir nas patentes das ordens se não se inclinarem para a ordem ou ao bem.

Raças Sugeridas: Humanos são a vasta maioria entre os cavaleiros, mas desde o final da Quarta Guerra dos Dragões, quando Tanis Meio-Elfo foi nomeado Cavaleiro Honorário, membros de outras raças podem ser aceitos se apresentarem as qualidades necessárias.

Classes Sugeridas: Guardião, Guerreiro, Ladino, Paladino (Cavaleiros); Clérigos (Cleristas); Bardos, Feiticeiros e Magos (Martins-Pescadores)

Você pode se interessar por um personagem membro dos Cavaleiros de Solamnia se uma ou mais das seguintes afirmações for verdadeira:

• Você se sente atraído pelo ideal do cavaleiro de armadura brilhante.
• Você gosta de jogar com personagens disciplinados e membros de uma tropa ou exército.
• Você quer proteger os inocentes e lutar pela justiça.

Função dos Cavaleiros
Não é raro que um Cavaleiro de Solamnia solitário viaje por Ansalon buscando levar a justiça para os recantos mais afastados, no entanto isto é a exceção. Geralmente os cavaleiros agem em grupo, onde cada um deles desempenha um papel definido para colaborar no cumprimento de um objetivo maior.

Arqueiro. Os arqueiros ficam à distância atacando seus adversários de um ponto estratégico. Apesar do nome, os Cavaleiros que ocupam esta função podem se utilizar, além do arco e flecha, de bestas, armas de arremesso ou mesmo magias. Guardiões, Guerreiros, Ladinos e Magos/Feiticeiros com magias de ataque a distância podem desempenhar este papel muito bem.

Batedor. Os batedores avançam na frente de uma tropa para reconhecer um terreno e recolher informações sobre um possível inimigo. Esqueça o guerreiro a cavalo usando uma armadura pesada, pois estes Cavaleiros presam pela mobilidade e furtividade. Bardos, Guardiões, Guerreiros, Ladinos e Magos/Feiticeiros com magias de ilusão podem desempenhar este papel muito bem.

Cavaleiro. Os cavaleiros são a tropa de elite dos Cavaleiros de Solamnia, guerreiros montados usando armaduras pesadas e armas grandes. Sua função é causar uma grande quantidade de dano ao inimigo e são muito eficazes mesmo quando estão a pé. Este papel geralmente é desempenhado por Guerreiros e Paladinos, mas Clérigos do domínio da guerra podem ser efetivos também.

Estrategista. Os estrategistas são aqueles Cavaleiros que buscam potencializar as qualidades de seus companheiros, os tornando mais eficientes. Eles geralmente ficam na retaguarda olhando o movimento dos inimigos, guiando os aliados e usando táticas e magias para prejudicar os adversários. Bardos, Clérigos, Guerreiros do arquétipo Mestre de Batalha, Magos e Paladinos podem desempenhar este papel muito bem.

Infantaria. Os membros da infantaria são a principal defesa do exército. Geralmente usando armaduras pesadas e escudos, estes Cavaleiros buscam atrair a atenção do inimigo e ganhar tempo suficiente para que seus companheiros possam desferir o golpe de misericórdia. Clérigos do domínio da Vida e da Guerra, Guardiões, Guerreiros e Paladinos podem desempenhar este papel muito bem.

Médico. Os médicos são os responsáveis pela saúde dos seus companheiros. Estes Cavaleiros empregam conhecimentos médicos e magias para garantir a sobrevivência dos companheiros caídos, mas, além disso, buscam manter em pé seus companheiros pelo maior tempo possível. Bardos, Clérigos e Paladinos podem desempenhar este papel muito bem.

INGRESSANDO NOS CAVALEIROS DE SOLAMNIA
Para pleitear um lugar entre os Cavaleiros de Solâmina, o candidato deve ser indicado por um cavaleiro devidamente filiado a uma das três ordens de cavalaria. O candidato deve passar por todas as etapas do Teste do Cavaleiro antes de ser nomeado cavaleiro.

O Teste do Cavaleiro
O candidato a um lugar em uma das três ordens dos Cavaleiros de Solamnia deve, em primeiro lugar, se submeter a um rigoroso interrogatório que pode variar dependendo da ordem, mas cujo objetivo é identificar o passado do candidato e verificar sua determinação em seguir os ideais da ordem.

As perguntas dos Cavaleiros da Coroa serão para verificar o senso de dever de um candidato e sua determinação em seguir as ordens de seus superiores, principalmente quando o objetivo não está claro. Os Cavaleiros da Espada farão perguntas sobre a fé de um candidato e buscarão verificar a sua determinação em colocar sua vida em risco por uma causa. As perguntas dos Cavaleiros da Rosa buscam examinar a capacidade do candidato em tomar decisões sábias e justas, especialmente quando estas decisões são consideradas impopulares.

Se passar pelo interrogatório, o candidato se torna um Cavaleiro Postulante da Coroa e ficará sob treinamento até que seja considerado digno para defender e perpetrar os ideais da ordem. Geralmente os cavaleiros não passam muito tempo neste posto, logo sendo considerados dignos de serem nomeados ao posto de Cavaleiro. Aqueles indivíduos que já se provaram, assumem esse posto apenas simbolicamente, ficando somente um dia neste posto e logo passando pela cerimônia iniciação.

A Cerimônia de Iniciação do Cavaleiro é onde seus atos são relatados e qualquer pessoa pode contestar sua honra. Se sua honra não for questionada e seus atos estiverem de acordo com os ideais da ordem escolhida, o Postulante é nomeado Cavaleiro e ele se torna um membro pleno da ordem, com todos os benefícios e responsabilidades inerentes ao cargo. Em casos excepcionais, o candidato é nomeado a um cargo mais elevado devido aos seus feitos anteriores (Sturm Montante Luzente recebeu o posto de Marechal da Coroa em sua Cerimônia de Iniciação).

Antecedente: Escudeiro

Os Cavaleiros de Solmania geralmente são nomeados após os dezoito anos de idade, mas muitos são recrutados ainda na tenra idade e passam um bom tempo servindo como escudeiro de um Cavaleiro. Para alguns esta experiência é marcante e transformadora, moldando o que será suas habilidades e caráter durante a vida adulta. Agora que você já foi nomeado, você consegue olhar para trás e ver que todo o aprendizado deste período o torna um cavaleiro melhor.

• Proficiência com perícia: Lidar com Animais, Percepção
• Proficiência com ferramenta: escolhe uma ferramenta dentre as opões: ferramenta de cartógrafo, ferramenta de carpinteiro, ferramenta de ferreiro, ferramentas de sapateiro, ferramenta de tecelão ou utensílios de cozinheiro.
• Equipamento: Insígnia dos Cavaleiros de Solamnia, um kit de ferramentas (do mesmo tipo do escolhido acima), um conjunto de roupas de viagem, uma bugiganga encontrada em suas viagens e uma algibeira contendo 10 po.

Característica: Recursos da Ordem
Você passou um tempo na estrada acompanhando seu patrono e cuidando para que suas necessidades fossem sanadas. Por isso você sabe onde conseguir os recursos necessários para o cumprimento das missões. Você sabe onde encontrar os entrepostos dos Cavaleiros de Solamnia espalhados por Ansalon e se o local estiver escondido ou disfarçado, você tem vantagem no teste de Sabedoria (Percepção) para localizá-lo. Nestes locais, você pode conseguir abrigo temporário e refeição, além de poder pegar emprestado Armas e Equipamentos de Aventura de até 1 PO. Itens mais caros vão depender da disponibilidade (a critério do Mestre). Espera-se que o item seja reposto na primeira oportunidade.

Para definir os Traços de Personalidade, pode-se utilizar as mesmas tabelas de Ideais, Vínculos e Fraquezas do Antecedente Soldado.

Por Rafael Viana Silva
Equipe REDE
RPG

Share This Post

Leave a Reply