D&D 5ª Edição: Cavaleiros de Solamnia – Patrono de Grupo (Parte 2)

A Parte 1 deste artigo apresentou uma proposta para utilizar a ordem dos Cavaleiros de Solamnia como um Patrono para o grupo de personagens dos jogadores. Nesta Parte 2 será abordada a progressão dentro dessa ordem utilizando as regras de Renome, bem como tratar eventuais mudanças entre as ordens de cavalaria.

RENOME

Renome é uma regra opcional apresentada no Livro do Mestre dentro do Capítulo 1 para rastrear a posição de um personagem dentro de uma Facção ou Organização. A progressão dentro dos Cavaleiros de Solamnia apresentada neste artigo considera a utilização dessa regra, mas o Mestre é livre para construir sua própria regra de renome e pode usar os postos apresentados aqui apenas como referência.

Os Cavaleiros de Solamnia ganham renome conforme agem de acordo com os comportamentos preconizados na Medida. Apesar de todos os Cavaleiros de Solamnia considerarem a Medida como um todo sagrada, cada uma das ordens se dedica a um aspecto da Medida.

A Medida da Coroa
A Medida declara que a honra é formada pelos preceitos de Lealdade e Obediência, e um Cavaleiro da Coroa deve exemplificar essas duas qualidades em todas as suas ações e pensamentos. A Lealdade deve ser entendida como o comprometimento do Cavaleiro com a autoridade, enquanto a Obediência é a aplicação prática da lealdade. O Cavaleiro leal obedece aqueles a quem é juramentado, independentemente da sua própria segurança ou opinião pessoal.

Os Cavaleiros da Coroa juram lealdade aos deuses do Bem, especialmente a Habbakuk, patrono da ordem. Também juram lealdade a sua família, aos oprimidos pelo Mal e aos governantes dos reinos relacionados na Lista de Honra, uma relação dos reinos que mantém uma boa relação com os Cavaleiros de Solamnia. Além disso, os cavaleiros juram lealdade aos seus irmãos Cavaleiros, indo ao socorro daqueles que lhe pedem ajuda, desde que isso não vá contra uma ordem expressa do seu superior.

Exemplos de ações que podem fazer com que um Cavaleiro da Coroa ganhe renome: cumprir uma missão dada diretamente por uma autoridade (superior da ordem ou governante de reino), obedecer uma ordem que o coloque em risco de vida, ajudar um companheiro Cavaleiro em necessidade sem se preocupar com seu bem-estar. Exemplo de ações que podem fazer com que um Cavaleiro da Coroa perca renome: colocar seu interesse pessoal acima de uma missão dada por uma autoridade, desobedecer uma ordem expressa, abandonar um companheiro Cavaleiro em um momento de necessidade.

A Medida da Espada
A Medida declara que a honra também é formada pelos preceitos de Heroísmo, Coragem e Espiritualidade. Um espírito forte e a fé nas divindades patronas é a base para o heroísmo e a coragem. O heroísmo está relacionado à disposição do Cavaleiro em defender o mundo contra todas as formas do Mal, mesmo que isso exija seu autossacrifício, enquanto a coragem é a força de vontade para atacar em nome do Bem, não importando o custo pessoal. O Cavaleiro heroico e corajoso é o campeão dos fracos, pobres, oprimidos, indefesos, escravizados ou falsamente acusados, sempre prestando ajuda a estes necessitados.

Enquanto um cavaleiro verdadeiramente corajoso não fugirá de um combate contra um inimigo maligno, a Medida reconhece que é inútil jogar uma vida fora em uma batalha que não se possa vencer. A Medida ensina a prudência ao Cavaleiro para escolher suas batalhas e que é melhor fugir de uma batalha perdida para poder lutar outro dia.
Os Cavaleiros da Espada devem prestar homenagens a Kiri-Jolith e aos outros deuses do Bem uma vez por dia. Além disso, os Cleristas devem jejuar uma vez por semana e horar para Kiri-Jolith ao nascer do sol, meio-dia e pôr do sol.

Exemplos de ações que podem fazer com que um Cavaleiro da Espada ganhe renome: enfrentar um inimigo maligno mais forte que você, combater diversos inimigos malignos estando em menor número, aceitar um duelo para defender a honra da ordem ou de um companheiro Cavaleiro (desde que este não tenha condições de se defender), proteger os necessitados mesmo que isso coloque sua vida em risco. Exemplo de ações que podem fazer com que um Cavaleiro da Espada perca renome: deixar de prestar as devidas homenagens aos deuses do bem, recusar um duelo sem uma justificativa justa ou faltar a um duelo previamente aceito por qualquer motivo, colocar seus interesses pessoais acima da defesa dos necessitados.

A Medida da Rosa
A Medida declara que os últimos preceitos que forma a honra do Cavaleiro é a Sabedoria e a Justiça. A Sabedoria combina o conhecimento, a experiência, a compreensão e o senso comum com o discernimento. A Justiça é a aplicação da sabedoria naquilo que está escrito na Medida e usá-la para defender os necessitados e avançar na causa do Bem. O Cavaleiro sábio é o bastião de razão e bondade no meio da escuridão da ignorância e injustiça.

Os Cavaleiros da Rosa devem honrar os deuses do Bem a todo o momento e em todas as suas ações. Ele deve lutar pela justiça sem se preocupar com sua segurança ou conforto e sacrificar tudo em nome da honra.

Exemplos de ações que podem fazer com que um Cavaleiro da Rosa ganhe renome: tomar decisões que protejam os inocentes sem comprometer a honra dos Cavaleiros, agir com sabedoria para impedir uma injustiça, colocar sua vida em risco para proteger Cavaleiros e inocentes. Exemplo de ações que podem fazer com que um Cavaleiro da Rosa perca renome: tomar uma decisão que cause a morte de inocentes, cometer uma injustiça, colocar suas necessidades acima da necessidade dos menos afortunados.

POSTOS
Ao ganhar renome como membro dos Cavaleiros de Solamnia, você pode avançar de posto dentro da ordem. No entanto, essa promoção requer a aprovação dos membros dos postos mais elevados. Promoção é uma recompensa pelos serviços prestados à ordem e não uma consequência automática devida ao aumento de renome.

A mudança de posto acontece em uma cerimônia semelhante à do Teste do Cavaleiro, onde os feitos do Cavaleiro são anunciados e se ninguém contestar a sua honra, ele assume o novo posto. E exceção fica para os postos de Alto Cavaleiro e Grão-Mestre, uma vez que apenas uma pessoa pode assumir esses postos por vez, por isso, quando um destes cargos fica vago, é realizada uma votação entre os cavaleiros para decidir quem ocupará o posto. Estas votações são eventos grandiosos e mobilizam uma grande quantidade de cavaleiros, que precisam viajar dias por terra ou mar para poder participar.

Cavaleiro Oficial
Pré-requisito: Renome 3 ou maior entre os Cavaleiros de Solamnia

Seu título específico depende da ordem que você está vinculado, conforme tabela Postos dos Cavaleiros de Solamnia.

Um Cavaleiro Oficial geralmente serve como segundo em comando de uma companhia de cavaleiros. Neste posto você ganha um pouco de autoridade sobre os membros da ordem de postos inferiores e pode solicitar que realizem tarefas cotidianas ou entregar mensagens (se for necessário, use as estatísticas do Guarda do Livro dos Monstros), mas eles não o acompanham para locais ou circunstancias em que haja algum perigo. O Cavaleiro Oficial tem à sua disposição os recursos da ordem (itens descritos no Capítulo 5 do Livro do Jogador) no valor de até 5 PO sem precisar de autorização de um superior, mas deve devolver ou repor o recurso na primeira oportunidade. Por fim, o Cavaleiro Oficial pode realizar a Atividade em Tempo Livre de Treinamento pela metade do valor estipulado.

O Cavaleiro Oficial recebe um salário para sustentar um padrão de vida modesto, além de dividir dormitório apenas com outros Cavaleiros Oficiais em uma guarnição da ordem.

Subcapitão
Pré-requisito: Renome 6 ou maior entre os Cavaleiros de Solamnia

Seu título específico depende da ordem que você está vinculado, conforme tabela Postos dos Cavaleiros de Solamnia.

O Subcapitão é o primeiro posto de comando entre os Cavaleiros, sendo responsável por uma companhia de cavaleiros (cerca de 12 pessoas). Em batalha, o Subcapitão recebe um objetivo do Capitão e tem a autoridade para definir a estratégia de como sua companhia irá cumpri-lo. Fora de batalha, o Subcapitão pode deslocar até metade de sua companhia para lhe ajudar (use as estatísticas do Guarda do Livro dos Monstros). O Subcapitão tem à sua disposição os recursos da ordem (itens descritos no Capítulo 5 do Livro do Jogador) no valor de até 25 PO sem precisar de autorização de um superior, mas deve devolver ou repor o recurso na primeira oportunidade. Por fim, o Subcapitão pode realizar as Atividades em Tempo Livre de Treinamento e Pesquisa pela metade do valor estipulado.

O Subcapitão continua a receber um salário para sustentar um padrão de vida modesto, mas agora recebe um pequeno dormitório particular em uma guarnição da ordem, possivelmente com uma cama de solteiro, um baú para seus pertences e uma escrivaninha.

Capitão
Pré-requisito: Renome 10 ou maior entre os Cavaleiros de Solamnia

Seu título específico depende da ordem que você está vinculado, conforme tabela Postos dos Cavaleiros de Solamnia.

Como capitão, você comanda um regimento (5 companhias), sendo 4 destinadas às rotinas de uma guarnição e 1 sendo sua guarda pessoal. Essa companhia é formada por 12 soldados (use as estatísticas do Guarda do Livro dos Monstros) e 1 subcapitão (use as estatísticas do Cavaleiro do Livro dos Monstros). O capitão recebe contatos frequentes dos comandantes que buscam coordenar os esforços da ordem, por isso possuem informações sobre os objetivos e preocupações da Ordem e inteligência sobre os inimigos. O Capitão tem à sua disposição os recursos da ordem (itens descritos no Capítulo 5 do Livro do Jogador) sem limite de valor, e mesmo alguns itens mágicos de raridade comum (a critério do Mestre). O Capitão também tem acesso a Lanças do Dragão (se estiverem à disposição) e pode determinar quem do seu regimento portará uma delas. Por fim, o Capitão pode realizar as Atividades em Tempo Livre de Treinamento e Pesquisa sem custo e procurar itens mágicos à venda pela metade do tempo estipulado.

O Capitão recebe um salário para sustentar um padrão de vida confortável e um dormitório particular em uma guarnição da ordem, possivelmente com uma cama de casal, armário para seus pertences, uma escrivaninha e uma antessala com assentos para receber convidados.

Assessor Arcano (Posto Especial)
Pré-requisito: Renome 10 ou maior entre os Cavaleiros de Solamnia, membro dos Martins-Pescadores

Este posto é específico para membros dos Martins-Pescadores atuarem como assessores dos Comandantes em assuntos relacionados à magia, e esse título é usado por todas as três ordens de Cavaleiros. Como Assessor Arcano, você tem acesso direto ao Comandante da guarnição e algumas informações privilegiadas em primeira mão, além disso, você pode solicitar a ajuda de uma companhia para lhe auxiliar em uma missão. O Assessor Arcano tem à sua disposição os recursos da ordem (itens descritos no Capítulo 5 do Livro do Jogador) sem limite de valor, e mesmo alguns itens mágicos de raridade comum e incomuns (a critério do Mestre). Por fim, o Assessor Arcano pode realizar as Atividades em Tempo Livre de Treinamento e Pesquisa sem custo e procurar itens mágicos a venda pela metade do tempo estipulado.

O Assessor Arcano recebe um salário para sustentar um padrão de vida confortável e um dormitório particular em uma guarnição da ordem, possivelmente com uma cama de casal, armário para seus pertences, uma estante para guardar livros, uma escrivaninha e uma antessala com assentos para receber convidados.

Comandante
Pré-requisito: Renome 20 ou maior entre os Cavaleiros de Solamnia

Seu título específico depende da ordem que você está vinculado, conforme tabela Postos dos Cavaleiros de Solamnia.

Como Comandante, você recebe o comando sobre uma das guarnições da ordem e deve administrá-la, bem como proteger o vilarejo, cidade ou distrito onde a guarnição está instalada. Você tem uma brigada (7 regimentos) sob seu comando, além de outros profissionais necessários para manter a guarnição. O Comandante recebe suas ordens diretamente do Lorde Guerreiro, tendo acesso a informações privilegiadas e mesmo a audiência com o Lorde Cavaleiro.

O Comandante tem à sua disposição os recursos da ordem (itens descritos no Capítulo 5 do Livro do Jogador) sem limite de valor, e mesmo alguns itens mágicos de raridade comum e incomum (a critério do Mestre). O Comandante também tem acesso a Lanças do Dragão (se estiverem à disposição) e pode determinar quem da sua brigada portará uma delas. Por fim, o Comandante pode realizar as Atividades em Tempo Livre de Treinamento e Pesquisa sem custo, procurar itens mágicos a venda pela metade do tempo estipulado e Criar Itens sem custo e sem ter proficiência (uma vez que conta com a estrutura da guarnição para isso).

O Comandante recebe um salário para sustentar um padrão de vida confortável e um dormitório particular em uma guarnição da ordem, possivelmente com uma cama de casal, armário para seus pertences, uma escrivaninha, uma poltrona confortável e uma antessala com escritório completo para trabalhar e receber convidados.

Lorde Guerreiro
Pré-requisito: Renome 30 ou maior entre os Cavaleiros de Solamnia

Seu título específico depende da ordem que você está vinculado, conforme tabela Postos dos Cavaleiros de Solamnia.

Como Lorde Guerreiro, você comanda uma divisão (5 brigadas) do exército de sua ordem, geralmente supervisionando as guarnições de uma mesma região. Neste posto, você recebe suas ordens diretamente do Lorde Cavaleiro e normalmente é convidado para reuniões e eventos da corte local, se a Ordem estiver com uma boa relação com aquele reino, podendo conseguir inclusive uma audiência com os monarcas da região.

O Lorde Guerreiro tem à sua disposição os recursos da ordem (itens descritos no Capítulo 5 do Livro do Jogador) sem limite de valor, e mesmo alguns itens mágicos de raridade comum e incomum (a critério do Mestre). O Lorde Guerreiro também tem acesso a Lanças do Dragão (se estiverem a disposição) e pode determinar quem da sua divisão portará uma delas. Por fim, o Lorde Guerreiro pode realizar as Atividades em Tempo Livre de Treinamento e Pesquisa sem custo, procurar itens mágicos a venda pela metade do tempo estipulado e Criar Itens sem custo e sem ter proficiência (uma vez que conta com a estrutura da Ordem para isso).

O Lorde Guerreiro recebe um salário para sustentar um padrão de vida abastado e uma residência em uma cidade ou distrito próximo às guarnições sob sua responsabilidade. Quando visita uma guarnição, é acomodado em um quarto de visita, possivelmente com uma cama de casal, armário para seus pertences, uma escrivaninha, uma poltrona confortável e uma antessala com escritório completo para trabalhar e receber convidados.

Lorde Cavaleiro
Pré-requisito: Renome 50 ou maior entre os Cavaleiros de Solamnia

Seu título específico depende da ordem que você está vinculado, conforme tabela Postos dos Cavaleiros de Solamnia.

Como Lorde Cavaleiro, você comanda um dos corpos do exército (4 divisões) da sua ordem, geralmente abrangendo guarnições em diversos reinos. Existem apenas alguns poucos Lordes Cavaleiros e cada um deles recebe suas ordens diretamente do Alto Cavaleiro. Estes oficiais de posto alto podem servir como conselheiros dos monarcas dos reinos em bons termos com a Ordem, sendo convidados de honra das cortes ou mesmo eventos privados dos nobres locais.

O Lorde Cavaleiro tem à sua disposição os recursos da ordem (itens descritos no Capítulo 5 do Livro do Jogador) sem limite de valor, e mesmo alguns itens mágicos de raridade comum, incomum e raro (a critério do Mestre). O Lorde Cavaleiro também tem acesso a Lanças do Dragão (se estiverem a disposição) e pode determinar quem da sua divisão portará uma delas. Por fim, o Lorde Cavaleiro pode realizar as Atividades em Tempo Livre de Treinamento e Pesquisa sem custo, procurar itens mágicos a venda pela metade do tempo estipulado e Criar Itens sem custo e sem ter proficiência (uma vez que conta com a estrutura da Ordem para isso).

O Lorde Cavaleiro recebe um salário para sustentar um padrão de vida abastado e uma residência em uma parte nobre da maior cidade do reino. Quando visita uma guarnição, é acomodado em um quarto de visita, possivelmente com uma cama de casal, armário para seus pertences, uma escrivaninha, uma poltrona confortável e uma antessala com escritório completo para trabalhar e receber convidados.

Mudando de Ordem

Com o tempo, as experiências de vida e as batalhas mudam um cavaleiro e ele passa a se identificar mais com os ideais de outra ordem diferente da sua atual. Isto não é raro de acontecer e para que isso seja possível o cavaleiro deve declarar sua intenção ao conselho de cavaleiros e solicitar uma Missão de Virtude.

Essa missão geralmente envolve uma viagem solitária até uma terra distante, de forma semelhante à jornada de Vinas Solamnus, para cumprir um objetivo determinado pela ordem pleiteada pelo cavaleiro. A Medida estipula diversos objetivos válidos para uma Missão de Virtude:

• Proteger os inocentes de uma ameaça poderosa;
• Derrotar um monstro poderoso;
• Negociar a paz entre facções em conflito;
• Recuperar algo que foi perdido.

Em primeiro lugar, a requisição do candidato, bem como seu comportamento e feitos, deve ser analisada por um conselho que contenha um cavaleiro do posto de Senescal ou maior da ordem pleiteada. Uma vez que não haja contestação e o conselho esteja de acordo, o candidato deve aguardar até que a ordem pleiteada lhe apresente o objetivo que deve ser cumprido, o que pode levar algum tempo, dependendo se a ordem tem alguma necessidade que se encaixe nos objetivos estabelecidos pela Medida. Após a missão ser dada e o candidato cumprir o objetivo, ele deverá se apresentar ao conselho de cavaleiros e relatar os acontecimentos de sua missão. Além disso, ele deve apresentar uma testemunha que comprove seu relato e mostrar provas materiais que corroborem com sua história. Uma vez que o conselho esteja satisfeito, o cavaleiro pode mudar para a nova ordem, geralmente mantendo seu posto conquistado na ordem anterior.

Por Rafael Viana Silva
Equipe REDE
RPG

Share This Post

Leave a Reply