D&D: Fizban’s Treasury of Dragons – O guia definitivo dos dragões na 5ª Edição (resenha)

Draconomicon é um dos suplementos mais ricos em conteúdo sobre os dragões, as criaturas mais divertidas e atemorizantes de se deparar em uma aventura, além de levar 50% do título do Dungeons and Dragons. Muito além de um mero bloco de estatísticas, esse livro fala sobre a ecologia, os hábitos, a anatomia e toda a cultura que envolvem essas majestosas criaturas. Além de trazer os dragões cromáticos, que são os mais marcantes da franquia (quem já enfrentou a fúria de um Dragão Vermelho sabe do que estou falando), traz ramificações de dragões que conseguem ser adaptados para qualquer estilo de mesa, desde as mais heroicas, até as que são voltadas para um aspecto de dark fantasy com toques de horror ou então as focadas em viagens planares ou aspectos alienígenas. O Draconomicon da terceira edição é um dos mais emblemáticos para se pesquisar e, mesmo hoje, com o lançamento desse novo suplemento, o Draconomicon permanece o livro definitivo dos dragões e merece ser analisado.

Mesmo assim, o Fizban’s Treasury of Dragons, traz diversas opções boas para criação de personagens e opções ainda melhores para Mestres que desejam deixar elementos dracônicos presentes na aventura. Nesse artigo, traremos as novidades de customização para os jogadores. Lembrando que, apesar de ser um suplemento voltado para dragões, seus recursos não são de nicho, ou seja, se encaixam facilmente em qualquer fantasia e aventura narrada, então recomendamos que disponibilize esse suplemento aos jogadores.

Talentos

Para aqueles que foram agraciados pelos poderes ancestrais dos dragões ou portam em sua linhagem, ou simplesmente atingem o nível 4 (ou pegam com o talento inicial), possui as seguintes opções:
Nota: Como a tradução oficial em português ainda não foi lançado, será realizado uma tradução livre para os termos. Porém sempre é bom conferir no material original.

Presente do Dragão Cromático

Você manifestou parte do poder dos dragões cromáticos, concedendo-lhe os seguintes benefícios:

• Infusão cromática. Como uma ação bônus, você pode tocar uma arma simples ou marcial e infundi-la com um dos seguintes tipos de dano: ácido, frio, fogo, raio ou veneno. No minuto seguinte, a arma causa um dano extra de 1d4 do tipo escolhido quando acerta. Depois de usar esta ação bônus, você não pode fazer isso novamente até terminar um descanso longo.

• Resistência reativa. Quando você sofre dano de ácido, gélido, ígneo, elétrico ou venenoso, pode usar sua reação para oferecer resistência a esse tipo de dano. Você pode usar esta reação um número de vezes igual ao seu bônus de proficiência, e você recupera todos os usos despendidos quando terminar um longo descanso.

 

É um talento sólido para combatentes marciais, principalmente aqueles que carecem de poder nas horas de realizar salvaguardas para receber dano de magias e semelhantes. Além disso, ter uma produção matemática de 2(1d4) de dano elemental que você pode escolher para se adaptar a uma situação necessária em um momento necessário. O único lado negativo é que seus usos estão limitados à descansos longos, principalmente a Infusão Cromática, que possui um uso diário, então seu momento é bastante decisivo de utilizar. Recomendado para guerreiros, bárbaros, patrulheiros e paladinos. Lembrando que o poder está presente na arma, então perde-la no combate é uma péssima decisão.

Presente do Dragão Gemático

Você manifestou parte do poder dos dragões de gemas, concedendo-lhe os seguintes benefícios:

• Aumento da pontuação de habilidade. Aumente sua Inteligência, Sabedoria ou Carisma em 1, até um máximo de 20.
• Represália telecinética. Quando você recebe dano de uma criatura que está a até 3 metros de você, pode usar sua reação para emanar energia telecinética. A criatura que causou dano a você deve fazer uma salvaguarda de Força (CD é igual a 8 + seu bônus de proficiência + o modificador de habilidade da pontuação aumentada por este talento). Em uma falha na salvaguarda, a criatura sofre 2d8 de dano de energia e é empurrada a até 3 metros de distância de você. Em um teste bem-sucedido, a criatura sofre metade do dano e não é empurrada. Você pode usar esta reação um número de vezes igual ao seu bônus de proficiência, e você recupera todos os usos despendidos quando terminar um descanso longo.

 

O aumento na pontuação de atributo beneficia bastante as classes que possuem formas de conjuração, sendo inclusive um ótimo recurso defensivo para elas contra atacantes corpo a corpo. A CD é baseada no atributo aumentado, então se considerar que você logicamente “upou” seu melhor atributo, sua CD será sólida o bastante para conseguir empurrar o alvo na direção oposta. Não é recomendado para classes que já tenham um uso sólido de reações (Armas de Haste com Sentinela, Aparar, Manobra de Contra-ataque) e nem tanto para classes que costumam “dispensar” esses três atributos. Coincidentemente, acabam sendo classes marciais dedicadas ao físico extremo (Guerreiro e Bárbaro). Classes como Clérigos, Magos (principalmente quando o ataque superar em muito o que seu Escudo Arcano defenderia), Ladinos, Bardos e o restante fariam um bom benefício desse talento.

Presente do Dragão Metálico

Você manifestou parte do poder dos dragões metálicos, concedendo-lhe os seguintes benefícios:

• Cura Dracônica. Você aprende a magia Curar Ferimentos (Heal Wounds). Você pode lançar esta magia sem gastar um espaço de magia. Depois de lançar essa magia dessa forma, você não pode fazer isso novamente até terminar um longo descanso. Você também pode lançar essa magia usando os espaços de magia que possui. A habilidade de conjuração da magia é Inteligência, Sabedoria ou Carisma quando você a conjura com este talento (escolha quando você ganha o talento).
• Asas de proteção. Você pode manifestar asas protetoras que podem proteger você ou outras pessoas. Quando você ou outra criatura que você pode ver a 1,5 m de você é atingida por uma jogada de ataque, você pode usar sua reação para manifestar asas espectrais de suas costas por um momento. Você concede um bônus à CA do alvo igual ao seu bônus de proficiência contra aquela jogada de ataque, podendo causar falha. Você pode usar esta reação um número de vezes igual ao seu bônus de proficiência, e você recupera todos os usos despendidos quando terminar um longo descanso.

 

Um grande recurso para defensores, principalmente os que possuem uma mecânica gish (classes que misturam ataques físicos com magias). Considerando que em um dia de aventura ocorre entre 3-4 batalhas (poucos Mestres realizam as 6-8 batalhas que o Livro do Mestre recomenda), um uso de Curar Ferimentos gratuito por dia pode ser útil, além de se tornar mais útil caso possua a habilidade de Conjuração. Mesmo que inferior ao Escudo Arcano (pois dura somente contra aquele ataque e não até o início do seu próximo turno, além dele ser comparável diretamente em CA a magia quando o jogador atinge o nível 13), é um recurso muito eficaz para poupar slots de magia defensiva e poder usar para proteger um aliado, e se torna melhor ainda para Paladinos ou Guerreiros Arcanos. Classes que já têm um somatório de CA relativamente altas (de 18 para cima), são os que mais se beneficiarão desse recurso.

Raças

Apesar do draconato (dragonborn) do Livro do Jogador ser uma raça bastante sólida (e um tanto sem-graça comparado ao que poderia fazer), o Fizban traz variações da raça (não são sub-raças, são opções alternativas da raça) que tem o enfoque em se aprofundar mais nas três subespécies de dragões e concederem habilidades mais únicas, que as aproximam mais dos seus ancestrais dracônicos. Todas elas vêm sem os aumentos de atributos pré-definido, permitindo que se encaixem de forma mais versátil em qualquer construção. Além disso, seu recurso de baforada recebera mais usos diários (baseados no Bônus de Proficiência), além de um escalonamento de dano que torna o uso delas muito mais atrativo em combate, sem deixar de ser devidamente balanceado.

Draconato Cromático (Chromatic Dragonborn): Recebe o recurso Chromatic Warding, o qual permite, uma vez por dia, que personagem se torne imune ao dano elemental da sua cor por um minuto. É um recurso bastante situacional, ainda mais que, em uma batalha, os danos costumam ser mistos. Porém, em situações onde os inimigos costumam serem magos elementalistas, elementais ou dragões, podem se tornar bastante úteis. É recomendado o Draconato Vermelho (Ígneo) ou Verde (Venenoso) por serem os danos mais comuns, porém, em mesas onde o inverno é mais presente, um Draconato Branco (Gélido) seria bastante impactante também.

Draconato Gemático (Gem Dragonborn): Recebe o recurso Psionic Mind e Gem Flight. O primeiro recurso é excelente, pois te concede telepatia. Ele é ótimo em situações onde informações precisam ser passadas sem que outros descubram do que se trata (lembrando que é via de mão única, então não tem como a outra criatura responder). Gem Flight permite que você possa voar uma vez ao dia igual ao seu deslocamento por um minuto. Nada extraordinário, mas bem funcional em combates onde inimigos aéreos precisam ser alcançados ou então os inimigos terrestres são verdadeiras ameaças para seu personagem. O lado negativo é que os danos que essa subclasse fornece resistência são tipos bem mais raros de acontecer, mas o Draconato de Topázio (Necrótico) pode ser eficiente em mesas que possuem criaturas mortas-vivas em frequência.

Draconato Metálico (Metallic Dragonborn): Recebe o recurso Metallic Breath Weapon, que é basicamente duas baforadas adicionais. Uma delas deixa os inimigos incapacitados (não pode realizar ações ou reações) até o início do seu próximo turno, sendo um recurso extremamente útil e dificilmente resistido pelos inimigos; e a outra força os alvos a realizarem uma salvaguarda de Força ou serão derrubados no chão. Diferente da baforada de dano tradicional, essa só pode ser usada somente uma vez por descanso longo, então é bom escolher um momento bem decisivo. Os draconatos metálicos possuem resistência aos mesmos tipos de dano que o cromático (só que em vez de possuírem uma contraparte ao dano de veneno, possui uma segunda opção para dano de fogo), então as recomendações permanecem no Draconato de Bronze e Ouro (Ígneo) ou Prata (Gélido).

Subclasses

O Fizban traz duas novas subclasses, uma para monge e outra para o patrulheiro. Elas sofreram alguns “nerfs” em relação as suas versões da Unearthed Arcana, o que é triste, pois são as duas classes que estatisticamente estão abaixo do rendimento em relação as outras subclasses, principalmente o monge. E mesmo que sejam opções divertidas de se jogar, nenhuma delas é excepcionalmente forte se comparadas aos ápices estatísticos dessas classes (Gloom Stalker, Horizon Walker, Way of Open Hand e Way of Mercy). Mesmo assim, elas possuem habilidades interessantes e merecem sua conferida.

Caminho do Dragão Ascendente (Way of Dragon Ascendant): Sua especialidade é no controle de área, com recursos de baforada (que não possui um bom escalamento de dano) e uma simulação de Presença Assustadora (Frightful Presence) dos dragões. Controle de área é algo que nenhum monge faz tão bem quanto essa subclasse, porém como monges são dependentes de Destreza maximizada, se torna complicado acertar as habilidades em área devido ao fato delas dependerem de Sabedoria. E não se engane: monges são agressores (strikers) e sua força maior sempre estará na ação de Ataque. O posicionamento é essencial nessa subclasse para acertar o máximo de inimigos possível com sua baforada.

Drakewarden: Tendo uma mecânica de jogo similar ao Mestre das Bestas (Beast Master), o Drakewarden traz diversas melhorias estatísticas para o seu companheiro. Eles possuem mais resistências no geral (Vida máxima, CA e resistências), além de ganhar um poderoso recurso de baforada e, nos níveis mais altos, servir como uma montaria alada. Enquanto o Beast Master tem um poder ofensivo direto e econômico maior, sendo a principal ferramenta de combate do patrulheiro, o Drakenwarden é um suporte que luta ao lado do seu dono, dentro das suas próprias capacidades. É uma subclasse sólida e interessante de se jogar.

Magias

As magias trazidas nesse livro são em sua maioria bastante satisfatórias, principalmente nos níveis altos e algumas delas conseguem estar no top tier dos seus respectivos círculos de magia.

Nathair’s Mischief

2º nível, ilusão
Tempo de Conjuração: 1 ação
Alcance: 18 metros
Componentes: S, M (um pedaço de crosta de uma torta de maçã)
Duração: Concentração, até 1 minuto

Você preenche um cubo de 6 metros que você pode ver dentro do alcance com magia feérica e dracônica. Role na tabela Surto Malicioso para determinar o efeito mágico produzido e role novamente no início de cada um de seus turnos até que a magia termine. Você pode mover o cubo a até 3 metros antes de rolar.

Surto Malicioso – Role 1d4 para definir o efeito.
1 – O cheiro de torta de maçã preenche o ar, e cada criatura no cubo deve ter sucesso em uma salvaguarda de Sabedoria ou ficar encantada por você até o início de seu próximo turno.
2 – Buquês de flores aparecem ao redor, e cada criatura no cubo deve ser bem-sucedida em uma salvaguarda de Destreza ou ficar cega até o início de seu próximo turno quando as flores borrifarem água em seus rostos.
3 – Cada criatura no cubo deve ter sucesso em uma salvaguarda de Sabedoria ou começar a rir até o início de seu próximo turno. Uma criatura risonha fica incapacitada e usa todos os seus movimentos para se mover em uma direção aleatória.
4 – Gotas de melaço flutuam no cubo, tornando o terreno difícil até o início de seu próximo turno.

Classes: Bardo, Feiticeiro, Mago.
 
É uma magia tematicamente interessante, porém o fator da aleatoriedade não a torna muito confiável.

Rime’s Binding Ice

2º nível, evocação
Tempo de Conjuração: 1 ação
Alcance: Pessoal (cone de 9 metros)
Componentes: S, M (um frasco de água de degelo)
Duração: Instantâneo

Uma explosão de energia fria emana de você em um cone de 9 metros. Cada criatura naquela área deve fazer uma salvaguarda de Constituição. Em uma falha, uma criatura sofre 3d8 de dano gélido e é impedida por formações de gelo por 1 minuto, ou até que ela ou outra criatura ao seu alcance use uma ação para quebrar o gelo. Uma criatura prejudicada pelo gelo tem sua velocidade reduzida para 0. Com um teste de salvaguarda bem-sucedido, uma criatura sofre metade do dano e não é prejudicada pelo gelo.

Em Círculos Superiores. Quando você lançar esta magia usando um espaço de magia de 3º nível ou superior, aumente o dano por frio em 1d8 para cada círculo do espaço acima do 2º.

Classes: Feiticeiro, Mago.
 
Reduzir a velocidade de movimento de um alvo para 0 é um recurso tentador, principalmente podendo afetar diversos inimigos. Porém, a maior parte dos inimigos afetados por essa magia serão atacantes corpo a corpo, sendo os que possuem mais probabilidade de passar na salvaguarda.

Ashardalon’s Stride

3º nível, transmutação
Tempo de Conjuração: 1 ação bônus
Alcance: Pessoal
Componentes: V, S
Duração: Concentração, até 1 minuto

As chamas ondulantes de um dragão explodem de seus pés, concedendo-lhe velocidade explosiva. Enquanto isso, sua velocidade aumenta em 6 metros e o movimento não provoca ataques de oportunidade.

Quando você se move a 1,5 m de uma criatura ou objeto que não está sendo usado ou carregado, ela sofre 1d6 de dano de fogo com seu rastro de calor. Uma criatura ou objeto pode receber este dano apenas uma vez durante um turno.

Em Círculos Superiores. Ao lançar esta magia usando um espaço de magia de 4º nível ou superior, aumente sua velocidade em 1,5 m para cada nível de magia acima do 3º. A magia causa 1d6 de dano de fogo adicional para cada nível de espaço de magia acima do 3º.

Classes: Artífice, Patrulheiro, Feiticeiro, Mago.
 
Uma magia bastante efetiva contra inimigos múltiplos. Um dano de 1d6 pode parecer baixo e aumentar o espaço em que ele é conjurado pode ser desafiador para classes com meia-conjuração. Combatentes corpo a corpo podem achar um uso para essa magia, porém dificilmente um conjurador completo se dedicaria a manter sua concentração em um feitiço que exige uma aproximação maior do inimigo, salvo casos como o bladesinger.

Raulothim’s Psychic Lance

4º nível, encantamento
Tempo de Conjuração: 1 ação
Alcance: 36 metros
Componentes: V
Duração: Instantâneo

Você libera uma lança cintilante de poder psíquico de sua testa em uma criatura que você pode ver dentro do alcance. Alternativamente, você pode pronunciar o nome de uma criatura. Se o alvo nomeado estiver dentro do alcance, ele se tornará o alvo da magia mesmo se você não puder vê-lo. Se o alvo nomeado não estiver dentro do alcance, a lança se dissipa sem efeito.

O alvo deve fazer uma salvaguarda de Inteligência. Em uma falha de salvamento, o alvo sofre 7d6 de dano psíquico e fica incapacitado até o início de seu próximo turno. Em uma salvaguarda bem-sucedida, a criatura sofre metade do dano e não fica incapacitada.

Em Círculos Superiores. Quando você lança este feitiço usando um espaço de magia de 5º nível ou superior, o dano aumenta em 1d6 para cada nível de espaço de magia acima do 4º.

Classes: Bardo, Feiticeiro, Bruxo, Mago.
 
Extremamente eficaz contra alvos únicos, essa magia pode não possuir um dano tão considerável quanto uma magia desse círculo possa oferecer. Mesmo assim, dano psíquico, salvaguarda de Inteligência e condição incapacitada são uma combinação de fatores que raramente são resistidas, mesmo em níveis altos. Muitos inimigos possuem seus nomes anunciados, tornando mais fácil você atacá-los sem precisar estar exposto aos tais. É uma das magias ofensivas mais interessantes de se obter que são do 4º círculo.

Summon Draconic Spirit

5º nível, conjuração
Tempo de Conjuração: 1 ação
Alcance: 18 metros
Componentes: V, S, M (um objeto com a imagem de um dragão gravada, valer pelo menos 500 PO)
Duração: Concentração, até 1 hora

Você invoca um espírito dracônico. Ele se manifesta em um espaço desocupado que você pode ver dentro do alcance. Esta forma corpórea usa o bloco de estatísticas Draconic Spirit. Ao lançar este feitiço, escolha uma família de dragão: cromático, gema ou metálico. A criatura se assemelha a um dragão da família escolhida, o que determina certas características em seu bloco de estatísticas. A criatura desaparece quando cai para 0 pontos de vida ou quando o feitiço termina.

A criatura é uma aliada para você e seus companheiros. Em combate, a criatura compartilha sua contagem de iniciativa, mas faz seu turno imediatamente após o seu. Ela obedece aos seus comandos verbais (nenhuma ação exigida de sua parte). Se você não emitir nenhum, ela executa a ação de esquiva e usa seu movimento para evitar o perigo.

Em Círculos Superiores. Quando você lançar esta magia usando um slot de feitiço de 6º nível ou superior, use o nível mais alto onde quer que o nível da magia apareça no bloco de estatísticas.

Classes: Druida, Feiticeiro, Mago.
 
Sendo possivelmente a invocação mais versátil a ser convocada, ela é uma eficiente montaria de voo, além de possuir um dano sólido (mesmo que relativamente inferior a qualquer magia desse círculo), visão às cegas (blindsight), resistências e ser bastante robusta. Não é recomendado usar como montaria para combate corpo a corpo, pois é uma criatura inteligente e tem turno próprio. Magos da Tradição Arcana da Conjuração são os mais recomendados para obter essa magia, principalmente quando atingem o nível 10.

Fizban’s Platinum Shield

6º nível, abjuração
Tempo de Conjuração: 1 ação bônus
Alcance: 18 metros
Componentes: V, S, M (uma escama de dragão banhada a platina, valendo pelo menos 500 PO)
Duração: Concentração, até 1 minuto

Você cria um campo de luz prateada que circunda uma criatura de sua escolha dentro do alcance (você pode escolher a si mesmo). O campo emite uma luz fraca até 1,5 metros. Enquanto cercada pelo campo, uma criatura ganha os seguintes benefícios:

Cobrir. A criatura tem meia cobertura.
Resistência a danos. A criatura tem resistência a danos de ácido, frio, fogo, raio e veneno.
Evasão. Se a criatura é submetida a um efeito que permite que ela faça uma salvaguarda de Destreza para receber apenas metade do dano, a criatura em vez disso não sofre dano se tiver sucesso na salvaguarda, e apenas metade do dano se falhar.

Como uma ação bônus nos turnos subsequentes, você pode mover o campo para outra criatura dentro de 18 metros do campo.

Classes: Feiticeiro, Mago.
 
Outro feitiço bastante sólido e eficaz, principalmente para conjuradores defensivos. Meia-cobertura é um aumento de +2 na CA e nas salvaguardas de Destreza, além das resistências e o traço da Evasão tornar o alvo uma verdadeira muralha defensiva. O tempo de Ação Bônus ainda permite que você lance um truque (Cantrip) no mesmo turno contra um alvo, dinamizando o máximo possível aquele momento. Porém, haverá situações onde usar Absorver Elementos terá um efeito bem similar e irá consumir um espaço de magia bem menor.

Draconic Tranformation

7º nível, transmutação
Tempo de Conjuração: 1 ação bônus
Alcance: Pessoal (cone de 18 metros)
Componentes: V, S, M (uma estatueta de dragão, valendo pelo menos 500 PO)
Duração: Concentração, até 1 minuto

Com um rugido, você utiliza a magia dos dragões para se transformar, assumindo características dracônicas. Você ganha os seguintes benefícios até o fim do feitiço:

Visão às cegas. Você tem visão às cegas com um alcance de 9 metros. Dentro dessa faixa, você pode ver com eficácia qualquer coisa que não esteja atrás de uma cobertura total, mesmo se estiver cego ou na escuridão. Além disso, você pode ver uma criatura invisível, a menos que a criatura se esconda de você com sucesso.
Arma de sopro. Quando você lança esta magia, e como uma ação bônus nos turnos subsequentes pela duração, você pode exalar energia cintilante em um cone de 18 metros. Cada criatura naquela área deve fazer uma salvaguarda de Destreza, recebendo 6d8 de dano de energia se falhar no teste, ou metade do dano se for bem-sucedido.
Asas. Asas incorpóreas brotam de suas costas, proporcionando uma velocidade de voo de 18 metros.

Classes: Druida, Feiticeiro, Mago.
 
Uma poderosa magia que facilmente pode ser a maior ferramenta ofensiva deste círculo, caso seja utilizada corretamente. O voo te deixará em uma posição segura, além da visão às cegas te tornar uma arma poderosa contra inimigos invisíveis. Além disso, como a magia possui um tempo de ação bônus, você pode lançar um truque no mesmo turno para ter um aproveitamento maior de ações. Porém, o fato de você ser capaz de lançar uma baforada como ação bônus, com ela possuindo um dano similar a uma bola de fogo de 3º círculo, isso lhe permite que ainda seja capaz de lançar uma nova magia como ação. Como o dano médio tanto da baforada quanto da bola de fogo é igual à 24 (metade do valor maximizado de 8d6 e 6d8), então você estaria causando 48 de dano por turno em múltiplos inimigos e de uma distância relativamente segura por um minuto. Como cada turno possui 6 segundos, então 10 turnos (60 segundos) causariam um dano aproximado de 480 de dano de energia e fogo misturados. Dificilmente uma batalha duraria tanto e dificilmente haveria espaços de magia que o permitiriam fazer isso, além de outras magias terem potencial de causar um impacto maior no combate do que somente bola de fogo. Mesmo assim, é uma estatística interessante a se trazer.

Conclusão

O Fizban’s Treasury of Dragons traz recursos interessantes para a criação de personagens e customização ao avançar dos níveis, sendo o livro mais interessante no aspecto geral publicado no ano passado. Ele está disponível para compra no DnD Beyonder e na Amazon.

Por Bruno Nascimento
Equipe REDE
RPG

Capa e capa alternativa.

Share This Post

Leave a Reply