Curso de Preparação de Mestres – 2ª Edição

Depois de uma primeira edição muito bem-sucedida, a Rebelo’s Planet Geek traz mais uma vez o Curso de Preparação de Mestres, com aulas TOTALMENTE GRATUITAS e apoios de peso da REDERPG, Zukaverso e MercadoRPG, para aqueles que desejam iniciar na mestragem de RPG, mas não sabem por onde começar; ou que já iniciaram, mas querem obter novos conhecimentos sobre esse importante e complexo papel. Apesar de ser um curso básico, o aluno irá adquirir ferramentas teóricas e técnicas fundamentais, as quais lhe permitirão já iniciar sua mesa – bem estruturada e preparada – assim que finalizar a última aula.

O Curso de Preparação de Mestres está dividido em três módulos, com sete aulas no total, que cobrem desde os pontos mais básicos, como a escolha do sistema, até técnicas de desenvolvimento narrativo.

O primeiro módulo é focado nos primeiros passos do Mestre para a formação de sua mesa: escolha do sistema; quantidade e perfil dos jogadores; possíveis causas de conflitos e como solucioná-los; e diferenças entre mesas presenciais e online. O segundo módulo trata da narração básica para se iniciar de fato a mestragem: criação de aventuras e campanhas próprias, que sejam consistentes e envolventes; e como narrar campanhas prontas de modo a ir além da mera leitura. O terceiro e último módulo explora de forma mais aprofundada a narração, analisando os perfis mais comuns de Mestres e a importância da interpretação; e munindo os novos mestres com técnicas de criação e interpretação de personagens e de narração de cenários, que tornarão seus mundos mais vivos e mais reais.

O curso é todo ministrado por Hélio Rebelo, com exceção da aula de “Criação e Interpretação de Personagens”, que fica a cargo de Amanda Borja. Hélio é CEO da Rebelo’s Planet Geek e Diretor Geral do Projeto Frond, além de já mestrar há 17 anos, ser professor (áreas biológicas) e ter participado tanto como Mestre, quanto como jogador em vários eventos de RPG. Amanda é COO da Rebelo’s e Diretora de Arte do Projeto Frond, no qual também participa como jogadora; é, ainda, atriz – com participação em várias peças de sua cidade natal – e está, atualmente, estudando Teatro Musical no The New York Conservatory for Dramatic Arts, em Nova Iorque, EUA.

Cada aula terá duas horas de duração e elas ocorrerão na Twitch do canal Rebelo’s Planet Geek. Com início agendado para 11 de Março de 2022, estamos ansiosos para ajudar mais Mestres a iniciarem e/ou aprimorarem suas jornadas!

Link para a Twitch: twitch.tv/rebelos_planet_geek

Depoimentos

Frederico Cavalcanti:
“O curso do Hélio Rebelo tem como grande Personalidade o próprio Hélio… E o interessante é que, mesmo assim, a gente que faz o curso se sente protagonista de toda a narrativa… Além de um saber e uma didática impressionantes, reina o bom humor e o senso de carinho e responsabilidade profissional que são a virtude mais pura do que seja a relação ensinar-aprender. O curso, em tudo que experimentei, é fantástico e esplendoroso!! Não tenho talentos de narração, nada inato, mas aprendi tanta coisa massa!! Atualmente, algumas pessoas se desanimam… Não tenha, senão, entusiasmo, pois um curso bem-feito… Sinceramente, não há nada que não se possa aprender… ‘Tudo vale a pena, se a alma não é pequena’ (Fernando Pessoa) … E não há almas pequenas no mundo, nunca haverá… não realmente. Que a paz e a aventura lhe sigam mais de perto que sua própria sombra!!”

João Vendemiatti:
“Quando vi o anúncio do ‘Curso para Mestres’ do mestre Hélio, eu fiquei curioso. Havia muito tempo que eu não tinha contato com RPG. Me inscrevi na curiosidade. Eu fiquei muito surpreendido, primeiro, [com] a organização e a qualidade do material, muito profissional e fácil de entender. Depois, fiquei surpreso com a qualidade do conteúdo, que conseguiu demonstrar a paixão de um narrador e diversos conteúdos interessantes e imprescindíveis para qualquer pessoa, desde novatos até mestres experientes; para desenvolver campanhas e narrativas divertidas, imersivas, empolgantes e saudáveis para jogares e narrador – fazendo [com] que mesmo aquele que nunca narrou consiga dar seus primeiros passos e faça narrativas envolventes como um mestre experiente, e [ajudando] os narradores mais experientes a melhorar suas técnicas. Esse curso foi uma das coisas mais legais que fiz e recomendo para todos os públicos, do iniciante ao avançado. Será uma experiência incrível tanto para os narradores quanto aos jogadores que vão se beneficiar com aventuras divertidas e empolgantes.”

Ivan Batista:
“Fiz o curso há mais ou menos um ano e posso afirmar que o Hélio e sua equipe contribuíram para minha formação e amadurecimento de mestre, já que eu era iniciante. Até hoje mantemos contato e trocamos ideias sobre sessões, graças ao grupo que se manteve. As aulas são super didáticas, o mestre Hélio é um professor nato e um mestre de RPG por excelência, tem uma equipe talentosa em seu suporte e ainda podíamos interagir nas aulas, parecendo uma mesa de amigos conversando sobre RPG. Recomendo a todos os mestres, iniciantes ou não, pois o curso abre sua mente para detalhes como a biodiversidade do cenário e até como entrar no psicológico dos jogadores para a sessão render! Nota 10!!!”

 

Share This Post

Leave a Reply