Lições RPG – Um jogo narrativo entre mundos (resenha)

Recentemente o RPG Lições do autor Jorge Valpaços, com selo da AVEC Editora, ultrapassou a marca de 100 % em seu financiamento na plataforma Catarse. O projeto chamou atenção dos apoiadores por tratar-se do manual do jogador, pensado para jogadores iniciantes e que em sua edição física é apresentado em um formato brochura com capa dura com 120 páginas coloridas e um romance em preto e branco com 200 páginas e formato 14×21 cm.

Lições é um jogo narrativo no qual permite ao protagonista vivenciar momentos de descoberta ao tecer a história em uma atmosfera caótica. Com referências em histórias clássicas como Alice no País das Maravilhas ou Peter Pan, ou em romances de fantasia e especulativos como As Crônicas de Nárnia ou Jogador Número 1, ou talvez algum anime, filme ou mangá. Todos eles podem ser utilizados nas construções das aventuras de Lições, pois todos têm em comum o elemento da jornada.

Através de seu sistema L’Aventure, conhecido por alguns através de outras obras do autor como Arquivos Paranormais e Ceifadores, o jogador é direcionado a uma experiência única. Nesse sistema, as mecânicas servem para impulsionar a disputa pelas Reservas de Energia, Experiência, Drama e Destino. Enquanto as primeiras são adquiridas pelas Protagonistas, as últimas servem à História, sendo manipuladas pelo Narrador. Cada uma dessas reservas confere manobras que remetem não apenas a superação de conflitos, mas também acionam gatilhos narrativos emergentes, condicionados a jogadas e ações específicas do jogo.

A abordagem do sistema para Lições é baseada em: 1. Características dinâmicas, que fazem com que sua personagem mude a cada jogada, ou seja, após uma situação a protagonista poderá ficar mais confiante ou hesitante, e isso também muda na sua forma de jogar durante as partidas; 2. Desfechos climáticos, uma das principais mecânicas do sistema que orienta os jogadores à experiência e dá um gostinho de quero mais, pois todo final de partida gera “cenas do próximo episódio”; 3. Suporte aos jogadores, com fichas de apoio e muito material que gera mais ideias às partidas que soluções prontas; 4. Modularidade de regras, tornando simples a criação de Mundos de Terror, Ficção Científica, Fantasia etc.; 5. Complexidade mecânica com fácil aprendizagem, sendo Lições o mais completo jogo que usa o Sistema L’Aventure, porém é rápido de ser compreendido.

Como falamos mais cedo, Lições acompanha um romance intitulado Rubro e Roxo, que narra uma história de terror escolar sustentada por medos e pesadelos. Sabrina, Felipe, Anne e Lucas são quatro estudantes do ensino médio que se envolvem numa trama de agressões, ameaças e chantagens que domina o Colégio Estações. Será necessário investigar no outro mundo, na realidade criada durante os sonhos, a relação entre os traumas dos jovens e a rede de dor.

O romance foi escrito por Jorge Valpaços, com edição do Artur Vecchi, revisão de Gabriela Coiradas e Diagramação por Vitor Coelho. As ilustrações são do Alexandre Richinitti e Erik James Paul.

O financiamento está disponível para apoios até o dia 18/03/2022 e conta com valores de recompensas que variam entre R$15,00 e R$120,00. Quer saber mais sobre o projeto? O sistema?

Para conhecer o financiamento: catarse.me/licoes-rpg

Para conhecer mais o Sistema L’Aventure: lampiaogamestudio.wordpress.com/2020/11/04/que-tipos-de-historias-rolam-em-licoes-rpg

Para conhecer o processo de criação do seu personagem: lampiaogamestudio.wordpress.com/2020/09/30/a-criacao-de-personagens-em-licoes-rpg

Por Hindemburg Henrique
Equipe REDE
RPG

Share This Post

Leave a Reply